null Comitiva da Unifor realiza viagem de negócios e imersão cultural em Israel

Sex, 18 Novembro 2022 16:19

Comitiva da Unifor realiza viagem de negócios e imersão cultural em Israel

A iniciativa foi articulação da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX) e da Vice-Reitoria de Pesquisa com a Rafas College, agência de intercâmbio conveniada da Unifor


Estavam na comitiva o Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, professor Randal Pompeu, a professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional, Gina Pompeu, e o vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa (Foto: Divulgação)
Estavam na comitiva o Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, professor Randal Pompeu, a professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional, Gina Pompeu, e o vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa (Foto: Divulgação)

Uma comitiva da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, esteve em Israel para uma missão de negócios que incluiu visitas técnicas, de conotação geopolítica e culturais. No grupo estavam o Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, professor Randal Pompeu, a professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional, Gina Pompeu, o vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa, além de pesquisadores da Unifor da área de negócios e relações internacionais, ex-alunos e empresários.

A viagem, que aconteceu entre os dias 2 e 10 de novembro, foi articulada pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX) e pela Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) com a Rafas College, agência de intercâmbio parceira da Unifor, que tem convênio com a Câmara de Comércio Brasil-Israel. O país foi escolhido por ser o segundo maior polo de startups e novos negócios do mundo, atrás apenas da Califórnia, nos Estados Unidos.

“A missão Israel foi uma excelente oportunidade para entender aspectos importantes relacionados à empreendedorismo e inovação, além de questões culturais que influenciam diretamente os negócios naquele país. Visitamos várias startups, centros e hubs de inovação, universidades e fundos de investimento. A partir daí, pudemos entender como negócios inovadores são criados, investidos e gerenciados em Israel”, afirma Milton Sousa.

A comitiva visitou a Universidade Ben-Gurion (BGU), localizada em Neguev, onde foi recepcionada pelo professor Dr. Alejandro Greenberg, responsável pelos convênios com as Américas do Sul e Central. O grupo também encontrou com o Peregrine Ventures, fundo de venture capital que investe em startups das áreas de saúde e ciências da vida, e a Buildots, startup que desenvolveu um software inovador para a gestão de obras na construção civil.

Os integrantes da caravana ainda conheceram a Memic, startup que desenvolveu braços mecânicos para cirurgias minimamente invasivas, com inovações em relação ao que já existe no mercado; e a Agritask, empresa emergente que desenvolveu uma plataforma de inteligência de negócios para o agronegócio.

Milton Sousa, Vice-Reitor de Pesquisa, acrescenta ainda que a visita gerou uma série de oportunidades, como parcerias futuras com iniciativas que possuem interesse de vir ao Brasil. Também há universidades que demonstraram interesse em se relacionar com a instituição cearense, além de centros de inovação que pensam em estabelecer cooperação técnica com o Unifor Hub.