null Concludentes de 2022.2 com melhor desempenho recebem Bolsa Yolanda Queiroz

Seg, 16 Janeiro 2023 14:41

Concludentes de 2022.2 com melhor desempenho recebem Bolsa Yolanda Queiroz

Ofertada há 18 anos, a iniciativa visa incentivar estudantes no aprofundamento da trajetória acadêmica por meio da pós-graduação


Juliana Sobreira, concludente com a maior média do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor, ao lado de Lenise Queiroz, presidente da FEQ (Foto: Ares Soares)
Juliana Sobreira, concludente com a maior média do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor, ao lado de Lenise Queiroz, presidente da FEQ (Foto: Ares Soares)

Transformar vidas por meio da educação e do conhecimento é uma das missões da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Por isso, a instituição desenvolve diversas iniciativas de apoio e incentivo à imersão na vida acadêmica. E, dentre elas, estão as Bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.

Ofertadas há 18 anos, as bolsas viabilizam aos alunos concludentes a oportunidade de estudo gratuito em cursos da Pós-Unifor. A iniciativa contempla semestralmente os cinco estudantes com as maiores médias em seus respectivos Centro de Ciências. Os vencedores do semestre 2022.2 foram anunciados no dia 6 de janeiro, durante a cerimônia de Colação de Grau. 

Conquistaram a bolsa os seguintes concludentes: Ladyjane Alves Moreira Brasileiro (Centro de Ciências da Saúde - CCS), Juliana Sobreira Quintino dos Santos (Centro de Ciências Jurídicas - CCJ), Alan de Sousa Oliveira (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão - CCG), Isabela Aureli Pinto (Centro de Ciências Tecnológicas - CCT) e Hayana Diniz Farias Feijó (Cursos Superiores Tecnológicos - CST).

Os ganhadores da última edição compartilharam suas trajetórias acadêmicas e contaram como foi receber esse reconhecimento da instituição a qual se dedicaram por tantos anos. Confira a seguir os depoimentos.

Uma grata surpresa 

Ladyjane Alves, concludente de Psicologia, foi uma das vencedoras da Bolsa Yolanda Queiroz. Segundo ela, a conquista foi inesperada, mas veio para “coroar” o encerramento de sua trajetória acadêmica, que foi baseada em muito esforço e aprendizagem.  

“Ganhar a bolsa me trouxe um misto de emoções. Fui tomada, inicialmente, pela grata surpresa diante do inesperado e, em seguida, pela sensação de contentamento e enorme alegria. Toda a minha trajetória no curso passou como um flash pela minha cabeça, fazendo valer cada momento de dedicação”, afirma. 

De acordo com Ladyjane, a possibilidade de poder se aprofundar academicamente em sua área vai trazer um novo horizonte para seu futuro profissional, alinhando também ao desejo de atuação clínica.


“A conquista da Bolsa Yolanda Queiroz abriu a possibilidade de dar continuidade no estudo em psicologia nessa instituição de ensino que tanto confio. Aliado aos estudos, vou investir na atuação em psicologia”Ladyjane Alves, vencedora da bolsa Yolanda Queiroz. 

A psicóloga destaca também que a Unifor teve um papel fundamental como instituição formadora, disponibilizando um corpo docente de excelência, comprometido com a aprendizagem e apaixonado pelo o que faz. “A experiência acadêmica na Unifor foi valiosa na minha formação. Fez tudo valer a pena”, completa. 

Realização de um sonho

Juliana Sobreira, concludente de Direito, foi outra vencedora da Bolsa Yolanda Queiroz. Para ela, essa conquista representa a conclusão de um grande sonho iniciado em 2018, quando veio do município de Quixadá, interior do Ceará, para realizar a sua graduação na Universidade de Fortaleza. 

“Quando saí da minha cidade natal buscando cursar Direito na cidade grande, muitos sonhos foram depositados em mim, inclusive os meus. Realizei cada um, pouco a pouco, vivendo intensamente a Unifor, o que me fez crescer e levar muita alegria para quem eu amo”, afirma Juliana.


“Ao receber a Bolsa Yolanda Queiroz, quase não acreditei que ainda poderia colher frutos de uma fase tão especial da minha vida, principalmente no lugar que hoje tanto me cativa. Estou integralmente realizada”Juliana Sobreira, vencedora da bolsa Yolanda Queiroz.

Segundo a graduada, a realização desse sonho foi possível por meio de uma grande estrutura de excelência disponibilizada pelo curso: “A Unifor foi muito importante para a minha formação pessoal e profissional. Por meio dos projetos, dos grupos de pesquisa e dos estágios, pude conhecer novas pessoas, frequentar lugares diferentes e viver experiências que nunca vou esquecer”.

Para o futuro, Juliana pretende alinhar os estudos acadêmicos com a sua atuação como advogada. De acordo com ela, o seu maior interesse é na área da defensoria pública. Além disso, revela que pretende fazer o Mestrado em Direito Constitucional com a Bolsa. 

Emoção única

Concludente de Cinema e Audiovisual, Alan Sousa não esconde a emoção de ser um dos vencedores da Bolsa Yolanda Queiroz. Para ele, a conquista simboliza o encerramento de uma importante fase da sua vida.  

Natural de Pacatuba, no interior do Ceará, Alan trabalhou duro desde cedo para se manter e tentar realizar seu sonho de criança: fazer cinema. Em 2017, com 27 anos, conseguiu ingressar na graduação e, desde então, se entregou completamente ao curso. Segundo ele, sua trajetória foi tomada por muita garra, resiliência e esforço para fazer desta jornada a melhor que podia. 

Estive sempre presente e participativo em tudo o que a Universidade poderia me oferecer. Vivi os encontros que a vida acadêmica proporciona de forma aberta e generosa, dei o máximo de mim em cada aula, trabalho, prova e projeto e direcionei todo o empenho e foco na minha construção enquanto profissional e pessoa”, declara o cineasta.


“Foram inúmeros os obstáculos pessoais que tive de enfrentar todos os dias. E isso já era um desafio e tanto. Portanto, conquistar a Bolsa foi impactante, simbólico e emocionante para minha família. Ainda não consegui processar completamente”Alan Sousa, vencedor da Bolsa Yolanda Queiroz.

Em decorrência dessa intensa vivência na universidade, Alan se destacou e conseguiu acumular boas notas, o que culminou na conquista da Bolsa Yolanda Queiroz. Agora, ele revela que pretende realizar a Especialização em Escrita e Criação, que era desejo antigo seu e que converge com a sua possível área de atuação em direção e roteiro.

Um grande reconhecimento

Hayana Diniz, concludente de Design de Moda, também foi vencedora da Bolsa Yolanda Queiroz. Para ela, a conquista é um orgulho imensurável, pois reconhece uma trajetória de muito esforço e dedicação que traçou durante sua vida acadêmica.


“A sensação é de muita felicidade e de que tudo valeu a pena. Me esforcei muito ao longo do curso, dando sempre o meu melhor, e sinto que a bolsa Yolanda Queiroz é um dos frutos que estou colhendo”Hayana Diniz, vencedora da bolsa Yolanda Queiroz.

Hayana destaca que a estrutura da Unifor teve grande relevância para que esse processo formador tivesse êxito: “A Universidade tem uma estrutura incrível, com um campus maravilhoso, salas equipadas e professores capacitados. No Design de Moda temos aulas teóricas e práticas que se complementam, então isso foi essencial para meu aprendizado”.

Além disso, ela declara que, por meio da bolsa de estudos, pretende ingressar na pós-graduação e, logo em seguida, no mestrado, conciliando também com atividades profissionais na área de moda.

“Venho trabalhando como consultora de imagem e estilo, e é algo que eu gostaria de investir mais ainda nesses próximos anos. Desejo expandir ainda mais meus conhecimentos, aprofundando nas áreas que já tenho afinidade e abrindo portas para outras possibilidades”, conclui. 

Missão cumprida 

Aos 24 anos, Isabela Aureli finalizou a sua graduação em Arquitetura e Urbanismo da melhor forma possível: com a conquista da Bolsa Yolanda Queiroz. Para a arquiteta, essa vitória significa um marco para o encerramento desse ciclo. 

“A sensação da conquista da Bolsa Yolanda Queiroz é de muita felicidade e gratidão, uma verdadeira missão cumprida. E com o sentimento de que todo o esforço e foco que coloquei nos estudos ao decorrer do curso foram recompensados”
Isabela Aureli, vencedora da Bolsa Yolanda Queiroz

Segundo Isabela, a conquista está ligada com a identificação que teve com o curso ao decorrer dos anos. “Fui adorando cada momento em que passava nas aulas realizando projetos e no campus com meus amigos. E acredito que foi neste momento em que os estudos deixaram de ser uma obrigação e se tornaram algo prazeroso e agradável, tornando essa trajetória muito mais leve e fluida”, declara. 

Ela ainda ressalta que a estrutura de ensino disponibilizada pela Unifor também foi muito significativa para o seu desenvolvimento profissional, uma vez que a permitiu visualizar as possibilidades na sua área de atuação e adentrar no mercado de trabalho de forma “bem mais natural”.

Quais são os critérios para receber a bolsa?


A dedicação aos estudos abre portas não apenas no mercado de trabalho, como também na vida acadêmica por meio da Bolsa Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares)

Além de atingir a melhor performance média global (PMG) de seu respectivo Centro de Ciências, o estudante deve cumprir os seguintes critérios para ser contemplado pelo projeto:

  • Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
  • Não pode ter, em seu histórico escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso;
  • Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade: 
    • Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular; 
    • Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente.
  • Persistindo o empate será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.