null Confira dicas de como manter hábitos saudáveis entre crianças durante as férias escolares

Sex, 16 Dezembro 2022 16:14

Confira dicas de como manter hábitos saudáveis entre crianças durante as férias escolares

Manter hábitos saudáveis durante as férias é fundamental para a qualidade de vida 


Segundo Grace Teles, professora da Universidade de Fortaleza, mesmo com a flexibilização na rotina por conta das férias, alguns limites são muito importantes (Foto: Divulgação)
Segundo Grace Teles, professora da Universidade de Fortaleza, mesmo com a flexibilização na rotina por conta das férias, alguns limites são muito importantes (Foto: Divulgação)

Chegou o período tão esperado pelas crianças: as férias escolares. Para muitos, mais do que uma pausa nos estudos, essa temporada representa a quebra da rotina, sem horários para acordar, comer e dormir, exposição à vontade diante das telas e excesso de guloseimas, entre tantas outras ações que os pequenos adoram.
 
Sim, as crianças precisam de férias. Exatamente como os adultos, elas podem apresentar cansaço e ansiedade, e esse momento traz importantes benefícios. Além de criar lindas e importantes memórias, os pais ou responsáveis devem aproveitar esse período para estimular habilidades, promover a socialização, estreitar os laços afetivos e promover mais qualidade de vida para as crianças, incluindo os cuidados com a saúde mental. 
 
“Os pais podem e devem ser mais flexíveis durante as férias escolares, mas é importante estabelecer limites. É importante que a criança pratique atividade física e mantenha os cuidados com a alimentação, a hidratação e a higiene, além de evitar dormir de madrugada”, enfatiza a Grace Teles. Odontopediatra com pós-graduação em Medicina de Estilo de Vida, ela é professora da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.  
 
Um dos maiores desafios na hora de impor limites entre as crianças refere-se a exposição  em frente às telas. Saiba o que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para cada idade:  

  • Menores de 2 anos: evitar a exposição às telas, inclusive passivamente;
  • Entre 2 e 5 anos: máximo de 1 hora por dia, sempre com a supervisão dos responsáveis;
  • Entre 6 e 10 anos: máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão dos responsáveis;
  • Entre 11 e 18 anos: máximo de 2 a 3 horas por dia para telas e jogos de videogame, e nunca permitir “virar a noite” jogando ou em frente às telas; 
  • Nada de telas durante as refeições, e se desconectar 1 a 2 horas antes de dormir
  • Estimular o uso das tecnologias em locais comuns da casa e não isoladamente nos quartos.

“Ficar em casa sem rotina e sentado em frente às telas é uma prática que merece cuidado porque traz uma série de malefícios. A criança perde a noção de tempo quando está na frente do celular, tablet ou televisão e isso acaba prejudicando a postura, o consumo de água é esquecido, assim como o de se alimentar adequadamente, optando por alimentos açucarados. Sem falar na falta de estimular a criatividade, entre tantas outras coisas”, explica a doutora.  

Grace Teles

Referência na área da Odontopediatria, a doutora Grace Telas possui um direcionamento maior para a primeira infância, reconhecida pelo seu atendimento multidisciplinar, com foco na qualidade de vida e na ciência (baseada em evidência). Ela é formada em Medicina de Estilo de Vida, além de membro da Academia Brasileira de Odontologia, responsável pela comissão científica da Associação Cearense de Odontopediatria. Também possui doutorado em Ciências da Saúde, sendo professora adjunta da Unifor, responsável pelos projetos Mamãe-Bebê e projeto de crianças com deficiência e trabalha no Ambulatório de Odontologia do HGF, com pacientes com deficiência e bebês prematuros. Em clínica privada, trabalha com ênfase em Odontopediatria neonatal, atendimento de crianças atípicas, educação em saúde, práticas integrativas e estilo de vida. A doutora também organizou o livro "Saúde Integrativa", sendo a responsável pela escrita de capítulos.