null Conheça as regras para o atendimento a animais de rua no Complexo de Medicina Veterinária da Unifor

Sex, 19 Maio 2023 10:43

Conheça as regras para o atendimento a animais de rua no Complexo de Medicina Veterinária da Unifor

Para serem atendidos na clínica veterinária, os animais precisam ser levados até o local e a pessoa que solicitar a assistência precisa assumir a tutoria do animal


O atendimento na clínica veterinária da Unifor é via marcação de consultas pelo WhatsApp (Foto: Ares Soares)
O atendimento na clínica veterinária da Unifor é via marcação de consultas pelo WhatsApp (Foto: Ares Soares)

Quem anda pelo campus da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, se depara com uma natureza viva. De micos às famosas emas, os animais fazem parte do campus mais lindo. Os gatos estão em toda parte, nos ambientes externos da universidade, e alguns já têm uma relação afetiva com alunos e funcionários. Contudo, esses bichinhos não têm dono e muitas vezes precisam de atendimento veterinário. O que fazer quando encontrar algum animal machucado no campus?

A Unifor dispõe de um Complexo de Medicina Veterinária que possui uma clínica veterinária com consultórios, laboratório de análises clínicas, setor de diagnóstico por imagem (raio-X e ultrassom) e centro cirúrgico. O local realiza atendimento a animais de pequeno e grande porte, tanto de clientes externos como de alunos e funcionários da Fundação Edson Queiroz. Contudo, para serem assistidos pela clínica, os animais precisam ser levados ao local e é necessário que alguém se responsabilize por eles, assumindo sua tutoria. Segundo a professora Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, a medida visa garantir que os animais não sejam abandonados após o atendimento.

“Por que sempre solicitamos que alguém se responsabilize antes do atendimento?  Porque tal medida garante que o animal não vá para o atendimento e seja abandonado na clínica após a consulta. Vemos muito abandono animal, não só de pessoas deixando os bichinhos na rua, mas também vendo que, ao levar ao veterinário para consulta, o valor fique muito acima de suas possibilidades, levando-as a simplesmente abandonar o animal na clínica. Dessa forma, é fundamental que se assuma essa responsabilidade, que vai muito além de dar vacina, alimentação e água: significa dar suporte integral a um tratamento posterior que seja necessário, bem como suprir quaisquer necessidades que ele venha a ter após o atendimento clínico e/ou cirurgico”, reforça.

É importante frisar que a clínica veterinária não atende em regime de urgência e emergência, sendo necessário agendar a consulta via WhatsApp pelo número (85) 99248.9246. Ao chegar com o animal para atendimento, o tutor realiza um cadastro na recepção (nome, identidade, CPF, endereço) e fica registrado como responsável por aquele animal. A clínica pratica valores compatíveis com o mercado e, para a comunidade do entorno, o custo é reduzido mediante apresentação de documentação que comprove que a pessoa é de baixa renda. Alunos e funcionários da Fundação Edson Queiroz também têm direito a tarifas diferenciadas.

O Complexo de Medicina Veterinária, inaugurado em 2021, está localizado na rua Cidade Ecológica, 635, no bairro Edson Queiroz. O atendimento é realizado por médicos veterinários e alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição, sob a supervisão dos professores. A clínica veterinária funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.

+ Saiba mais sobre o Complexo de Medicina Veterinária da Unifor 

Responsabilidade compartilhada

O abandono e os maus tratos com os animais de rua são problemas recorrentes em Fortaleza. Milhares de animais são abandonados todos os anos, muitos deles sofrendo com doenças, fome e atos de violência. O abandono de animais é um problema que afeta não apenas os bichos, mas também a sociedade como um todo. Os maus tratos com animais de rua também são uma realidade na capital cearense. Muitos animais são agredidos, envenenados ou mortos de forma violenta. Esses atos de crueldade, que ferem os direitos dos animais, são inaceitáveis e devem ser combatidos com rigor.

Para enfrentar esses problemas, é necessário que haja uma conscientização da população sobre a importância de cuidar dos animais. Além disso, são necessárias recorrentes campanhas de conscientização e mais investimento em políticas públicas de proteção aos animais. Com a conscientização e a união de esforços, é possível construir uma cidade mais justa e humana para os animais e para as pessoas. 

Nesse sentido, a professora Fernanda Menezes reforça que o bem-estar dos animais do campus é responsabilidade de todos. “Enquanto universidade, estamos prontamente dispostos a atender os bichinhos no nosso Complexo de Medicina Veterinária e a ajudar no que for necessário, desde que alguém pegue esse animal, leve ele até nós e assuma a responsabilidade por ele, uma vez que pode ser necessário que ele passe por um tratamento de vários dias, o que requer acompanhamento de perto. Temos o maior prazer em cuidar de todos os animais do campus, é uma demanda que atendemos semanalmente, mas precisamos dessa colaboração das pessoas. Não temos como fazer tudo sozinhos e como cidadãos, somos mais fortes juntos”, enfatiza.

Serviço

Complexo de Medicina Veterinária da Unifor
Endereço: Rua Cidade Ecológica, 635, Edson Queiroz
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h
Marcação de consultas: (85) 99248.9246 (WhatsApp)