null Edital de seleção para estágio de graduação em Direito está aberto na PGE-CE

Sex, 18 Novembro 2022 14:07

Edital de seleção para estágio de graduação em Direito está aberto na PGE-CE

30 vagas serão disponibilizadas para quem concluiu 50% do curso. Conheça as trajetórias dos que já exerceram a função ou estão nela e planejando novos passos na carreira


Pelo menos 10 dos 88 procuradores do Estado do Ceará já foram estagiários da instituição ( Fotos: Ascom-PGE)
Pelo menos 10 dos 88 procuradores do Estado do Ceará já foram estagiários da instituição ( Fotos: Ascom-PGE)

Alunos de graduação em Direito que já tenham concluído pelo menos metade da carga horária do curso poderão se candidatar às novas oportunidades de estágio na Procuradoria-Geral do Ceará (PGE-CE). Os interessados devem ter disponibilidade para cumprir a carga horária de quatro horas diárias e de 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 1.018,11 e os aprovados receberão também vale transporte. 

As 30 vagas poderão ser preenchidas por universitários de instituições de ensino superior com convênio vigente com a PGE-CE. O edital com a data e local da prova de seleção estará disponível de 18 a 29 de novembro. A seleção contará com 30 questões objetivas e duas discursivas. Para mais informações e esclarecimento, os interessados devem enviar e-mail para estagios@pge.ce.gov.br.

A experiência na PGE-CE

Pelo menos 10 dos 88 atuais procuradores da PGE-CE foram também estagiários da instituição. A atual procuradora-geral, Camily Cruz, já passou por esse estágio quando estudante e considera que a oportunidade é enriquecedora tanto para o órgão quanto para os graduandos. “A prática de estagiar na Procuradoria-Geral traz um aprendizado muito grande para quem conhece a teoria. Ganham a PGE-CE e os estagiários”, ressaltou.


Camily Cruz, atual procuradora-geral, já estagiou na PGE-CE (Foto: Arquivo pessoal)

Já aprovado em dois concursos em PGEs do Ceará e da Paraíba e participando da terceira fase do certame da PGDF, o assessor jurídico Nilson Hebert Nunes Pontes estagiou na Procuradoria-Geral do Estado do Ceará. Ele ressalta que a experiência adquirida contribuiu para a trajetória bem sucedida após a conclusão da graduação na Universidade Federal do Ceará.


Aprovado em dois concursos para procurador, o assessor jurídico Nilson Herbert Nunes Pontes estagiou na Procuradoria Judicial da instituição (Foto: Arquivo pessoal)

A estudante do 8º semestre da graduação em Direito na UFC, Ana Clara Mota, encontrou na Procuradoria Fiscal as oportunidades ideais para se aprofundar na área de sucessões, na qual pretende atuar. Para além da junção entre teoria e prática, a estagiária ressalta que o período de um ano e seis meses atuando na PGE-CE foi fundamental para que entendesse melhor como o relacionamento com os clientes é fundamental para a carreira jurídica.


Ana Clara vê na PGE-CE um espaço para aprender mais sobre Direitos das Sucessões (Foto: Arquivo pessoal)

Para Nicholas Amaral Alves, estudante do 11º semestre da Universidade de Fortaleza, ter estagiado nos últimos dois anos na Procuradoria Judicial trouxe a experiência de aprender muito sobre a advocacia pública, graças ao suporte e à orientação que teve dos procuradores do Estado. “Eles sempre estiveram muito abertos ao diálogo e às dúvidas e sugestões”, relata o estagiário.

Assim como as vivências da procuradora-geral Camily Cruz, do assessor jurídico Nilson Hebert Nunes Pontes e dos graduandos Ana Clara Mota e Nicholas Amaral Alves outro grupo de estudantes virá em breve aprender mais sobre a prática do Direito na PGE-CE, instituição que tem como missão “promover a defesa dos interesses do Estado do Ceará em juízo e fora dele, para garantir a segurança jurídica necessária à prática de atos administrativos e à viabilização de políticas públicas em benefício da sociedade”.

Serviço

Seleção para 30 vagas de estágio de graduação em Direito 
Prazo de inscrição: 18 a 29 de novembro 
Mais informações em https://www.pge.ce.gov.br/institucional/processo-seletivo/