null Egressa da Unifor é selecionada para treinamento da agência de checagem Lupa

Seg, 24 Janeiro 2022 10:22

Egressa da Unifor é selecionada para treinamento da agência de checagem Lupa

A jornalista Natália Coelho, aluna da pós-graduação Unifor, vai integrar a equipe de trainees da primeira agência de checagem do Brasil 


A jornalista Natália Coelho, egressa da Unifor, foi uma das agraciadas com a bolsa Yolanda Queiroz (Foto: Lino Vieira/ Arquivo pessoal)
A jornalista Natália Coelho, egressa da Unifor, foi uma das agraciadas com a bolsa Yolanda Queiroz (Foto: Lino Vieira/ Arquivo pessoal)

Combater a desinformação é um dos maiores desafios da atualidade. A divulgação de notícias falsas tem prejudicado a ciência, a saúde, a política, enfim, o bem-estar da sociedade em geral. Desconfiar do que parece absurdo e buscar fontes de informações confiáveis faz parte dos cuidados que devemos ter diariamente para não cairmos na manipulação das fake news. 
 
Uma boa fonte de consulta são as agências de checagem de notícias, como a Lupa, considerada a primeira do Brasil. A agência tem ampliado os esforços no combate à desinformação e, para isso, lançou um programa de treinamento que contará com 13 participantes. Entre eles está a jornalista cearense Natália Coelho, egressa do curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O anúncio da nova turma foi feito no último dia 14 de janeiro e confirma mais um #OrgulhoUnifor.
 
Ganhadora da bolsa Yolanda Queiroz e atualmente aluna da pós-graduação Unifor, Natália está ansiosa pelo aprendizado que conquistará ao longo do treinamento. "O resultado da Lupa não só foi uma surpresa muito boa, como vai ser importantíssimo para conseguir aprender mais sobre a checagem de fatos em um ano importantíssimo como esse no Brasil, onde teremos as eleições. Mas, além de ficar no período eleitoral, tudo que eu aprender no trainee vai ser super importante pro dia a dia do resto da minha carreira”, conta a jornalista.
 
Natália foi selecionada entre mais de cem inscritos. O processo de seleção foi feito a partir de uma prova de conhecimentos sobre política, um teste de checagem e análise de portfólio. O treinamento, que começa em fevereiro, vai abordar técnicas de checagem, debates sobre desinformação, uso das plataformas de redes sociais e bancos de dados abordados em campanhas eleitorais. Depois, eles farão uma imersão na redação da Lupa e serão desafiados a formular um produto de checagem relacionado às eleições.     
 
Concludente de 2020.1, Natália lembra que conheceu a Lupa ainda quando estudante e foi nesta época que começou a admirar a agência. "Na Unifor, eu conheci a Lupa por uma palestra com a Christina Tardaguila que teve em 2017, se não me engano. Foi lá que começou minha admiração. E foi na Unifor que grandes professores me orientaram para o papel do jornalismo. Com certeza, foi dessa ideia, do ethos jornalístico, que nasceu a ideia do fact checking", destaca a egressa.