null Entrevista Nota 10: André Gadelha e a prevenção de tragédias ambientais pelo saneamento urbano

Seg, 20 Junho 2022 16:59

Entrevista Nota 10: André Gadelha e a prevenção de tragédias ambientais pelo saneamento urbano

Professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, André Gadelha conversou com o Entrevista Nota 10 sobre o papel do saneamento urbano e do tratamento de água na garantia do bem-estar da população


O professor André Gadelha também dá detalhes sobre a atuação em saneamento urbano no mercado de trabalho (Foto: Acervo Pessoal)
O professor André Gadelha também dá detalhes sobre a atuação em saneamento urbano no mercado de trabalho (Foto: Acervo Pessoal)

Sabemos que a água é parte essencial da nossa rotina e sobrevivência, mas o que você sabe sobre saneamento urbano? Essa área do setor de engenharia dialoga diretamente com a gestão de recursos hídricos, garantindo a adoção de práticas sustentáveis no tratamento e consumo de água. Dentre suas demandas, é possível mencionar a implementação de técnicas de escoamento de águas pluviais por meio de estruturas de drenagem, o que aumenta a segurança das cidades em períodos chuvosos.

Tendo em vista as recentes tragédias ambientais ocasionadas por alagamentos, que atingiram principalmente os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro, o Entrevista Nota 10 conversou com André Gadelha, docente dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, para falar sobre como o saneamento urbano pode atuar na prevenção de situações do tipo. No bate-papo, o professor também dá detalhes sobre a atuação dessa área no mercado de trabalho.

Professor das disciplinas “Qualidade e Poluição de Água”, “Técnicas de Tratamento de Água e Efluente”, “Saneamento Ambiental” e “Hidrologia”, André é mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui doutorado em Química pela mesma instituição, com período de um ano de estudos na NHL University of Applied Sciences (Leeuwarden, Países Baixos). 

Leia a entrevista na íntegra abaixo: 

Entrevista Nota 10 - Professor, sua formação acadêmica inicial é em Química. De onde partiu o interesse de atuar no setor de saneamento? 

André Gadelha - Durante a graduação, eu fui bolsista de iniciação científica e trabalhei em projetos sobre o uso de materiais adsorventes de baixo custo para o tratamento de efluentes contendo metais pesados. No mestrado e doutorado, estudei a aplicação de técnicas avançadas no tratamento de água e efluente (esgoto).
 
Entrevista Nota 10 - Qual a importância de se estudar o tratamento da água nos cursos de Engenharia?

André Gadelha - Nós sabemos da importância de uma água com qualidade para o consumo humano, e essa qualidade é conseguida por meio da Estação de Tratamento de Água (ETA). O engenheiro deve ser capaz de projetar uma ETA. É importante salientar que a concepção de uma ETA depende, entre outros fatores, das características da água captada de um manancial. A partir dessas características são escolhidas as etapas (processos) de tratamento da água. Assim, o engenheiro deve ter o conhecimento de cada processo de tratamento de água para a escolha adequada, a fim de se obter uma qualidade de água potável.

Entrevista Nota 10 - Como a questão da preservação ambiental está presente no mercado de trabalho?

André Gadelha - De fato, existe hoje uma procura significativa de vários setores da economia com relação à sustentabilidade ambiental. A adoção de práticas sustentáveis proporciona uma melhor imagem da empresa, preservação do meio ambiente, e ganhos econômicos, por exemplo. Assim, o mercado está aberto para essa questão de sustentabilidade.

Entrevista Nota 10 - Na capital cearense, muitas regiões sofrem alagamentos durante o período de chuvas. Como o engenheiro ambiental pode atuar para prevenir estes casos?

André Gadelha - Os alagamentos não são causados apenas por problemas relacionados às estruturas de drenagem urbana. O uso e ocupação do solo, proteção e conservação de áreas verdes, e preservação dos rios urbanos também devem ser observados. Assim, o engenheiro ambiental tem a capacidade de elaborar estudos que visam uma melhor ocupação do solo, uma melhor conservação de áreas verdes, e a adoção de estruturas sustentáveis de drenagem urbana.

Entrevista Nota 10 - Nos últimos meses, o Brasil assistiu tragédias ambientais relacionadas à chuva tirarem a vida de muitos em Pernambuco e no Rio de Janeiro, bem como a queda de cânions em Capitólio (MG). Um maior investimento em Engenharia Ambiental e Sanitária por parte do planejamento urbano poderia ter evitado isso? Se sim, de que forma?

André Gadelha - Sim. Novamente, estudos de uso e ocupação do solo, e estudos de regimes pluviais e fluviais de uma determinada região são alguns dos estudos que podem ser elaborados a fim de mapear os locais propícios a inundações ou identificar áreas de risco. Todavia, essas tragédias não são causadas apenas pela falta de investimento em Eng. Ambiental e Sanitária. As questões políticas e sociais também colaboram para essas tragédias. Não adianta o estudo apontar as possíveis áreas inundadas e as autoridades permitirem a ocupação em torno da área.

Entrevista Nota 10 - Que palavras de incentivo o senhor daria para quem possui interesse em estudar sobre saneamento urbano e tratamento de água?

André Gadelha - Além da questão de que o saneamento é importante para o bem-estar da população, ele se relaciona com outras áreas, como a de energias renováveis. A produção de biogás pode ser obtida por resíduos sólidos urbanos e esgoto doméstico, entre outros resíduos. Assim, ao invés de descartar o resíduo com o risco de contaminar o meio ambiente, podemos transformá-lo em energia, alcançando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).