null Entrevista Nota 10: Mari Azevedo e a importância da assessoria de estilo na era das redes sociais

Seg, 27 Junho 2022 17:19

Entrevista Nota 10: Mari Azevedo e a importância da assessoria de estilo na era das redes sociais

Egressa do curso de Design de Moda da Unifor, Mariana Fernandes Azevedo é especialista em cultura de moda e mercado


Ao Entrevista Nota 10, Mariana ressalta a influência de se pensar a “imagem” pessoal para conquistar autoconhecimento e objetivos de carreira (Foto: Arquivo Pessoal)
Ao Entrevista Nota 10, Mariana ressalta a influência de se pensar a “imagem” pessoal para conquistar autoconhecimento e objetivos de carreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Mariana Fernandes Azevedo – ou Mari Azevedo, como é conhecida nas redes sociais – teve sua vida profissional transformada pelo universo do vestuário. Egressa do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, ela conta que demorou para seguir o sonho de ingressar na área. Mas, desde que o fez, encontrou oportunidades de atingir o sucesso sendo ela mesma e aplicando os novos aprendizados do curso em seu estilo pessoal.

Hoje, Mari atua em consultoria e assessoria de moda, imagem e estilo; é especialista em Cultura de Moda e Mercado; e analista de coloração pessoal. Seu trabalho ajuda pessoas a atingir objetivos por meio das roupas e a utilizá-las para se comunicar visualmente de maneira assertiva. Em conversa com o Entrevista Nota 10, ela ressalta a importância de se pensar a “imagem” pessoal para conquistar autoconhecimento e metas de carreira na era do “instagramável”.

Leia na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 - Mariana, poderia compartilhar conosco um pouco de sua trajetória na Universidade de Fortaleza?

Mari Azevedo - Eu sempre tive o sonho de estudar moda, porém venho de uma família de mãe concursada e pai militar, e isso me levou a fazer uma outra graduação “tradicional”, e até tentar alguns concursos, antes da Moda. A Unifor entra na minha trajetória quando decido, de fato, seguir o sonho em cursar Design. Busquei uma Universidade que atendesse aos meus critérios quanto à estrutura, docência e oportunidades que, por alguns anos, eu já procurava. 

Na época, me organizei financeiramente para ingressar no curso e me abster, pelo menos por um período, de trabalhar [para focar nos estudos]; mas aí, no primeiro para o segundo semestre (Universidade com oportunidades, como mencionei anteriormente), já consegui um estágio que me ajudou a me posicionar e me fez galgar altos voos no mercado e na profissão. 

Além de não perder nenhuma das oportunidades que a Universidade proporciona, eu depositei bastante interesse e o “meu melhor” em tudo na época da graduação, e isso me deu também a honra de receber Mérito Acadêmico na conclusão do curso.

Entrevista Nota 10 - Como o curso de Design de Moda auxiliou você a entrar no mercado de trabalho?

Mari Azevedo - Eu sempre estive atenta às oportunidades que a Universidade proporciona, e em uma dessas fui selecionada para compor o time de figurino do Sistema Verdes Mares, onde tive vários aprendizados e experiências, como visitar e conhecer a Globo São Paulo, por exemplo.

Entrevista Nota 10 - Em sua perspectiva e experiência, com o aumento da presença de usuários consumidores do mercado digital, houve também um crescimento do interesse pelo setor de moda e imagem?

Mari Azevedo - Com certeza. Eu percebo e tenho visto na prática o aumento disso. Estamos vivendo em uma geração em que a imagem e o “instagramável” ganham destaque e colocam as pessoas em destaque. Com isso, eu noto que a moda deixou de ser vista como algo fútil ou restrito a uma parcela de pessoas do meio, e passou a ser algo, além de democrático, essencial, que as pessoas têm se interessado mais e buscado aprender para si (reposicionamento profissional) e para perpassar informações (aumento do número de consultores de moda, imagem e afins).

Entrevista Nota 10 - Você atua como consultora e assessora de moda, imagem e estilo. Por que essa área é importante na contemporaneidade? Qual o diferencial que um estudante de moda precisa ter para atuar nessa área?

Mari Azevedo - A importância está totalmente ligada à geração de valor que foi percebida quando se tem uma imagem pessoal assertiva e como ela pode lhe colocar de forma posicionada e intencional em lugares mais altos, seja qual for o âmbito profissional que se atue. O maior diferencial que um estudante precisa ter é ser atento, entender e estudar comportamento humano, por que é exatamente isso que um consultor de imagem faz: interpretar comportamentos, intencionalidades e comunicação pessoal para traduzir isso de forma prática e direcionada.

Entrevista Nota 10 - A “coloração pessoal” é uma tendência muito comentada nos últimos anos entre o público jovem. Em quê ela consiste?

Mari Azevedo - É um método que consiste no estudo analítico das características pessoais correlacionando-as com as cores. Visto que ambas (pessoa e cor) possuem aspectos dimensionais de intensidade, temperatura e profundidade, a intenção da Coloração Pessoal é identificar essas características e ressaltá-las. Por meio de um teste comparativo com tecidos, encontramos quais as cores que melhor harmonizam e valorizam essa beleza natural.

Entrevista Nota 10 - Quais os primeiros passos que você indica para alguém que quer “dar um trato” na imagem?

Mari Azevedo - Me procurar (risos). Mas, antes de mais nada, nossa imagem precisa refletir quem nós somos. Costumo dizer que nosso maior poder é sermos nós mesmos, então, entender e saber quem somos, o que queremos e onde temos a intenção chegar é o ponto de partida para um posicionamento de imagem intencional e assertivo.