null Estudantes de Moda da Unifor realizam desfile inédito na 23ª CasaCor Ceará

Seg, 14 Novembro 2022 17:12

Estudantes de Moda da Unifor realizam desfile inédito na 23ª CasaCor Ceará

Futuros estilistas vivem experiência profissional ainda na universidade com a possibilidade de inovar e lançar tendências em um grande evento nacional


20 looks exclusivos feitos por estudantes dos cursos de Moda da Unifor foram apresentados em desfile inédito na CasaCor Ceará 2022 (Foto: Ares Soares)
20 looks exclusivos feitos por estudantes dos cursos de Moda da Unifor foram apresentados em desfile inédito na CasaCor Ceará 2022 (Foto: Ares Soares)

Tornar o mundo fashion mais próximo das pessoas é um dos objetivos dos cursos de Moda (tecnológico e bacharelado) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Foi com esse intuito que, em meio ao público de visitantes da 23ª edição da CasaCor Ceará – maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas –, alunos do primeiro semestre apresentaram 20 looks inéditos no último dia 5 de novembro. 

Colocando os estudantes como protagonistas dessa experiência, todas as peças apresentadas foram criadas e desenvolvidas pelos futuros estilistas, com mentoria dos professores. Além disso, a proposta de beleza (cabelo e maquiagem) foi assinada pelos alunos, enquanto o elenco de modelos também envolveu os discentes. 

Ambiente de criatividade e novas tendências, a CasaCor proporciona o match perfeito para a imaginação dos graduandos, que apresentaram um verdadeiro espetáculo de formas sob o conceito “Infinito Particular”, tema da mostra este ano.

“Buscamos inovar todos os anos, dessa vez não foi diferente, e apresentamos um desfile itinerante que aconteceu enquanto as pessoas estavam circulando nos espaços. A ideia era quebrar a barreira que coloca a moda como inacessível, uma vez que ela é um fenômeno social que faz parte da vida das pessoas”, destaca a coordenadora dos cursos de Moda da Unifor, Priscila Medeiros.


“A gente traz um desfile que privilegia os alunos do 1º semestre com todas as peças elaboradas com algodãozinho [algodão cru] enaltecendo as habilidades da moda tridimensional. Há uma ênfase muito grande na modelagem, no design, na forma e na silhueta. O grande diferencial desse desfile e das peças apresentadas na CasaCor é a inovação. Fugimos do óbvio e do convencional e estimulamos nossos estudantes a trabalharem modelagens diferenciadas”Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Moda da Unifor 

Experiência real na graduação 

A graduanda de Design de Moda, Luana Almeida, foi uma das estilistas do desfile da CasaCor. Na ocasião, ela apresentou um vestido em algodão cru com tingimento azul inspirado no quadro “Noite Estrelada”, de Van Gogh.


O vestido “Vitória Régia”, da futura estilista Luana Almeida, foi inspirado na obra “Noite Estrelada” de Van Gogh (Foto: Ares Soares) 

Luana conta que costurou e pintou a peça à mão, elaborando uma fragmentação no vestido: o top azul da roupa traz referência à lua na obra do pintor pós-impressionista, enquanto a parte inferior remete ao degradê de cores do quadro. “O nome do meu vestido é Vitória Régia porque, quando a modelo desfila com a peça, dá a impressão de que ela está flutuando”, conta a estudante.

Para ela, participar do desfile foi uma experiência tão inédita quanto “incrível”. Contar com tal iniciativa no currículo faz com que Luana vislumbre um grande diferencial em sua carreira no mundo da moda.


“Entrar na faculdade de moda foi um grande desafio para mim porque tenho um filho pequeno de sete anos, que adoeceu durante a realização do projeto, mas contei com a ajuda da coordenação e consegui entregar [a peça]. Quando soube do projeto achei que não fosse conseguir equilibrar todos esses ‘pratos’, mas o incentivo que recebi fez toda a diferença. Não foi só para nota, dei o meu melhor”Luana Almeida, aluna de Design de Moda da Unifor

Além dos estilistas envolvidos, a produção do desfile contou com a participação de alunos da disciplina de Produção de Moda, ministrada pela professora Renata Santiago. Conforme destaca a coordenadora Priscila, esses estudantes de outros cursos da Unifor ficaram responsáveis pela produção de moda do evento, que envolveu maquiagem, seleção do casting, trilha sonora, produção executiva e pós-produção. 

“Tudo foi pensado e desenvolvido pelos alunos. O grande intuito desse momento é dar visibilidade aos nossos discentes e levar aquilo criado na Universidade para as pessoas, que têm a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Unifor. Ou seja, estamos aqui inovando e lançando novos profissionais da moda que, daqui a pouco, estarão no mercado de trabalho”, frisa a docente.

João Pedro Rolim, aluno do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, teve a primeira experiência de produzir um desfile durante a CasaCor. “É muito legal lidar com tudo de forma rápida e ver que, no fim, fica tudo lindo e maravilhoso. É surreal ver tudo pronto pelo tempo que passamos trabalhando em todos os conceitos”, conta.


Estudantes da disciplina de Produção de Moda, ministrada pela professora Renata Santiago, que realizaram a produção executiva do desfile (Foto: Ares Soares) 

Criatividade em alta 

A CasaCor é uma verdadeira vitrine para quem trabalha com a criatividade. Isso porque o evento é uma grande feira de lançamento de tendências e serve como celeiro para artistas nacionais, conforme destaca a diretora da mostra há 24 anos, Neuma Figueiredo

“Tudo novo no mercado passa por aqui, seja na arquitetura, na decoração, na gastronomia e na moda. Para a gente, é uma honra e uma emoção receber tantos talentos porque acompanhamos, ano a ano, a evolução dos trabalhos apresentados pela Unifor. Esse 2022 está incrível e embeleza nosso evento receber jovens tão latentes que são o futuro da moda no Ceará”, disse.

Faça Moda na Unifor 

Os cursos de Design de Moda e Bacharelado em Moda da Unifor estão com inscrições abertas para quem quer estudar na melhor Universidade particular do Norte e Nordeste. Os alunos irão trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista/atacadista da moda.

Além disso, estarão aptos para atuar em qualquer uma das etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.