null Farmácia hospitalar: farmacêuticos integram equipe multidisciplinar nos cuidados a pacientes internados

Sex, 21 Janeiro 2022 14:53

Farmácia hospitalar: farmacêuticos integram equipe multidisciplinar nos cuidados a pacientes internados

Na terceira matéria da série sobre a profissão de farmacêutico, você conhece a história de Alan Rodrigues da Silva, ex-aluno Unifor e especialista em farmácia clínica e hospitalar que atua na recuperação de pacientes transplantados


De acordo com Alan, a profissão de farmacêutico é bastante promissora, com diversas possibilidades de atuação e importância para a sociedade (Foto: Acervo Pessoal)
De acordo com Alan, a profissão de farmacêutico é bastante promissora, com diversas possibilidades de atuação e importância para a sociedade (Foto: Acervo Pessoal)

Todos os dias, o farmacêutico Alan Rodrigues da Silva vê a vida se renovar. Dentre as 138 especialidades previstas pelo Conselho Federal de Farmácia, ele escolheu atuar como farmacêutico clínico e hospitalar e hoje lida diretamente com pacientes que passaram por transplante de rins e fígado e com pacientes de alta complexidade internados em unidade de terapia intensiva do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), um dos principais hospitais públicos do Ceará.

Bacharel em Farmácia pela Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, ao terminar o curso de graduação, em 2018, Alan fez residência em Transplante de Órgãos e Tecidos no HGF, tornou-se mestre em Transplante pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e agora está cursando o doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

No seu dia a dia, ele atua ao lado de uma equipe multidisciplinar para garantir a plena recuperação dos pacientes transplantados o mais rápido possível e com total segurança. “Diariamente, analisamos e validamos as prescrições baseados nos parâmetros clínicos e laboratoriais, com objetivo de identificar problemas relacionados aos medicamentos e garantir o seu uso correto e seguro”, explica o profissional. “Dentre as inúmeras atividades clínicas do farmacêutico hospitalar, também realizo o gerenciamento dos antimicrobianos com o objetivo de propor estratégias para otimizar e reduzir custos da terapia”, completa.

Múltiplas possibilidades

Ainda na Universidade, Alan vislumbrou os inúmeros caminhos que a carreira que escolhera poderia oferecer. “É uma profissão bastante promissora, com diversas possibilidades de atuação, além de ser uma profissão de extrema importância para a sociedade”, ressalta. 

Ele lembra que, ainda como aluno de Farmácia na Unifor, foi possível desenvolver diversas habilidades e competências em áreas estratégicas que o auxiliam a ser o profissional de hoje, sempre em busca de novos conhecimentos e se atualizando com a ciência. “O que eu digo para os que queiram cursar Farmácia é: agarrem todas as oportunidades da universidade, participem dos programas, iniciação científica e monitorias. Garanto que serão profissionais competentes”, aconselha.

Estude Farmácia na Unifor

Na Universidade de Fortaleza, o curso de graduação em Farmácia forma profissionais preparados para atuar de forma ampla, alinhados ao que o mercado de trabalho exige. Com duração de cinco anos, o curso desenvolve no aluno competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos, capaz de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.

Com nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia da Unifor conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. O corpo docente é 100% composto por mestres e doutores e parte do que o aluno aprende em sala de aula pode ser aplicado na Polifarma, empresa júnior formada exclusivamente por estudantes de Farmácia da Unifor.