null FeSBE na Unifor

Seg, 27 Março 2023 14:14

FeSBE na Unifor

Artigo é de autoria do professor Armenio Aguiar dos Santos, secretário regional da SBPC-CE (Foto: Acervo pessoal)
Artigo é de autoria do professor Armenio Aguiar dos Santos, secretário regional da SBPC-CE (Foto: Acervo pessoal)

No cinquentenário da Unifor, a Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) aqui retorna de 3 a 5 de Abril com o evento “Alvorada da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, reunindo cerca de 500 pessoas: alunos de iniciação científica, pós-graduandos, pesquisadores, docentes e cientistas, do Brasil e do estrangeiro. Na forma presencial, haverá minicursos, oficinas, módulos temáticos, simpósios, conferências e pósteres em temas atuais da biologia: inflamação, oncologia, neurociências, psicodélicos e arboviroses. Serão ainda debatidas a reestruturação da pós-graduação no país, estratégias em prol da integridade da pesquisa, além da divulgação científica para recrutar jovens talentos do ensino médio. 

Em 2008, a Unifor sediou uma das primeiras reuniões regionais da FeSBE. À época, fomos até à Sobral saudar a então recente extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Quinze anos depois, alegra lá sediar cursos de residência médica e de pós-graduação, que tem ajudado o poder público a elevar os indicadores de saúde da zona norte do estado, como se viu na pandemia da Covid-19. 

Após a desordem e regresso institucional no Brasil desde 2016, anima-nos o governo federal recompor investimentos dos programas de desenvolvimento socioeconômicos e inclusive na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Como sinal desta retomada, houve o reajuste em 40% nas bolsas das agências federais (CNPq e Capes) aos jovens talentos em formação e melhoria na oferta de fomento aos cientistas. 

No Ceará, urge o novo governo estadual sintonizar sua política de CT&I com a da esfera federal. Uma ação emergencial seria equiparar o valor das bolsas acadêmicas da Funcap com aquelas oferecidas pelas agências federais. Tal decisão demanda, obviamente, de recursos. É, pois, imperativo o Governo do Estado reafirmar o acordo pactuado com o Tribunal de Contas prevendo a elevação gradual e progressiva do repasse à Funcap até atingir os 2% da arrecadação tributária, a serem repassados de forma duodecimal, segundo a Constituição Estadual. Tal providência é vital para expandir as ações de fomento a todo o sistema estadual de CT&I, contemplando inclusive o interior do Estado. 

Desta forma, o Ceará poderá suplantar a mera economia de subsistência agro-pastoril e de exploração turística, e passar a liderar o setor de CT&I no Nordeste com atividades de maior valor agregado. 

Prof. Armenio Aguiar dos Santos
Secretário Regional da SBPC-Ce
armenio.santos@gmail.com