null Liga da Universidade de Fortaleza lança e-Book gratuito voltado ao cuidado de pacientes com a “síndrome Pós-Covid-19”

Qua, 19 Janeiro 2022 19:36

Liga da Universidade de Fortaleza lança e-Book gratuito voltado ao cuidado de pacientes com a “síndrome Pós-Covid-19”

Publicação é destinada a profissionais de Fisioterapia e Educação Física


E-Book surge como auxílio e orientação no atendimento a pacientes que tiveram Covid-19 (Foto: Ares Soares)
E-Book surge como auxílio e orientação no atendimento a pacientes que tiveram Covid-19 (Foto: Ares Soares)

A Liga de Ortopedia (LIGADO) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, acaba de disponibilizar gratuitamente para download o e-Book “Reabilitação Física e Funcional na Síndrome Pós-Covid-19”. A liga é formada por professores e alunos dos cursos de saúde da Universidade.

A publicação digital foi concebida com foco nos profissionais de Fisioterapia e de Educação Física, propondo assisti-los e orientá-los no cuidado de pacientes afetados com a denominada “Síndrome do Pós-Covid-19”, decorrente da pandemia. O material foi organizado por Julyana Almeida Maia, Paulo Henrique Palácio e Samuel Brito de Almeida - todos docentes da Unifor.

O e-Book compila uma série de casos clínicos associados à referida síndrome, tendo sido desenvolvido como uma sugestão para sistematização na tomada de decisões necessárias para avaliação criteriosa e investigativa, bem como prescrição e condução de tratamento e plano de treino, considerando a Fisioterapia e a Educação Física. Abaixo, é possível obter uma cópia do livro.

Por dentro da Fisioterapia

Você sabe qual a principal função de um fisioterapeuta? “A Fisioterapia é uma ciência da saúde que, por meio de recursos manuais, físicos e exercícios, proporciona a recuperação funcional, redução de danos e riscos das mais diversas condições clínicas e em diferentes contextos e complexidades de intervenção”, explica o professor Paulo Henrique Palácio, docente do curso de Fisioterapia da Unifor.

De acordo com ele, o fisioterapeuta pode atuar em vários cenários profissionais, sejam eles setores públicos ou privados, exercendo posições reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Dentre as possibilidades, a profissão é exercida em hospitais, clínicas, consultórios, UPAS, unidades básicas de saúde, empresas, universidades etc., onde o profissional é apto a assumir o cargo de fisioterapeuta clínico, gestor, pesquisador e docente, entre outras funções, alinhando as principais competências de vida do mundo contemporâneo. 

Fisioterapeuta no enfrentamento à Covid-19

Ainda segundo Palácio, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica e a Fisioterapia Respiratória estão entre as especialidades mais procuradas; esta segunda como uma consequência da alta de pacientes diante da pandemia do novo coronavírus e suas variantes. “Muitas pessoas que tiveram Covid-19 e receberam alta hospitalar ficaram com limitações funcionais importantes, tanto em relação à própria respiração como também no condicionamento e força muscular, entre outras consequências clínicas. Tal cenário exigiu um suporte especializado da Fisioterapia no contexto ambulatorial; assim, vários serviços de reabilitação da denominada síndrome pós-Covid-19 foram implementadas em todo o Brasil, aumentando ainda mais a necessidade de fisioterapeutas”, destaca o professor. 

Na Unifor, o estudante de Fisioterapia pôde acompanhar esse contexto de perto: o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) ofertou aos pacientes do SUS um serviço integrado para recuperação funcional de pacientes com a síndrome “Pós-Covid”. “Estes contaram com uma equipe de professores, alunos e profissionais gabaritados que utilizam recomendações de respaldo internacional nas intervenções do programa”, informa Paulo Henrique.

Estude Fisioterapia na Unifor

O curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza tem o compromisso de formar profissionais habilitados em várias áreas da saúde. Desde o primeiro semestre, os alunos são inseridos em vivências e práticas nos ambientes de trabalho e têm à disposição uma estrutura diferenciada, muitas possibilidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.