null Marketing para todas as necessidades

Ter, 27 Dezembro 2022 10:37

Marketing para todas as necessidades

Unifor oferece três opções de cursos, com formações de dois a três anos e modalidades presencial e EAD, para preparar profissionais com a competência plural que o mercado exige


Além de investir em conteúdos focados em estratégia, criatividade e análise de dados, os cursos de Marketing da Unifor  também apostam na gestão para formar profissionais de sucesso (Ilustração: Getty Images)
Além de investir em conteúdos focados em estratégia, criatividade e análise de dados, os cursos de Marketing da Unifor também apostam na gestão para formar profissionais de sucesso (Ilustração: Getty Images)

Há quem defenda que o marketing é a alma do negócio. É com ele que as empresas estudam seu público-alvo, criam estratégias, desenvolvem a criatividade, analisam dados e acompanham métricas para chamar a atenção do consumidor e fisgá-lo. 

Do mundo real ao virtual, o profissional do marketing está em alta e cada vez mais as empresas clamam por profissionais competentes. E quem quer ter sucesso nesta área precisa ser estratégico, ter visão de gestão, ser criativo e dominar bem as ferramentas tecnológicas.

É neste terreno fértil que a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, oferece três opções de cursos de Marketing, para todas as necessidades do aluno. Dos cursos tecnólogos presenciais e à distância ao bacharelado, a Universidade dispõe de formações de dois a três anos para preparar profissionais com a competência plural que o mercado exige.

Contato constante com o mercado

“O Marketing da Unifor é inovador, tem projetos incríveis, professores maravilhosos e atenciosos, e está sempre gerando oportunidades”, resume a graduanda Maria Clara Lobo, do 3º semestre do bacharelado em Marketing. Se participar da organização de um evento na Universidade com uma série de convidados e até patrocínio a assustou no primeiro semestre, hoje ela celebra a experiência. “Temos um acompanhamento grande e estamos sempre tendo privilégio de receber convidados para termos um bate-papo, encontro, palestras etc”.

A vivência com a profissão extrapola as salas de aula. Maria Clara conta que, embora esteja na metade do curso que dura três anos, já passeou por muitas áreas. Além da organização de eventos, realizou e publicou pesquisa sobre acessibilidade e consumo, cuidou do Instagram de uma loja de bolos, criou campanhas de tráfego pago, aprendeu a usar programas como Photoshop e Illustrator. “Criei até uma marca fictícia do zero... muita coisa top!”, enumera.

+ Carreira de Marketing é destaque em um mundo cada vez mais digital

Tudo isso a auxilia diariamente no mercado de trabalho. Estagiária na empresa Soft Branding, ela desenvolve atividades de social media e designer gráfica. E conta que, lá, está envolvida no trabalho para quatro marcas. Em três delas, ajuda com a estratégia de marketing. “A Unifor me ajudou muito a me descobrir. Atualmente trabalho com o marketing de moda, e a Universidade me proporcionou aflorar ainda mais essa área que amo tanto criando um evento sobre moda!”, celebra.

A estudante está ciente de que o mercado é concorrido e está sempre em movimento, fazendo com que o profissional de marketing precise ser ágil, ficar atento a todas as tendências, além de ser proativo, criativo e constante.


“Além de estarem sempre nos enviando e nos oferecendo vagas de estágio, a Unifor oferece experiências e certificados que enriquecem nosso currículo para atuarmos em um mercado bem concorrido e que está fervendo por profissionais em marketing” Maria Clara Lobo, aluna do bacharelado em Marketing

Formações que cabem nos seus objetivos

A Unifor oferece cursos para caber no seu tempo e nos seus objetivos profissionais. Além do bacharelado em Marketing, presencial e com duração de três anos, há duas outras opções na área: o curso tecnólogo de Marketing Digital à distância e o tecnólogo de Marketing presencial. Mas qual a diferença entre todas essas opções?

O bacharelado em Marketing é um curso mais amplo, que mescla disciplinas específicas a uma visão abrangente para a área de gestão. Tem quatro eixos de formação (comunicação, estratégia, gestão e inovação) e é dividido em três ciclos: análise e gestão, criatividade e comunicação e competências voltadas para estratégia e inovação.

“O curso trabalha fortemente as disciplinas que nós chamamos de laboratório de práticas, onde o aluno vai ter contato com grandes profissionais renomados. Além de ser preparado para realizar provas de certificações que o mercado atualmente exige e também estará muito próximo do mercado e das dores que ele traz para a academia”, explica a coordenadora dos cursos de Marketing da Unifor, Milena Auip.

O bacharelado em Marketing é um curso mais denso e incorpora no processo de formação imersões, desafios e micro certificações que certamente abrirão muitas portas não só a nível local, mas também nacional, aos estudantes.

Opções mais rápidas e direcionadas

Mas há duas opções para quem tem um pouco mais de pressa: os cursos tecnólogos presencial e à distância, com duração de dois anos e desenvolvimentos específicos para a área de formação em marketing. Eles estão direcionados especialmente a profissionais que já atuam no mercado e buscam uma atualização ou chancela para suas formações. 

O tecnólogo presencial em Marketing tem quatro eixos de formação (comunicação, estratégia, gestão e inovação) que perpassam por dois ciclos anuais. “No primeiro ano do curso, a gente foca na formação de gestores e trabalha fortemente na área de pesquisa de mercado”, explica Milena. Após se especializar mais na área de análise e gestão, o aluno já recebe uma certificação intermediária de assistente em análise de mercado.

No segundo ano do curso tecnólogo presencial, o foco passa a ser estratégia e comunicação. Ao final da graduação, além do estudante receber o diploma de tecnólogo em Marketing, ele terá desenvolvido competências em estratégia e comunicação.


“A Unifor tem laboratórios e traz profissionais renomados do mercado nacional e local para dentro da Universidade, para que o aluno tenha contatos e veja realmente como está sendo praticada teoria da sala de aula pelo mercado. Outros diferenciais são a preparação para as certificações, o networking e a empregabilidade”Milena Auip, coordenadora dos cursos de Marketing da Unifor

Vantagens diferenciadas do ensino à distância

Já o curso em EAD também forma tecnólogos e tem disciplinas específicas para o desenvolvimento de competências para o marketing digital. Ele tem três eixos de formação: gestão, inovação e comunicação. 

“Durante dois anos, os alunos desenvolvem competências nestas áreas. O profissional é formado em marketing digital. Ele desenvolve e executa planos de marketing digital estratégico, é capaz de detectar oportunidades e assessorar a empresa, criar conteúdos e divulgar marcas. E também atua no gerenciamento e promoção das mídias sociais e canais digitais”, aponta Milena.

As vantagens da educação à distância passam pela flexibilidade de tempo e melhor organização do cronograma de estudos e outras atividades. “A educação à distância vem há muitos anos nesta perspectiva de poder trabalhar na direção e proporcionar ao estudante flexibilidade do tempo e otimização dos estudos”, destaca a coordenadora geral de EaD da Unifor, Andrea Chagas.


Andrea Chagas, coordenadora geral de EaD da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Ela lembra que a área de marketing digital é uma das que mais cresce atualmente e estudá-la na melhor universidade particular do Norte e Nordeste é um prato cheio. “Hoje você não consegue trabalhar o marketing e discutir o tradicional sem o marketing digital estar inserido nele”, afirma. É ele quem ajuda com as estratégias digitais e análise de métricas, por exemplo.

“Quando a gente pensa de oportunidades da modalidade EaD, há um leque de possibilidades de conhecer pessoas de diversas partes do Brasil que optam por estudar à distância e aumenta o seu networking”, diz Andrea, acrescentando que na Unifor há estudantes de diversas cidades do Nordeste.

+ Marketing Digital muda o jogo!

Marketing para todas as necessidades, não é mesmo? A Unifor também oferece aos estudantes dos três cursos o Núcleo de Práticas em Marketing. “Lá, atendemos principalmente o terceiro setor para o desenvolvimento de pesquisas, de trabalhos voltados para inteligência e estratégias de marketing”, acrescenta Milena.

Para ingressar, o aluno participa de uma seleção. Os professores orientadores então vinculam os conhecimentos nos cursos com a prática para atender o mercado fora da instituição. É uma oportunidade de aplicar os conhecimentos na prática.

Marketing também é planejamento e estratégia


João Matheus Lima é egresso do curso tecnólogo de Marketing na Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

João Matheus Lima, de 25 anos, acabou de finalizar o curso tecnólogo de Marketing na Unifor. Para ele, foi a melhor opção para conseguir conciliar com o trabalho na área em que já atuava durante o dia e aperfeiçoar os conhecimentos.

“Percebi que a área é muito mais do que eu achava que era”, confessa. Lá, conheceu novas ferramentas, mergulhou em planos de comunicação e de estratégias de formação de preço. Entendeu mais sobre o comportamento do consumidor, se lançou na análise de métricas. Viu, ao final, que marketing não é só venda nem criatividade. Tem muito planejamento e estratégica também!

Para ele, o centro de empreendedorismo no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) foi muito importante. Na universidade, ele teve contato com ferramentas que o permitiram criar de startup a planos de comunicação completos e planejamento profissional de marketing digital e de relacionamento.

Matheus conta que criou sua própria empresa de branding durante o curso e que continua na mesma empresa que já trabalhava antes do curso, mas conseguiu ser promovido lá dentro. “As pessoas acham que marketing é lançamento digital e tráfego pago, mas é muito mais que isso”, comenta.

Mais gestão para profissionais de sucesso

Os cursos de Marketing da Unifor estão muito próximos do mercado local e nacional. A Universidade prepara os alunos para trabalharem com estratégia e ferramentas digitais, áreas promissoras para o setor. 

“Hoje estamos trabalhando o marketing dentro da área de gestão, com visão para as ferramentas de comunicação. Tudo para que o aluno tenha competência plural para poder trabalhar neste mercado globalizado, onde ele pode ficar aqui e atender o mundo inteiro”, acrescenta Milena.

Diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Danielle Coimbra afirma que a Unifor está sempre atenta às tendências de mercado, buscando identificar movimentos de mudança e novas oportunidades. É praxe na instituição alinhar o portfólio para fortalecer áreas que crescem e se destacam.


“Nosso intuito é contribuir com o desenvolvimento de profissionais com repertório diferenciado que entreguem soluções para as demandas que se apresentam num cenário cada vez mais desafiador e competitivo. Neste sentido, os três cursos de marketing ofertados estão em sintonia atendendo a diferentes perfis profissionais” – Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

A estrutura da Unifor diferencia a formação na área, visto que o curso está inserido num grande complexo de comunicação e marketing, com agência, laboratórios e espaços que ampliam as possibilidades do estudante e os deixam conectados com processos e ferramentas de aplicação imediatas.

“Acredito que [um diferencial é] o repertório oferecido pelo curso, a partir de uma visão que parte de múltiplas experiências, de uma formação integrada no eixo de gestão, e de uma visão que extrapola apenas o aspecto do digital”, destaca Danielle.

Oportunidades para quem deseja crescer

Pelo menos é isso que sente a estudante Laís Pires, que finalizou o segundo semestre do curso tecnólogo de Marketing neste final de 2022. Ela optou pelo curso à noite, mas desde a criação do bacharelado pondera migrar para ampliar a formação.

“A Unifor dá oportunidade àqueles que querem crescer”, ela diz. Laís comentou com um professor que gostaria de dar uma palestra sobre arquétipos e, desde então, pôde fazer oficinas e palestras.

E há espaço para quem quer a área acadêmica e a vivência prática. Bolsista no grupo de pesquisa Observatório do Comportamento do Consumidor, ela tem se desafiado a mergulhar em artigos científicos, muitos deles em inglês. Mas não abre mão da experiência prática nos laboratórios.


“A Unifor ajuda os alunos a se inserirem no mercado de trabalho. Ser a melhor do Norte e Nordeste tem um peso. A segunda coisa são as oportunidades: a Unifor abre portas para quem quer ir além” –  Laís Pires, estudante do curso tecnólogo de Marketing