null Orgulho Unifor: Egressa conquista primeiro lugar no Prêmio Gandhi de Comunicação 2022

Ter, 27 Dezembro 2022 15:39

Orgulho Unifor: Egressa conquista primeiro lugar no Prêmio Gandhi de Comunicação 2022

Egressa do curso de Jornalismo, Alice Araújo Lima venceu na categoria de Trabalho de Conclusão de Curso com o livro-reportagem “Batoque: Histórias de Resistência na Beira do Mar”


Alice é jornalista formada pela Universidade de Fortaleza e geógrafa graduada pela Universidade Estadual do Ceará (Foto: Alta Imagem Formaturas)
Alice é jornalista formada pela Universidade de Fortaleza e geógrafa graduada pela Universidade Estadual do Ceará (Foto: Alta Imagem Formaturas)

No curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o estudante pode escolher entre escrever uma monografia ou desenvolver um produto, que engloba podcasts, documentários e livros-reportagens, entre outros. Para concluir com "chave de ouro" sua graduação, Alice Araújo Lima, jornalista formada pela Unifor em 2021.2, optou pela segunda opção.

Intitulado “Batoque: Histórias de Resistência na Beira do Mar”, o livro-reportagem escrito pela egressa mescla geografia e jornalismo, a fim de dar visibilidade e estimular a discussão acerca dos direitos dos povos e comunidades tradicionais. Um ano após a sua criação, o produto rendeu à Alice, além da aprovação e o bacharel em jornalismo, o primeiro lugar na categoria Trabalho de Conclusão de Curso do Prêmio Gandhi de Comunicação 2022

Batoque: Histórias de Resistência na Beira do Mar

A obra conta a história da comunidade da Praia do Batoque, localizada em Aquiraz (CE), região distante 246 km de Fortaleza, bem como a trajetória de luta e resistência da população local, no período dos conflitos territoriais enfrentados pelos nativos entre os anos de 1980 e início dos anos 2000. Também é abordado a conquista do decreto de Reserva Extrativista para a comunidade, após sucessivas batalhas contra a especulação imobiliária, além de falar sobre a realidade atual da comunidade.


Batoque conta a história de resistências dos moradores da região, chamados de “batoqueiros” (Foto: Reprodução)

Lima conta que a obra é uma construção de anos, e que a ideia para o livro surgiu quando estudava Geografia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) – jornalismo é a segunda graduação da egressa. “Sempre tive vontade de trabalhar com o Batoque, mas, enquanto geógrafa, não consegui devido à burocracia. Mal sabia eu que no Jornalismo conseguiria colocar em prática esse sonho antigo”, explica a jornalista.

Processo de escrita 

Para construir o TCC, Alice aplicou no jornalismo os aprendizados adquiridos no curso de Geografia. A egressa já tinha muito material a respeito da Praia do Batoque, além do conhecimento prático que adquiriu por visitar constantemente o local durante o bacharelado em geografia. Assim, no processo de definir a temática do trabalho final, a geógrafa decidiu unir duas paixões – geografia e jornalismo – para falar do lugar que tanto admira. 

Após definir o formato, Lima se dedicou a ler outros livros-reportagens e a juntar mais material para a sua obra de dezembro de 2020 até julho de 2021. Em agosto do ano passado, passou para a fase de pré-entrevistas, definição de fontes e conversas com a Associação de Moradores do local que iria retratar no trabalho.


“Fui seguindo esse ritmo de produção: entrevistas, transcrições de áudios, produção de fotos (com a fotógrafa Marieta Rios e o fotógrafo local Maurício Gowdak), e definição de capítulos (baseados na música Beira Mar do Zé Ramalho), e escrita! Muita escrita! Cheguei a me isolar no Batoque uns três dias para escrever uma parte. Porém, o mais importante: pude conhecer e ouvir (coisas que amo) pessoas únicas nesse processo todo e transcrever seus relatos para as páginas deste livro”Alice Araújo Lima, jornalista e geógrafa

Quem acompanhou Alice nessa aventura pela Praia do Batoque foi a professora Mariana Fontenele, cuja orientação foi fundamental para o desenvolvimento do produto. “Desde quando comecei o curso, ela me acompanha. Já foi minha supervisora na TV Unifor, já orientou trabalho meu que venceu o Indício e representou a Unifor na Expocom Regional, enfim. O acompanhamento dela, a calma, a paciência, o profissionalismo, foram indispensáveis para que a construção desse TCC acontecesse”, afirma Alice.

Visibilidade aos “batoqueiros”

A temática escolhida pela jornalista visa debater, dar visibilidade e estimular a discussão acerca dos direitos dos povos e comunidades tradicionais – pauta tema da redação do Enem 2022. Em relação ao Batoque, a egressa explica que a comunidade lutou durante 30 anos contra a exploração desonesta do capital; da especulação imobiliária; e dos grandes empresários que usaram meios violentos para se apropriar de terras que são e sempre foram, por direito, dos “batoqueiros” – como são conhecidos os moradores do local. 

“Isso aconteceu e ainda acontece, não somente no litoral cearense, mas em outros recantos do Brasil, onde populações nativas são privadas do direito básico de morar no local que habitam em nome da lei do mais forte. Publicar histórias como os relatos de resistência dos batoqueiros é importante para inspirar outras comunidades, alertar sobre essa realidade de injustiça, e resguardar essas memórias para que todos possam saber que isso aconteceu e continua acontecendo Brasil afora, infelizmente”, reforça a geógrafa.

Daqui para frente, Alice revela que o foco é conseguir publicar o livro, para que mais pessoas possam ter acesso a essa história, agora premiada. A autora, no entanto, não descarta a possibilidade de utilizar o material colhido em outros formatos – quem sabe, reunir as nove horas de entrevistas e transformá-las em um radiodocumentário sobre o livro. 

Sensação de trabalho cumprido

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, uma Organização Não Governamental sediada em Fortaleza e criada para incentivar o fortalecimento da cultura de paz por meio da comunicação. A premiação fortalece a relação entre profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, assim como produtores de conteúdo online

Para Alice, conquistar o primeiro lugar na categoria Trabalho de Conclusão de Curso com o livro-reportagem “Batoque: Histórias de Resistência na Beira do Mar” é algo maravilhoso. A jornalista diz que sempre entendeu o “Gandhi” como uma premiação muito importante no jornalismo cearense, e recebê-lo após um ano da defesa de seu TCC foi uma sensação de trabalho cumprido com louvor.


A jornalista formada pela Unifor em 2021.2, Alice Araújo Lima, ganhou o Prêmio Gandhi de Comunicação 2022 pelo trabalho realizado no livro-reportagem “Batoque: Histórias de Resistência na Beira do Mar” (Foto: Arquivo pessoal) 

“Saber que profissionais da imprensa e da comunicação entraram num consenso e decidiram pelo meu livro-reportagem, dentre outros trabalhos tão incríveis, é muito especial! Não só para mim, como para a comunidade da Praia do Batoque, que tem uma história tão forte e necessária de ser repercutida, e todos que contribuíram para que essa narrativa pudesse ser contada”, finaliza Lima.