null Orgulho Unifor: Egressa defende tese de doutorado em universidade holandesa

Sex, 18 Novembro 2022 17:04

Orgulho Unifor: Egressa defende tese de doutorado em universidade holandesa

Isabelle Soares, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifor, explorou em sua pesquisa os aspectos sócio-espaciais da criatividade e a importância dos processos participativos no planejamento urbano


Em cerimônia na Universidade de Groningen, Isabelle recebeu seu diploma de doutorado no início de novembro deste ano (Foto: Arquivo pessoal)
Em cerimônia na Universidade de Groningen, Isabelle recebeu seu diploma de doutorado no início de novembro deste ano (Foto: Arquivo pessoal)

No último dia 3 de novembro, Isabelle Soares defendeu sua tese de doutorado “Explorando os aspectos sócio-espaciais da criatividade em espaços públicos de campi universitários holandeses”, na Universidade de Groningen (Países Baixos). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a hoje doutora apresentou uma interface entre evidências geradas por pesquisas e planejamento de desenho urbano na prática.

“Desde o bacharelado, tenho voltado meus estudos para a mobilidade ativa e os aspectos sociais dos espaços públicos. Meu principal tópico é como o ambiente construído afeta a criatividade, pois acredito que, através dela, nós criamos as cidades e aprendemos com as cidades”, explica a egressa sobre sua pesquisa, que foi realizada no Departamento de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da instituição holandesa.

Segundo a arquiteta, apesar de existirem métodos que podem ser usados em diversos locais do mundo, é necessário “pisar no chão” do lugar a ser estudado e aprender o que as pessoas pensam sobre ele e o que desejam para o futuro. 

Isabelle trabalhou no doutorado com análise de dados sócio-espaciais, sistema de informação geográfica (SIG), metodologias participativas público SIG, análises estatísticas e outras técnicas de pesquisa qualitativa. Ela defende que a escolha pelas metodologias se deve ao fato de que os processos participativos são fundamentais para um planejamento urbano eficaz.

“As metodologias de planejamento participativo são muito eficazes para promover a participação popular, planejamento e desenhos urbanos inclusivos, construção de consenso, aprendizado do conhecimento local e mobilização da ação social. Tanto como pesquisador quanto como planejador, é preciso conhecer antes de intervir”Isabelle Soares, egressa de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza

Trajetória acadêmica


Isabelle (ao centro) com seus orientadores do doutorado na Holanda (Foto: Arquivo pessoal)

Em sua experiência acadêmica e prática, Isabelle examinou consistentemente as inter-relações sócio-espaciais entre as escalas das cidades voltadas para a mobilidade ativa e os espaços públicos por meio da perspectiva do desenho urbano. Dessa forma, tem focado seus estudos na interface entre a pesquisa e a prática do planejamento urbano, utilizando métodos digitais para a participação e análise dos dados coletados.

Na dissertação de mestrado realizada na Universidade Mackenzie, por exemplo, ela investigou o movimento de pedestres no entorno de “nós de transporte” – pontos que concentram e redistribuem os usuários dos sistemas em diversas direções – na cidade de São Paulo e o espaço público como ambiente de interconexão entre modais.

A arquiteta destaca que a experiência no exterior, oportunizada pela Unifor enquanto ela era aluna de graduação, foi fundamental para que seguisse a carreira acadêmica. Em 2011, participou durante seis meses de um intercâmbio na École Nationale Supérieure D’architecture Paris La Villette, em Paris, por meio de uma cooperação bilateral entre as academias cearense e francesa.

“Essa parceria entre as duas universidades para que os alunos pudessem fazer esse intercâmbio, conhecer outras realidades, foi o que me inspirou a me tornar pesquisadora. O urbanismo é uma disciplina muito rica. O fato de eu ter feito o intercâmbio me possibilitou imergir mais nessa área, e esses conhecimentos me motivaram a pesquisar ainda mais sobre o tema”Isabelle Soares, egressa de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza

Troca de experiências

Ao longo de sua carreira acadêmica, Isabelle morou em Atlanta, Paris, São Paulo, Groningen e agora em Hannover, na Alemanha. Nos últimos anos, já como aluna de doutorado, publicou quatro artigos acadêmicos em revistas internacionais, orientou teses de mestrado e ministrou cursos e palestras, algumas dessas na Unifor para alunos de disciplinas sobre urbanismo.

A egressa relata que mantém uma relação próxima com a instituição, pois a reconhece como espaço de inovação, aberto a novas ideias: “Umas das coisas que mais admiro na Unifor é que – diferente de outros locais do Brasil, como São Paulo, por exemplo, onde há uma resistência a novas maneiras de fazer urbanismo –  ela é mais livre, mais aberta a mudanças e a novas formas de atuação da área. Existe uma vontade de fazer com que as coisas sejam melhores”.

Segundo ela, a Unifor leva a educação muito a sério, buscando sempre investir na melhoria do ensino e na inovação. Por isso a arquiteta pretende continuar mantendo contato com a instituição, tendo a oportunidade de, sempre que estiver em Fortaleza, apresentar seus trabalhos e vivências na área do urbanismo. “Ter me formado na Unifor me propiciou uma base educacional ótima e sou muito grata à instituição”, conclui Isabelle.