null Orgulho Unifor: Publicitário egresso da Unifor é destaque na criação de campanhas para grandes marcas

Ter, 21 Junho 2022 14:50

Orgulho Unifor: Publicitário egresso da Unifor é destaque na criação de campanhas para grandes marcas

Jonathan Cruz mora em Dubai e já trabalhou com empresas brasileiras e internacionais, como Bradesco, Adidas, Youtube, Google, Heineken e outras


O publicitário já morou em São Paulo e teve seus trabalhos reconhecidos em festivais e premiações internacionais na área da comunicação (Foto: Arquivo Pessoal)
O publicitário já morou em São Paulo e teve seus trabalhos reconhecidos em festivais e premiações internacionais na área da comunicação (Foto: Arquivo Pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, exporta para o mundo profissionais de excelência e de destaque. Em seu campus, a instituição oferece diversos aparatos para que seus alunos possam desenvolver habilidades e construir um portfólio de sucesso ainda durante a graduação. Esse é o caso de Jonathan Cruz, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor. 

Antes de entrar na Universidade, o publicitário trabalhava como assistente de marketing em uma escola de cursos profissionalizantes. Responsável por receber muito material gráfico e de campanhas, o futuro comunicador viu nessas peças algo interessante, que poderia investir como carreira. Foi assim que, de certa forma, Jonathan “caiu de paraquedas” na área da comunicação publicitária.

Vindo da periferia de Fortaleza, Cruz estudou na Unifor com auxílio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), e acabou se apaixonando por tudo o que a publicidade e a propaganda tinham a oferecer. Em sua trajetória acadêmica, o egresso estagiou no Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), onde pôde trocar experiências com pessoas e professores das mais distintas áreas da comunicação. Ele foi estimulado a pensar, a tentar, e a aprender com os erros, aspectos que foram essenciais em sua construção profissional e pessoal.

“A Unifor me proporcionou muita coisa bacana, como viagens para congressos, ser bolsista na agência experimental e as aulas com professores que guardo no meu coração até hoje. Sempre digo que a Unifor me ensinou a gostar do ‘desconforto do novo’; entrar na graduação me fez conhecer um mundo completamente diferente da minha realidade e me fez querer buscar mais dessas coisas”, declara o publicitário.

Trajetória profissional

Foi na disciplina de Introdução à Propaganda que Jonathan descobriu o que um diretor de arte fazia. “Pronto, é isso mesmo que eu quero ser”, pensou ele, após a definição apresentada pelo professor. A partir desse momento, passou a se apresentar como diretor de arte, ainda que mal soubesse abrir alguns softwares de criação. 

Após a conclusão do curso, Cruz se mudou para São Paulo, onde morou por cinco anos na capital e trabalhou na área de Direção de Arte Criativa em grandes agências de publicidade, como a Publicis Brasil, R/GA e Suno United Creators. Com um portfólio recheado, resultado de suas experiências, o publicitário recebeu, em 2021, uma proposta para morar em Dubai e trabalhar na agência “número um” do Oriente Médio e da África, a Havas Middle East

Então, o egresso arrumou as malas e foi rumo a uma das cidades mais conhecidas dos Emirados Árabes Unidos. Na Havas, Jonathan atuou como Diretor de Arte Criativa durante quase um ano, período no qual adquiriu ainda mais conhecimento profissional e, principalmente, pessoal. Atualmente, trabalha na agência Horizon FCB, também localizada em Dubai, onde continua na posição de diretor de arte.

Campanhas

Ainda quando morava no Brasil, Jonathan realizou um filme publicitário para o banco Bradesco, criado para o Dia das Crianças e intitulado “Redefinindo a Intolerância”. Na produção, as crianças são perguntadas sobre o significado de termos que definem a intolerância hoje em dia, como racismo, bullying, xenofobia etc. “As respostas foram incrivelmente puras e completamente diferentes do que elas significavam, porque o conceito final era que a gente não nasce intolerante, mas que a sociedade ajuda a construir isso”, explica o diretor de arte.

Em 2021, enquanto trabalhava na Havas Middle East, Cruz fez parte do time que desenvolveu o primeiro “Liquid Billboard” (“outdoor líquido”, em tradução livre) do mundo, no qual atuou como Diretor de Arte. A campanha foi produzida para promover a nova coleção de moda praia da marca esportiva Adidas, e foi lançada presencialmente em uma das praias mais frequentadas de Dubai. 

O projeto tinha o intuito de celebrar e incentivar a participação feminina no esporte, mostrando o compromisso da marca em tornar esse ambiente cada vez mais acessível e inclusivo. A campanha consistia em uma instalação de cinco metros de altura e três de profundidade, que suportava 11.500 litros de água e estava aberta ao público, convidando meninas e mulheres para um mergulho. 

Para Cruz, esse projeto trouxe muitas alegrias nos últimos tempos. “Foi empolgante e desafiador participar de algo tão grande e significativo para essa região, além de estar sendo endossado por uma marca global como a Adidas. Só tenho a agradecer a todo mundo que fez parte, porque projetos assim são impossíveis de se fazer sozinho. Essa campanha ganhou muita repercussão local e global, e acho que, ao todo, já temos mais de 30 prêmios que ganhamos com ela, em premiações locais e nos maiores festivais do mundo”, afirma o publicitário.
 
Recentemente, o egresso atuou como Diretor de Arte em um projeto que envolvia a criação de NFTs (tokens não fungíveis) para uma Organização Não Governamental (ONG) do Egito, responsável por cuidar dos filhos de mulheres que estão presas por não conseguirem pagar pequenos empréstimos. Os artefatos digitais são utilizados, em geral, para ajudar suas famílias com necessidades básicas. 
 
A campanha, chamada “Breakchains with Blockchain”, contou com a ajuda de ilustradores ao redor do mundo, que criaram peças de arte digital para serem vendidas como NFT, e toda a renda arrecadada foi utilizada para pagar a dívida dessas mulheres e retirar suas sentenças de prisão. O projeto foi um sucesso e, no total, conseguiu ajudar 17 mães. O intuito é continuar com a iniciativa e ajudar cada vez mais mulheres. 

Premiações

Ao participar da criação do outdoor líquido para a Adidas, Jonathan garantiu, juntamente com a agência responsável pela realização da campanha, diversos prêmios para o seu currículo, como o Grand Prix, do Cresta International Advertising Awards, premiação cujo objetivo é reconhecer os altos padrões de realização criativa na publicidade internacional, design digital e indústria de comunicações de marketing

Porém, o publicitário já tinha na bagagem outras premiações ao longo de sua carreira, como o Bronze Lion do Cannes Lions International Festival of Creativity de 2019, na categoria “Social & Influencers” pela campanha “Firefly”, do Banco Bradesco. Seu trabalho também foi reconhecido no festival internacional El Ojo de Iberoamérica, o mais importante do mundo em relação à perspectiva latina sobre a criatividade, e no Wave Festival, evento que promove os trabalhos mais originais e criativos da área da comunicação latina e hispano-americana. 

No final de junho deste ano, Cruz foi premiado novamente no festival francês, desta vez em nove categorias e com duas campanhas diferentes. O Liquid Billboard ganhou o Grand Prix na categoria "Outdoor", além de um Gold Lion, dois Silver Lions e um Bronze Lion; e um Silver Lion na categoria "Media". O outro projeto premiado no qual o egresso atuou como Diretor de Arte foi o "Breakchains with Blockchain", que levou três Silver Lions para casa: um na categoria "Media", outro em "Digital Craft" e o último em "Creative Commerce".