null Orgulho Unifor: Revista internacional repercute pesquisa de egresso do curso de Jornalismo sobre mídias sociais

Qua, 12 Maio 2021 16:20

Orgulho Unifor: Revista internacional repercute pesquisa de egresso do curso de Jornalismo sobre mídias sociais

Artigo, que envolve formadores de opinião e o ex-presidente Donald Trump, revela atuação de “bots” em redes sociais mesmo depois das eleições norte-americanas de 2016. Ilo Aguiar Alexandre é graduado em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é membro de centros de pesquisa em Portugal e nos Estados Unidos.


Ilo Aguiar revela que seu interesse pela internacionalização da pesquisa surgiu durante os anos na Universidade de Fortaleza. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ilo Aguiar revela que seu interesse pela internacionalização da pesquisa surgiu durante os anos na Universidade de Fortaleza. (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma das mais prestigiadas revistas internacionais para estudo dos impactos sociais da tecnologia da informação, a Social Science Computer Review (SSCR) publicou, nesta terça-feira (11), o artigo de Ilo Aguiar Alexandre, ex-aluno do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. A pesquisa traz um recorte inédito de análise de posts no Twitter sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Fazendo um trocadilho com o bordão do político que viralizou na época da campanha eleitoral, “make America great again” (“torne a América grandiosa novamente”, em tradução livre), o artigo é intitulado “Make Tweets Great Again: Who Are Opinion Leaders, and What Did They Tweet About Donald Trump?” (“Torne os Tweets Grandiosos Novamente: Quem são líderes de opinião, e o que eles tweetaram sobre Donald Trump?”, em português). Com saída bimestral, a SSCR é uma publicação interdisciplinar que aborda os usos da computação para ensino e pesquisa na área das Ciências Sociais. 

“O uso de redes sociais, especialmente do Twitter, sofreu uma transformação com a corrida eleitoral de 2016 à Casa Branca. As plataformas ganharam contornos de ferramentas políticas, que seguem até hoje e vão em expansão, como no Brasil. Embora o conteúdo dos próprios tweets de Donald Trump já tenha sido alvo de estudos, faltava entender uma outra parte dessa nova dinâmica, olhando para o que também falam os chamados formadores de opinião”, explica o jornalista.

Com esse mote, a investigação parte de um banco de 3 milhões de tweets com a palavra “Trump”, que foram feitos durante o primeiro mês de governo do ex-presidente, para identificar os formadores de opinião. Em seguida, a amostra foi submetida a uma Análise de Redes Sociais (SNA), em que a medida de “eigencentrality”, forma de medir a influência de um usuário, permitiu identificar os atores mais centrais na estrutura da rede.

Uma vez selecionados estes “protagonistas”, foi feita uma codificação manual de “atributos” de cada perfil, como país de origem, língua, gênero e profissão. Para analisar o conteúdo, os tweets foram submetidos a uma análise de Topic Model, que permitiu encontrar os termos mais recorrentes durante o período analisado.

“Descobrimos que a maioria dos formadores de opinião no Twitter são veículos de mídia e jornalistas, com viés político de centro-esquerda, e também ‘bots’. O destaque é que esses perfis robôs foram também bastante influentes. Eles já tinham sido detectados ao longo da corrida eleitoral de 2016, mas continuaram presentes. Entre os líderes de opinião, estava um perfil que teve a conta suspensa e que, segundo o governo norte-americano, era ligado ao governo russo”, explica o autor.

Ilo Aguiar Alexandre realizou o estudo com material recolhido pelo Computational Media Lab da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, do qual é membro. Ele também integra o iNOVA Media Lab da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, onde reside desde 2012.

Foi a Unifor que me fez enxergar as possibilidades para uma carreira internacional. Durante a graduação, passei um ano estudando em Lisboa pelo intercâmbio do curso de Jornalismo e foi nesse período que estabeleci contato com professores que depois seriam importantes para minha decisão de fazer mestrado e doutorado em Portugal”, conta.

Além de graduado em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza, Ilo Aguiar Alexandre é Doutor em Media Digitais e Mestre em Novos Media e Práticas Web pela Universidade Nova de Lisboa. Em Fortaleza, foi editor-chefe do G1 Ceará, no Sistema Verdes Mares de Comunicação, do Grupo Edson Queiroz.

O artigo pode ser lido na íntegra clicando aqui.