null Professora de Psicologia lança livro sobre cirurgias estéticas e corpo na sociedade de consumo

Professora de Psicologia lança livro sobre cirurgias estéticas e corpo na sociedade de consumo

Escrito pela docente Janara Pinheiro, o livro “As Cirurgias Estéticas na Sociedade de Consumo: Análise Psicossocial das Metamorfoses do Corpo” será lançado dia 16 de maio


Janara Pinheiro Lopes é psicóloga-clínica, psicanalista e membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS). (Foto: Ares Soares)
Janara Pinheiro Lopes é psicóloga-clínica, psicanalista e membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS). (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove o lançamento do livro “As Cirurgias Estéticas na Sociedade de Consumo: Análise Psicossocial das Metamorfoses do Corpo”, de Janara Pinheiro Lopes — professora do curso de Psicologia e membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS). Aberto ao público, o evento acontece no dia 16 de maio, às 9h30, no auditório da Biblioteca Central da Unifor.

Segundo a autora, a obra é fruto de uma pesquisa de mestrado tecida por um viés interdisciplinar, seguindo como referencial de base a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt aliada à Teoria Psicanalítica Freudiana. O objetivo foi, considerando a sociedade de consumo, investigar os sentidos sociais e subjetivos do corpo metamorfoseado de mulheres que realizaram repetidas cirurgias estéticas. Com as narrativas, atentou-se para um corpo sujeito detentor de uma história.

“Um dos méritos deste livro reside em esclarecer que a sociedade de consumo não implica na crença em um mundo de abundância, mas aponta para uma cultura em que os signos do consumo se estabelecem como fonte produtora de subjetividades e lugar de reconhecimento intersubjetivo”, esclarece Fátima Severiano, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autora do prefácio da obra.

Em razão das experiências vivenciadas durante a trajetória na docência, Janara revela que o interesse de escrever a obra surgiu ao refletir como a sociedade do consumo é um tema de interesse para diversas áreas de conhecimento. Diante da relevância, a comunidade acadêmica desenvolve projetos e analisa os resultados em relação a essa temática.

“A partir das discussões com estudantes em salas de aula, das apresentações em congressos ao discutir os resultados da pesquisa de mestrado, das supervisões de estágios em psicologia nas instituições de saúde, além dos atendimentos psicanalíticos no consultório privado ao acompanhar sujeitos que necessitavam de intervenções interdisciplinares, foi sendo delineada a necessidade da produção do livro para problematizar essa temática impactante nos nossos dias atuais”, explica a docente.

Sobre o lançamento

O evento de lançamento do livro está sendo organizado pelo LAEpCUS e terá como convidadas Juçara Mapurunga, Sabrina MatosLeônia Teixeira, psicanalistas e professoras do curso de Psicologia da Unifor, além de Fátima Severiano, docente de Psicologia da UFC. Durante a conversa, serão abordados os conceitos da obra e sua construção.

A temática do livro também será um episódio do podcast Psicologia Polifônica, que vai ao ar nas plataformas digitais da Unifor. Esta iniciativa visa debater temas importantes da psicologia de forma simples e direta, sendo fruto da parceria entre a Diretoria de Comunicação e Marketing com as coordenações dos cursos de Psicologia da Unifor.

Sobre a autora

Janara Pinheiro Lopes é psicóloga clínica, psicanalista e membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS). Professora do curso de graduação em Psicologia da Unifor, Janara é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Também é especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni), do Espírito Santo. 

Serviço

Lançamento do livro “As Cirurgias Estéticas na Sociedade de Consumo: Análise Psicossocial das Metamorfoses do Corpo”
Data: 16 de maio de 2022
Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza