null Professores Rogério Barros e Renata Torquato, do Eges, participam de palestra sobre empreendedorismo de impacto

Professores Rogério Barros e Renata Torquato, do Eges, participam de palestra sobre empreendedorismo de impacto

O evento aborda como temáticas principais o ESG (ambiental, social e governança corporativa) na Indústria e venture building (co-criação) de negócios de impacto


Os professores da Unifor atuam no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Unifor (Foto: Ares Soares)
Os professores da Unifor atuam no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Unifor (Foto: Ares Soares)

Os professores do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, Rogério Nicolau e Renata Torquato, participam do painel “Empreendedorismo de Impacto” nesta quarta-feira, dia 25. Rogério é fundador e coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) e Renata atua como gerente de Projetos Especiais do EGES. A iniciativa faz parte da segunda edição do ciclo de palestras “Go ESG”, que aborda como temáticas principais o ESG (ambiental, social e governança corporativa) na Indústria e venture building (co-criação) de negócios de impacto.

O evento acontece das 13 às 18 horas, na sede da Planet Coworking Fortaleza (rua Major Facundo, 692 – Centro). Os painéis e apresentações trazem casos de sucesso, como o do Núcleo de ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e projetos de ESG nas indústrias Aeris Energy e Vulcabras. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas na página do evento ou nas redes sociais da Planet Coworking Fortaleza.

“Nós vamos falar sobre empreendedorismo de impacto, levando para essa questão da sustentabilidade, da gestão e da liderança. A gente entende que hoje tudo isso é muito estratégico dentro das empresas. É muito importante a conexão do Eges com os eventos que debatam esse tema do empreendedorismo associado sempre às questões de ESG, de governança, de sustentabilidade, às questões ambientais, pois tudo isso está muito interligado”, explica a professora Renata Torquato.

O evento é realizado pela Planet Coworking, em parceria com a All About Eventos, e será promovido nas últimas quartas-feiras de cada mês neste ano. Os encontros temáticos apresentam boas práticas e discutem aspectos da sustentabilidade, ESG (ambiental, social e governança corporativa) e negócios de impacto social. Em cada evento são convidados a participar líderes especialistas nos assuntos.

Programação 

Nesta edição de maio do “Go ESG” serão realizados dois painéis. O primeiro, sobre “Venture Building (cocriação) de Negócios de Impacto”, tem como convidados Haroldo Rodrigues Júnior, sócio da IN3, investidora de negócios de impacto, com mediação de Dulce Tigre, CEO, da AceleraSe Ventures, de Aracaju (SE). 

O painel seguinte aborda o tema “Empreendedorismo de Impacto”, do qual participam os professores da Unifor Rogério Nicolau e Renata Torquato. Na ocasião  será apresentado o case da CorreAquiCe, startup acelerada pela SomosUm, a ser feita pela sócia Nathalia Bayer. A mediação fica por conta de Betty Bonaparte, cofundadora da Planet Coworking Fortaleza.

 A presença e a aplicabilidade do ESG na Indústria serão debatidos a partir das 16 horas, na segunda parte do evento. No painel será apresentado um trabalho desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará, que resultou no recém-criado Núcleo de ESG da FIEC. A palestra será de Alcileia Sena de Farias, coordenadora do núcleo. Dois casos de sucesso de boas práticas de políticas de ESG em indústrias com atuação no Ceará, serão apresentados: o da indústria de aerogeradores Aeris Energy, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e da fábrica de calçados da Vulcabras, com unidade industrial em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza.

Boas práticas em destaque

“O Go ESG é uma plataforma de pesquisa e interação empresarial para fomentar o conhecimento sobre as boas práticas ESG, Negócios de Impacto e o que tudo isso tem representado positivamente para alavancar os negócios e a economia em nosso país, trazendo ideias e soluções, além de explicar ao mercado o que esse tema agrega de valor para o cotidiano dos empresários”, explica Betty Bonaparte, coordenadora do evento e CEO da Planet Coworking.

O objetivo do evento é ampliar o debate sobre ESG e negócios de impacto socioambiental e atrair a participação de instituições privadas (universidades, incubadoras, aceleradoras, investidores, hubs de inovação, grandes, médias e pequenas empresas) em sintonia com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e outros atores do ecossistema de empreendedorismo de impacto.

SERVIÇO

Go ESG – 2ª edição do Ciclo de Palestras sobre ESG e Negócios de Impacto
Data: 25 de maio (quarta-feira)
Horário: 13 às 18 horas
Local: Planet Coworking – Rua Major Facundo, 692 – Centro – Fortaleza, CE
Informações e inscrições na página do evento ou nas redes sociais da Planet Coworking Fortaleza.
 

Programação Go ESG

13 h Credenciamento

14h Abertura: Vídeo de apresentação Planet Coworking

14h05 Boas-vindas e apresentação dos objetivos do evento

14h10 Painel “Venture Building (cocriação) de Negócios de Impacto
Haroldo Rodrigues Júnior, socio da IN3;
Mediadora: Dulce Tigre, CEO da AceleraSe - Aracaju

15h00 Painel “Empreendedorismo de Impacto” 
professor Rogério Nicolau, fundador e coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza (Unifor); 
professora Renata Torquato, gerente de projetos especiais do EGES da Unifor
Nathalia Bayer, empreendedora social da startup Corre Aqui Ce (acelerada pela Somos Um).
Mediadora: Betty Bonaparte, cofundadora da Planet Coworking Fortaleza
 
15h30 Coffee break – Giardino Buffet (Negócio de Impacto Social acelerado pela Somos Um)

16h Painel “A Cultura de Inovação na Indústria – O exemplo do Núcleo de ESG-FIEC” 
Alcileia Sena de Farias, Coordenadora do Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

17h Casos de Sucesso de ESG na Indústria
Aeris Energy
Vulcabras

18h Encerramento