null Projeto idealizado por Unifor e Sefaz-CE diminui tempo de espera no órgão

Qua, 28 Dezembro 2022 10:06

Projeto idealizado por Unifor e Sefaz-CE diminui tempo de espera no órgão

A iniciativa consiste na Automação Inteligente de Processos, ou seja, processos repetitivos que eram feitos manualmente por servidores públicos da Sefaz, passaram a ser realizados por robôs.


Carlos Caminha é docente da Unifor e coordenador do projeto que vem dando agilidade aos processos na Sefaz-CE (Foto: Ares Soares)
Carlos Caminha é docente da Unifor e coordenador do projeto que vem dando agilidade aos processos na Sefaz-CE (Foto: Ares Soares)

Um projeto criado na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foi responsável por acelerar a resolução de processos na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, chegando a reduzir o tempo de espera do contribuinte de 61 dias para 24 horas.

A iniciativa consiste na Automação Inteligente de Processos, ou seja, processos repetitivos que eram feitos manualmente por servidores públicos da Sefaz, passaram a ser realizados por robôs que simulam o comportamento humano nos sistemas. A diferença é que o software realiza essas tarefas incomparavelmente mais ágil do que uma pessoa faria.

Para que essa automação fosse possível, uma tecnologia conhecida como “Robotic Process Automation (RPA)” é associada a técnicas de Inteligência Artificial, que possibilitam a realização de tarefas complexas pelos robôs, como a leitura e identificação de documentos. Entre os resultados positivos da Automação Inteligente de Processos, a Secretaria da Fazenda aponta:

  • Mais de cinco mil processos julgados de forma automática;
  • Redução no tempo de julgamento de um processo de 40 minutos para menos de um minuto;
  • Redução no tempo médio de resposta ao contribuinte de 61 dias para um dia;
  • Redução de quase 1.700 horas de trabalho manual de servidores públicos em tarefas repetitivas que poderiam levar ao desenvolvimento de doenças articulares.

Além disso, os robôs também conseguem receber, validar e encaminhar documentações para fases seguintes, gerando mais celeridade nos processos. “O projeto teve duração de 20 meses, chegando ao fim em dezembro de 2022, no entanto, há interesse da Sefaz e da Unifor em renová-lo”, anuncia Carlos Caminha, docente do curso de Ciências da Computação da Unifor e coordenador do projeto.

Parceria Unifor e Funcap

O projeto foi desenvolvido por meio de financiamento do Programa Cientista Chefe, uma parceria entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Governo do Estado do Ceará. A parceria visa trazer inovação para a gestão pública estadual por meio do trabalho cooperativo entre cientistas e gestores públicos.

Segundo Caminha, o Programa investe em tecnologia no estado e estreitado a parceria entre universidade e órgãos do governo. “É importante dar visibilidade ao trabalho que a Unifor vem realizando junto ao governo e os retornos que isso tem para a sociedade”.