null Projeto realizado por alunos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza ganha prêmio no Dragão Fashion Brasil

Ter, 4 Agosto 2020 15:29

Projeto realizado por alunos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza ganha prêmio no Dragão Fashion Brasil

Estudantes co-produziram o filme de moda “Noa, Você Está Sozinha?”, que recebeu honraria máxima em concurso do festival.


Cena de “Noa, Você Está Sozinha?”. Realizado por alunos da Unifor, o vídeo utiliza moda e futurismo para abordar questões sociais (Imagem: Divulgação)
Cena de “Noa, Você Está Sozinha?”. Realizado por alunos da Unifor, o vídeo utiliza moda e futurismo para abordar questões sociais (Imagem: Divulgação)

Futurismo, solidão e tecnologia definem o fashion film “Noa, Você Está Sozinha?”, que acaba de ser eleito o melhor do ano em concurso audiovisual do festival Dragão Fashion Brasil, um dos mais importantes para os ramos da moda, da comunicação e do empreendedorismo. Parte de uma trilogia, ele é fruto da parceria entre alunos das graduações em Jornalismo e Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

“Quando ingressei no curso de Jornalismo da Unifor, criei afinidade com a fotografia e, conforme eu seguia com os projetos do Núcleo Integrado de Comunicação, acabei me envolvendo com o ramo da moda”, explica Lucas Ervedosa, um dos principais responsáveis pelo filme. Foi por meio do curso e de interesses em comum que ele se aproximou de João Estelito, colega de diferentes projetos acadêmicos e profissionais.

Atraídos pela atmosfera social e transgressora da moda, ambos decidiram produzir uma trilogia audiovisual, com narrativas independentes, para a 2° edição da mostra “Move Moda” do Dragão Fashion Brasil – um concurso de fashion films e curtas-metragens que integra o Festival, realizado online em 2020. Com um dos três filmes produzidos atingindo honraria máxima no concurso, as expectativas de ambos para o futuro não poderiam ser melhores.

“Vejo essa nossa conquista como um sonho se tornando realidade. Acredito bastante no poder dos três projetos, e descobrir que um deles foi honrado como vencedor é muito gratificante e contribui bastante para minha integridade artística e de trabalho. No final, isso só me motiva mais ainda a continuar meu trabalho junto às pessoas que me oferecem todo apoio que preciso, incluindo amigos e familiares.”

Lucas Ervedosa, aluno do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza.

Ervedosa ressalta que, em sua jornada acadêmica, teve o privilégio de conhecer três grandes mentores, essenciais para que pudesse prosperar em seus interesses: Ricardo Bessa, professor da disciplina “História da Moda”; Renata Santiago, professora da disciplina “Produção de Moda”; e Ana Paula Farias, professora da cadeira de “Jornalismo Comunitário”.

Para Ana Paula, a notícia da vitória foi recebida com grande orgulho: “Eu conheço de perto o João Estelito e o Lucas Ervedosa, e posso dizer que, além de talentosos, são ousados e com enorme capacidade de estabelecer relações entre as mais diversas áreas. Fico extremamente feliz ao saber que nós temos alunos que se arriscam em suas criações, que se oferecem ao olhar do outro sobre si. Tudo isso é muito inspirador no processo ensino e aprendizagem”, ela conta.

De acordo com a professora, por ser uma co-produção entre alunos de diferentes áreas, o fashion film premiado é resultante das interfaces que a Universidade possibilita entre os cursos de graduação, e que propiciam experiência rica para docentes e discentes.

“Momentos como esse, para mim, são uma demonstração da boa formação que que nós oferecemos, sendo ela específica e holística ao mesmo tempo. É uma formação assegurada em sala de aula, mas que ela vai muito além dela. [...] Gostaria ainda de ressaltar o fato dessa produção ter sido feita em plena quarentena, com tudo isso acontecendo. Esse detalhe comprova o papel da Universidade, que transcende até as suas estruturas físicas quando se alicerça no capital humano”, finaliza Ana Paula.

Sobre o projeto

Para concorrer em quatro categorias do Festival, foram realizados e inscritos três fashion films, “Noa, Você Está Sozinha?”, “Lasciva” e “Plúmula”, dos quais o primeiro conquistou o título de Fashion Film Independente do Ano”. “Conseguimos gravar dois [fashion films] antes da quarentena, e o terceiro fizemos à distância. A edição/finalização dos três foi feita de maneira home office por videochamadas”, explica João Estelito, que assumiu a posição de produtor.

Ele destaca que a equipe dos três filmes, que juntos formam a trilogia “Manifesto”, é predominantemente formada por alunos da Unifor. Além dele e de Lucas, que são do curso de Jornalismo, o time incluiu diversos alunos curso de Cinema e Audiovisual, sendo eles Pedro Ferreira, Raissa Vicença, Julia Rabay, Daniela Barros e Gabriel Goersch.

Em “Noa”, Goersch assumiu a função de co-diretor. “Eu entrei no projeto após convite do Lucas, para ajudá-lo a pôr em prática algumas ideias de roteiro, que de cara curti demais”, conta ele. “O Lucas já havia realizado diversos fashion films e se encontrava mais engajado no meio da moda, ficando à frente de todo o projeto, enquanto fiquei responsável por guiá-lo dentro das linhas de possibilidades audiovisuais”.

Para a produção do vídeo, Gabriel teve auxílio de Julia Rabay, que foi responsável pela direção de fotografia, e Esaú Pereira, para assistência de direção, produção audiovisual e montagem. “O apoio da Unifor se deu pela experiência e networking adquirido ao longo de nossas formações. Sem as possibilidades e portas que a Unifor nos abriu, não seria possível a realização do projeto; afinal, a Universidade foi a maior ligação entre os integrantes dele”, comenta o estudante.

Ambientado em um contexto futurista, “Noa, Você Está Sozinha?” traz uma protagonista que está quarentenada após um vírus de computador causar sintomas físicos em humanos e provocar uma pandemia. O fashion film aborda temáticas como monofobia, “Modernidade Líquida”, “Estado de Confinamento” e influências da Internet. Para a composição do universo do filme e das personagens, foi explorada a cultura das “E-Girls”, garotas que acompanham uma tendência estética da moda nas mídias sociais online.

O resultado pode ser conferido a seguir.