null Quer livros para se inspirar? Confira estas sugestões de alunos da Unifor

Seg, 30 Maio 2022 18:03

Quer livros para se inspirar? Confira estas sugestões de alunos da Unifor

Discentes da Universidade de Fortaleza falam sobre a importância da leitura para o crescimento pessoal e dão dicas de livros que marcaram suas vidas


Os livros são pontes para novos mundos, novas realidades e novos aprendizados (Foto: Getty Images)
Os livros são pontes para novos mundos, novas realidades e novos aprendizados (Foto: Getty Images)

Ao longo dos anos, desde que surgiram no séc. XV, os livros se popularizaram e conquistaram as prateleiras de milhares de pessoas ao redor do globo, expandindo seus repertórios culturais e se firmando como uma das principais formas de expressão, sentimentos e experiências inventadas até então. Não importa o seu tamanho, a quantidade de páginas ou o gênero a que pertencem, os livros auxiliam na formação e no desenvolvimento do ser humano.

A leitura tem o poder de transformar e engrandecer a vida do indivíduo que se permite entrar em novos universos. Criar uma intimidade com o hábito da leitura amplia os horizontes, desenvolve a criatividade e permite que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e, até então, inimagináveis. Além disso, a prática desperta o leitor para um novo mundo de palavras, o auxiliando na construção do que gosta, do que quer e do que sonha. 

O fim do semestre letivo e a chegada das férias representam, para muitos estudantes, o momento perfeito para colocar a leitura em dia. Nesta edição, o Unifor Notícias entrevistou três estudantes da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acerca de seu contato com os livros, e como a leitura frequente permitiu que suas imaginações voassem alto. Confira:

Ler, compreender e internalizar

Apaixonada por livros, Joana Damasceno, graduanda em Direito pela Unifor, começou a ler cedo, em torno dos quatro anos de idade. Sempre muito estimulada por seus pais, a aluna afirma que esse suporte e incentivo foram essenciais para o desenvolvimento da relação íntima que possui hoje com a leitura, já que, sempre antes de dormir, seus progenitores liam histórias para ela. 

A futura advogada compartilha que a leitura impacta em todos os âmbitos de sua vida: “Pessoalmente, eu me sinto extremamente realizada e satisfeita quando leio. Isso me permite aumentar meu repertório sociocultural, tanto em conversas informais quanto em debates. Profissionalmente, impacta demais, em especial por causa do meu curso. Então, já ter o hábito facilitou muito, porque o exercício da leitura não é apenas ler, é ler, compreender e internalizar”, pontua Damasceno.

Nas palavras da discente, a leitura é uma das artes mais bonitas que o mundo tem a oferecer. Ela reforça esse pensamento ao explicar que a “sexta arte” se traduz na capacidade que o leitor adquire de ver o mundo pelos os olhos e entendimento de outras pessoas, ao mesmo tempo em que carrega em si o direito de concordar ou discordar com o que está lendo e assimilando.


Ao alimentar o hábito da leitura, Joana busca tanto o conhecimento profissional quanto o conhecimento de mundo, e diz estar ansiosa para aproveitar o descanso do meio do ano e atualizar sua lista de livros (Foto: Acervo pessoal) 

Ao ser questionada sobre qual obra literária teve um grande impacto em sua vida, Damasceno afirma que escolher apenas um único exemplar é uma tarefa complicada, “porque, ao ler um livro uma vez em um determinado período da vida, você obtém uma impressão sobre ele naquele momento. Se após dois anos você o ler novamente, com certeza terá uma nova impressão, seja diferente ou seja algo a acrescentar naquela antiga [impressão] que você adquiriu”, explica.

Mas, se for para escolher um, Joana fala com carinho do livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago. Para ela, o autor utiliza, de forma genial, a cegueira como uma metáfora, e trata de questões humanas de uma forma nua e crua. A obra permitiu que os conhecimentos técnicos sobre figuras de linguagem fizessem ainda mais sentido para a aluna, pois pôde ver e analisar de forma crítica na prática.

Infinitos benefícios

Felipe Guerreiro, aluno do primeiro semestre do curso de Ciências Econômicas da Universidade, conta que, hoje, a leitura é algo constante em sua vida. Entretanto, o hábito não foi desenvolvido na infância, mas sim em sua adolescência, ao ler livros de fantasia, que o estimularam a mergulhar de cabeça no universo literário. A partir desse momento, ele pôde perceber a importância dessa prática em sua vida.

Ao manter uma relação de proximidade com os livros, Felipe relata que é “difícil enumerar a enorme quantidade de benefícios que a leitura proporcionou em minha vida. Porém, alguns dos maiores foram o aprimoramento da criatividade e uma mudança e aperfeiçoamento no senso crítico diante do mundo que me rodeia, bem como um conhecimento cada vez mais agregado e enraizado em mim", pontua.


Felipe Guerreiro, aluno de Ciências Econômicas, pretende se aprofundar cada vez mais na leitura e colocá-la em prática no período de férias (Foto: Acervo pessoal)    

Para o futuro economista, a leitura se tornou imprescindível em seu desenvolvimento profissional e pessoal, e serve como um escape de sua rotina. Além disso, dedilhar as páginas de um livro é um momento único e somente seu, no qual pode estimular sua imaginação e adquirir mais conhecimento. Em suas viagens a diferentes universos literários, Guerreiro indica a obra “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, do psicólogo e economista Daniel Kahneman, e afirma que o livro o mostrou uma forma de lidar com as emoções no ambiente empresarial. 

Portas para novos mundos

Quando criança, Fernanda Cruz era uma leitora fervorosa. Lia os livros que seus pais e tios davam, além dos indicados pelo colégio onde estudava, e gostava muito disso. Com o passar dos anos e a alta demanda acadêmica, esse hábito se perdeu um pouco. No entanto, ela afirma estar retomando aos poucos sua relação de proximidade com os livros, pois é algo muito prazeroso para a estudante.

A discente do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor pontua que a leitura explora muito de seu imaginário e lado criativo, aspectos importantes para a sua futura profissão. “Eu acredito que manter o hábito da leitura ajuda muito nesse lado da imaginação, além de expandir o vocabulário, porque você está tendo contato direto com a língua”, pondera Cruz.

Para a futura publicitária, a leitura é uma combinação de vários aspectos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional: a prática é um escape da vida real, principalmente quando envolve textos mais narrativos e fantasiosos, permitindo uma maior imersão na história; além de ser um modo efetivo de adquirir conhecimento, tanto em livros técnicos quanto imagéticos, e uma maneira de estimular a inventividade. 


Nas férias, Fernanda pretende dar continuidade às suas leituras, e explorar mais livros de romance, por já estar habituada com livros técnicos e acadêmicos (Foto: Acervo pessoal)

Aos amantes da leitura, Fernanda indica dois livros: o clássico “Metamorfose”, de Franz Kafka, e a saga “Harry Potter”, conhecida e amada por tantos jovens ao redor do mundo. Em relação a livros técnicos, a aluna recomenda as obras “Confiança Criativa: Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias”, dos autores Tom e David Kelley, que trata sobre inovação e criatividade, e “Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias”, do autor Tim Brown. 

“Esses dois últimos livros, ‘Confiança Criativa’ e ‘Design Thinking’, me marcaram como profissional, e ‘Metamorfose’ e a saga ‘Harry Potter’ me marcaram como pessoa. Eles também me fizeram observar o meu redor de uma maneira diferente, perceber o mundo com outros olhos”, finaliza a estudante.