null Setor de fisioterapia do NAMI amplia atendimento para horário noturno

Qua, 22 Junho 2022 15:44

Setor de fisioterapia do NAMI amplia atendimento para horário noturno

As consultas acontecem por hora marcada de 17h às 21h para pacientes encaminhados por convênios de saúde ou de forma particular


A ampliação do horário de atendimento do núcleo de fisioterapia do NAMI é uma demanda antiga do público atendido no espaço (Foto: Ísis Rebouças)
A ampliação do horário de atendimento do núcleo de fisioterapia do NAMI é uma demanda antiga do público atendido no espaço (Foto: Ísis Rebouças)

O setor de fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), referência no Norte e Nordeste, ampliou o atendimento aos pacientes para o horário noturno, funcionando agora de 17h às 21h. A ampliação no atendimento, segundo Danielle Hortêncio, fisioterapeuta e responsável técnica do núcleo de fisioterapia, visa atender demanda antiga do público que não tem disponibilidade para ir ao setor pela manhã ou à tarde.  O NAMI é mantido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz.

“Atendemos também à noite as áreas de fisioterapia clínica, fisioterapia do assoalho pélvico, fisioterapia dermato funcional, saúde do idoso e saúde do atleta, além de ofertamos pilates com foco no fortalecimento e na reabilitação, quando o paciente já tem algum diagnóstico”, explica Danielle Hortêncio. 

Com exceção do pilates, que acontece às terças-feiras e quintas-feiras, todas as áreas estão disponíveis para atendimento de segunda a sexta-feira, beneficiando usuários dos seguintes convênios de saúde: Unimed Multiplan, Cafaz Saúde, Hapvida Pleno e BC Saúde. O serviço também atende de forma particular.


Danielle Hortêncio é responsável pelo setor de fisioterapia do Nami (Foto: (Foto:  Ísis Rebouças)

De acordo com Danielle Hortêncio, além de proporcionar alívio para as dores, o núcleo de fisioterapia atende pacientes com lombalgia, com diagnóstico de tendinite e bursite, em reabilitação pré e pós-operatória ou com sequelas de fraturas e reabilitação do movimento humano e as variáveis a ele relacionadas. O atendimento é feito de maneira integrada e interdisciplinar, com vistas à melhoria da qualidade de vida de seus pacientes.

“Recebemos pessoas com vários diagnósticos, principalmente com algum tipo de trauma ortopédico, como lesões de ombro, patologia que atendemos com maior frequência”, relata a fisioterapeuta. 

Além da fisioterapia motora, os pacientes do NAMI poderão acessar o pilates clínico. Dentre as suas principais recomendações estão a reeducação postural, a reabilitação pré e pós operatório e a assistência em problemas articulares e musculares, sempre com o foco na reabilitação. A rotina de exercícios é baseada em exercícios focados no problema específico do paciente, sem esquecer suas limitações. 

“Alguém com dores lombares crônicas e que precise reeducação postural, por exemplo, terá exercícios baseados no fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna, sem impactos nas articulações e outras partes mais sensíveis”, ressalta a Dra. Aline Veras, diretora do NAMI.


A Dra. Aline Veras é médica ginecologista e diretora do NAMI (Fotos: Lucas Plutarcho)

Além disso, o NAMI oferta o serviço de fisioterapia do assoalho pélvico, beneficiando homens e mulheres com incontinência urinária e disfunções sexuais. Aline Veras, que também é médica ginecologista, ressalta a importância deste serviço:

“São muitas as pessoas com indicação para a fisioterapia pélvica. Podemos citar, por exemplo: mulheres e homens que perdem urina com o esforço físico, ao tossir e espirrar, ou que precisam correr ao banheiro por não conseguir segurar a urina, e mulheres com dor na relação sexual, além de homens e mulheres com outras disfunções sexuais e mulheres gestantes ou puérperas que desejem fortalecer o assoalho pélvico antes ou após o parto. O principal empecilho para acessar essa terapia é seu alto custo. Pela natureza do NAMI, que também é um serviço universitário, podemos ofertar esse atendimento especializado a preços bastante acessíveis, beneficiando parcela da população que, de outra forma, não conseguiria acessar essa fisioterapia”.


(Foto:  Ísis Rebouças)

Isadora Toscano Ribeiro, egressa do curso de Fisioterapia da Unifor e que atua no NAMI desde 2016, salienta a crescente procura por atendimento fisioterapêutico desde a implementação do horário noturno. “Nós percebemos que muitas pessoas, inclusive funcionários da Unifor, não conseguiam concluir o tratamento porque não podiam faltar o trabalho. Esse horário é maravilhoso, assim como a possibilidade de agendar horário, porque não choca com o expediente de trabalho”, reforça. 


A fisioterapeuta Isadora Toscano Ribeiro, egressa da Unifor, é uma das profissionais responsáveis pelo atendimento aos pacientes no período da noite (Foto:  Ísis Rebouças)

Fisioterapia no NAMI

O setor de fisioterapia do NAMI desenvolve ações de saúde nos níveis primário e secundário, com promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do movimento humano. No setor, professores e alunos dos cursos de graduação da Unifor atuam nas áreas de fisioterapia clínica, saúde coletiva, fisioterapia do trabalho, saúde do idoso, saúde do atleta, pediatria, neurologia, RPG, fisioterapia dermatofuncional e fisioterapia pélvica. 

De segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, o setor oferece atendimento por meio de consultas particulares, convênios de saúde e usuários encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados podem entrar em contato pelo telefone  (85) 3477-3624 ou (85) 3477-3625 para consultar valores, realizar agendamentos e tirar dúvidas. 

Serviço

Setor de fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) 
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, mediante agendamento
Endereço: Rua Desembargador Floriano Benevides, 221, bairro Edson Queiroz (ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua)
Atendimento: Convênios (Unimed Multiplan, Cafaz Saúde, Hapvida Pleno e BC Saúde), SUS e particular
Informações e agendamentos: (85) 3477.3624 - 3477.3625 ou nami@unifor.br