null Unifor oferece cursos remotos para profissionais de Engenharia e Arquitetura

Qua, 29 Março 2023 17:10

Unifor oferece cursos remotos para profissionais de Engenharia e Arquitetura

Modalidade assíncrona permite maior flexibilidade para conciliar horários de trabalho e estudo


Manter a constância do aprendizado é fundamental para o profissional que deseja estar a par das novas tecnologias e ferramentas do mercado (Foto: Getty Images)
Manter a constância do aprendizado é fundamental para o profissional que deseja estar a par das novas tecnologias e ferramentas do mercado (Foto: Getty Images)

Profissionais de Engenharia e Arquitetura têm mais uma possibilidade de capacitação promovida pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

Ciente do desafio de conciliar vida profissional e estudos, a Universidade oferece, entre os cursos da Educação Continuada, opções assíncronas, ou seja, em que as aulas são previamente gravadas para que os estudantes as acessem conforme a própria disponibilidade de tempo.

Vantagens da modalidade assíncrona

Alex Amarante, professor da pós-graduação da Unifor, é responsável pelo conteúdo de dois cursos assíncronos: Planejamento de Obras e Gerenciamento de Projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção.

Para ele, há vários motivos que fazem dessa modalidade uma ótima opção para profissionais, entre eles, a possibilidade de assistir às aulas quantas vezes o estudante quiser, não perder tempo com deslocamento no trânsito, escolher o horário para estudar conforme necessidades individuais e participar do curso de qualquer lugar do país.

O docente dá ainda dicas de como explorar ao máximo as aulas, conciliando-as com a atividade prática no estágio ou emprego:

  • Identifique o tema mais importante para a realidade atual da obra em que está atuando (ou do momento profissional que está vivendo) e aprofunde-se nele;
  • Em caso de dificuldade no gerenciamento da obra, recorra à aula relacionada, independentemente da sequência sugerida;
  • Reveja conteúdos para tirar dúvidas na hora em que for necessário aplicá-los nos trabalhos de planejamento e controle da obra.

Cursos ofertados

Ambos os cursos ofertados na modalidade assíncrona são voltados para profissionais de Engenharia e Arquitetura, têm carga horária de 40 horas/aula e trazem conteúdos com referência sólida e internacional, abrindo caminho para impulsionar carreiras, conforme relata Alex.

“Abordamos temas específicos que a maioria dos profissionais no mercado não conhece e que vão permitir ao participante se destacar na empresa e no mercado”, complementa o docente. Saiba mais sobre os dois cursos a seguir.

  • Gerenciamento de Projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção

Em relação ao conteúdo da formação, Alex Amarante dá ênfase aos três aspectos críticos de sucesso — escopo, tempo e custo — que serão abordados no conteúdo de forma prática para a realidade dos projetos e obras de arquitetura, engenharia e construção (AEC).

“Com esse curso, o participante tem uma visão ampla de como gerir os empreendimentos e quais as melhores técnicas de planejamento e controle podem ser utilizadas”, diz.

  • Planejamento de Obras

O destaque dessa formação fica por conta da técnica conhecida como Linha de Balanço (Line of Balance), que visa realizar o planejamento da obra inserindo a dimensão local e gerando uma visualização mais detalhada da situação.

Por meio da Linha de Balanço, é possível alcançar maior previsibilidade da obra, uma vez que ela permite saber se os serviços estão atrasados, adiantados ou no prazo, contribuindo para que tudo ocorra dentro do que foi planejado. Para Alex, esse conhecimento pode contribuir para o sucesso no processo de contratação dos profissionais.

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária. Alunos e egressos da Unifor, além de funcionários de empresas parceiras, têm desconto de até 20% (consulte condições). As vagas são limitadas.

Sobre Alex Amarante

Sócio-fundador da “Plena Formação”, empresa de cursos online com mais de 23 mil alunos em 85 países;​ Engenheiro Civil (UFC); Mestre em Engenharia de Produção (UFSC)​; PMP - Project Management Professional pelo Project Management Institute e TOC Certificate of Achievement pela TOCICO (Theory of Constraints International Certification Organization). Possui mais de 25 anos de experiência em orçamento, planejamento e controle de obras​; é escritor e coordenador/professor de cursos de graduação e pós-graduação.

Serviço

Cursos assíncronos: Planejamento de Obras e Gerenciamento de Projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção
Carga horária: 40h/aula
Inscreva-se clicando aqui
Mais informações: (85) 3477.3174 | (85) 3477.3383 | educacaocontinuada@unifor.br