null Universidade de Fortaleza abre inscrições para o Buddy Program 2022.2

Sex, 3 Junho 2022 17:20

Universidade de Fortaleza abre inscrições para o Buddy Program 2022.2

Com inscrições até 15 de junho, o programa permite a integração de alunos estrangeiros pelo “apadrinhamento” realizado por discentes Unifor


A iniciativa é uma oportunidade única para explorar diferenças socioculturais e criar uma importante rede de relacionamentos (Foto: Ares Soares)
A iniciativa é uma oportunidade única para explorar diferenças socioculturais e criar uma importante rede de relacionamentos (Foto: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais abriu as inscrições para o Buddy Program 2022.2, iniciativa que visa proporcionar a troca de experiências entre alunos da Unifor e estudantes internacionais. Interessados poderão se inscrever até o dia 15 de junho, por meio deste formulário online. 

O Buddy Program consiste na “adoção” de um aluno estrangeiro por parte de um discente da Unifor com o objetivo de auxiliá-lo nas dúvidas e dificuldades durante a jornada acadêmica no Brasil. Os participantes deverão passar informações sobre a cidade, orientar o intercambista dentro do campus e responder perguntas relacionadas ao estilo de vida na Unifor. O programa é também uma oportunidade única para o estudante explorar diferenças socioculturais, praticar uma língua estrangeira e criar uma importante rede de relacionamentos.

As inscrições serão realizadas somente de forma online, sendo consideradas válidas após conferência da documentação digitalizada e confirmação do recebimento. Os candidatos devem preencher um formulário online e apresentar os seguintes documentos: histórico acadêmico atualizado (2022.1); comprovante de proficiência em inglês e/ou espanhol (opcional); foto de frente, colorida e de boa qualidade.

A seleção vai acontecer em etapa única, que consiste em uma entrevista virtual realizada no idioma inglês ou espanhol, de natureza eliminatória e classificatória. A entrevista será realizada por meio da plataforma Google Meet, entre os dias 20 e 22 de junho de 2022, com horários agendados pela Assessoria para Assuntos Internacionais. Os candidatos serão entrevistados na ordem estabelecida pela Assessoria, mediante comunicação prévia por e-mail.

“Esta é uma iniciativa muito importante, pois proporciona, tanto ao aluno Unifor quanto ao aluno estrageiro, a interação, convívio, network e laços interculturais. Além disso, viabiliza o incentivo para que os estudantes possam futuramente ter a oportunidade de realizar um intercâmbio. O Buddy Program é, sem dúvidas, um programa que proporciona inúmeras oportunidades aos discentes”, afirma Lina Sena, coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais da Unifor.

Confira os requisitos 

  • Estar regularmente matriculado e cursando graduação;
  • Ter concluído, no mínimo, dois semestres na Universidade de Fortaleza;
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;
  • Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferencia, certificado de proficiência na língua;
  • Dispor de, no mínimo, cinco horas semanais, para desempenho das atividades do programa.

Serviço

Buddy Program 2022.2
Inscrições: Clique aqui
Prazo: Até o dia 15 de junho de 2022
Mais informações: (85) 3477.3127 | international@unifor.br 
Confira o edital aqui