seg, 26 fevereiro 2024 18:31
Exposição Pau de Arara é lançada na Biblioteca da Unifor
A mostra é fruto do projeto de extensão que leva alunos para documentar, por meio de imagens, as mais diversas localidades do Nordeste
Na última quinta-feira (22), o Projeto Pau de Arara, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, realizou a inauguração da mostra Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe. A exposição, que visa fortalecer os laços entre a fotografia e a cultura do Nordeste, acontece no hall da Biblioteca Central, até o dia 21 de abril.
O lançamento da mostra contou com a participação de alunos, professores e gestores da Universidade, como: Randal Martins Pompeu, reitor; Adriana Helena Moreira, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária; Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG); e Thiago Braga, chefe da Divisão de Arte e Cultura.
No discurso de abertura, Randal Pompeu destacou a importância do projeto Pau de Arara como atividade de extensão, visto que ele viabiliza aos estudantes uma experiência cultural imersiva, de valorização das raízes nordestinas. “A exposição veio para coroar este brilhante trabalho”, destacou o reitor.
Reitor Randal Pompeu no lançamento da exposição “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe” (Foto: Ares Soares)
Em seguida, Adriana Helena foi convidada a fazer uso da palavra. Ela, que já participou do projeto e é curadora da exposição, ressaltou o carinho que possui pela iniciativa e refletiu sobre as realidades retratadas por trás das fotos dos estudantes.
““Ir perto para ver longe” nos mostra o imenso desconhecimento que a maioria de nós temos da nossa própria identidade cultural e a relevância desse desbravamento pelas lentes das câmeras fotográficas e as escolhas estéticas dos alunos” — Adriana Helena Moreira, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária
Sobre a exposição
A mostra fotográfica contempla as melhores imagens produzidas na última edição do projeto Pau de Arara, que aconteceu nas cidades de Nova Olinda e Juazeiro do Norte. Estão em exposição 30 fotografias feitas pelos alunos em dezembro de 2023, além de fotografias dos curadores da exposição. As obras retratam a essência da cultura dos locais em suas diversas formas de representação.
Criado em 2004, o Pau de Arara é um projeto de extensão que objetiva unir a fotografia e a cultura do Nordeste, visando documentar e dar visibilidade, por meio de imagens, às mais diversas localidades da região. Coordenado por Jari Vieira, professor da disciplina de fotografia — e também curador da mostra —, a iniciativa desperta nos alunos a importância da cultura regional, propiciando vivências transformadoras.
Atualmente, o projeto de extensão faz parte da programação oficial da Renovação da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, onde sempre é montada uma exposição com fotos produzidas na edição anterior do projeto, uma vez que tem como um dos seus objetivos devolver as fotos para o local onde elas foram feitas.