null Ambulatórios do NAMI garantem prática dos alunos de Nutrição com atendimento à população a partir do 4º semestre

Qui, 22 Julho 2021 09:49

Ambulatórios do NAMI garantem prática dos alunos de Nutrição com atendimento à população a partir do 4º semestre

As salas de atendimento foram ampliadas em 2020, dispõem de equipamentos de última geração e são utilizadas pelos estudantes para atender pacientes encaminhados pelo SUS.


Atendimento de Nutrição no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
Atendimento de Nutrição no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Etapa fundamental da formação de futuros nutricionistas, as aulas práticas com atendimento de pacientes são um dos diferenciais do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz. Os estudantes iniciam as atividades com o público já a partir do 4º semestre, tendo à disposição uma robusta estrutura de 15 ambulatórios, todos equipados com instrumentos de última geração que garantem atendimento de qualidade e formação ímpar.

“O aluno não precisa esperar o estágio para realizar a parte prática. A partir do 4º semestre, ele aprende essa prática junto com o professor, numa estrutura moderna, com equipamentos novos, e que faz muita diferença quando ele chega no mercado de trabalho”, destaca a professora Carolinne Reinaldo, coordenadora do curso de Nutrição da Unifor. Os atendimentos ambulatoriais acontecem no complexo de salas instalado no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor. “Ele é como se fosse o nosso hospital escola”, acrescenta a coordenadora.

Em 2019, os ambulatórios destinados ao curso de Nutrição passaram por uma expansão e, agora, comportam até duas turmas, seguindo os protocolos de segurança sanitária. O ambulatório dispõe de salas de antropometria adulta e infantil equipadas com aparelhos de bioimpedância, ultrassom, adipômetros, balanças e estadiômetros. Os atendimentos, feitos com pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são realizados por duplas de alunos, e supervisionados por monitores e professores, que acompanham em tempo real a partir de uma sala de transmissão

“É o setor mais novo do NAMI, e tem todos os equipamentos necessários para uma melhor avaliação e experiência que achamos fundamental o aluno ter antes de ir para o mercado de trabalho. Temos instrumentos que, muitas vezes, nem todos os consultorios de Nutrição dispõem”, descreve a nutricionista Ana Paula Queirós, responsável técnica pelo setor de Nutrição do NAMI.

Estrutura completa

Além dos 15 ambulatórios, e mais duas salas onde são feitos atendimentos com nutricionistas profissionais, os estudantes têm a disposição duas salas de antropometria, sendo uma adulta e uma pediátrica; e uma sala de reuniões para atendimentos coletivos - atualmente parada devido à pandemia. No subsolo do NAMI, os alunos de Nutrição exercitam os conhecimentos em três laboratórios: práticas dietéticas, tecnologia dos alimentos e bromatologia.

E é ainda na estrutura do NAMI que acontecem as atividades do Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), atividade de extensão idealizada pelo curso de Nutrição.

Experiência ampliada

Em abril de 2021, a experiência prática de quem estuda Nutrição na Unifor teve uma perspectiva ampliada: por meio de atendimento remoto, alunos e professores do curso passaram a acompanhar pacientes, selecionados por meio de inscrição online. “Foi muito importante porque ampliamos o acesso ao atendimento, não ficou restrito a quem era encaminhado pelo SUS, e atendemos principalmente as pessoas que tinham se recuperado da Covid-19 e estavam com sequelas, tinham acabado de sair do hospital e precisavam de uma atenção maior com a nutrição”, celebra Carolinne Reinaldo.

A coordenadora do curso disse ainda que, além do atendimento ter sido bem aceito e avaliado pela população, preparou os alunos e professores para as especificidades do atendimento remoto, habilidade que está sendo cada vez mais exigida dos profissionais da saúde. “Fizemos isso logo que o nosso conselho [de Nutrição] liberou o atendimento remoto”, ressalta.

Opinião de quem estuda

“Minha experiência das aulas práticas nos laboratórios da Nutrição no NAMI foram extremamente enriquecedoras na minha trilha profissional. Não só em termos dos equipamentos que a Universidade oferece, mas também pela possibilidade de ter contato com os pacientes que chegam para serem atendidos, sempre tendo em mente que esse paciente é o amor da vida de alguém. As vivências no NAMI proporcionam um engrandecimento de nós, alunos, tanto no quesito da tecnicidade da Nutrição como nas competências e habilidades que vão além, que nos fazem crescer não só como futuros profissionais da saúde, mas também como seres humanos. Apesar de já ter tido contato com alguns dos equipamentos que encontramos no NAMI, lá foi a primeira vez que pude fazer o manuseio deles e entender como utilizar cada um. Pra mim, houve uma troca de posições, tive a oportunidade de ser o sujeito ativo na realização do atendimento”.

Mario de Quesado Miranda Bezerra, 29 anos
Aluno do 6° semestre do curso de Nutrição.


“Lembro como se fosse hoje, a primeira vez em que eu e meus colegas fomos fazer o primeiro atendimento. O frio na barriga, o receio, sensações e sentimentos extremamente normais, diante dessa nova experiência. Mas eu diria que não teria como falar dessa experiência de atendimento sem citar todo o corpo docente que compõe o curso. A estrutura da Unifor é impecável, mas de nada adiantaria ou adiantaria muito pouco se não tivéssemos ali, a nossa disposição, professores extremamente capacitados para nos auxiliarem em nosso processo de ensino e aprendizagem. É incrível demais a forma como a Universidade se atualiza. Foi lançado um novo equipamento no mercado, na semana seguinte, nós, como alunos, já temos a oportunidade de tê-lo a nossa disposição, devido à aquisição feita pela Universidade. Ter a oportunidade de vivenciar as aulas práticas nos ambulatórios de Nutrição do NAMI é se sentir em casa, preparado e seguro para entrar no mercado de trabalho. O fato de estarmos ali atuando como profissionais de saúde em formação, por vezes, a insegurança bate à porta, mas acredito que quando se tem uma boa base e um ótimo suporte, em todos os quesitos e aspectos, oferecidos pela Universidade, essas barreiras ficam mais fáceis de serem superadas”.

Clara Fontenele, 22 anos
Aluna do 8º semestre do curso de Nutrição


“Não tive experiência ambulatorial em estágios curriculares, então, os atendimentos do NAMI foram os meus primeiros contatos com pacientes. Ter esse início de processo prático num ambiente familiar e supervisionado pelas professoras foi fundamental. Eu amo estar no ambulatório, receber os pacientes e propocionar ajuda a eles. A experiência de ter contato com o paciente, trabalhar casos reais, ser supervisionado e receber feedback dos professores, e estar, a cada módulo e semestre, retornando para atender pacientes com diferentes demandas, é sem dúvidas um diferencial do curso, me acrescentou como pessoa e como profissional!”.

Gabriela Fernandes, 21 anos
Aluna do 8º semestre do curso de Nutrição