null Colação de Grau: histórias de crescimento de quem conquista o tão sonhado diploma

Sex, 25 Junho 2021 10:08

Colação de Grau: histórias de crescimento de quem conquista o tão sonhado diploma

Os concludentes recebem mais do que um documento que simboliza o fechamento de uma etapa de dedicação e de aprendizado. Ali também estão os sonhos e a esperança de uma trajetória profissional bem sucedida


A cerimônia virtual marca um momento inesquecível. Superar-se precisou ser um verbo conjugado diariamente por quem vai receber o diploma no próximo dia 2 de julho (Foto: Ares Soares)
A cerimônia virtual marca um momento inesquecível. Superar-se precisou ser um verbo conjugado diariamente por quem vai receber o diploma no próximo dia 2 de julho (Foto: Ares Soares)

Aulas, provas, experiências, crescimento pessoal, estágio, conhecimento e leituras fazem parte da rotina de quem quer tornar-se um profissional cada vez melhor. No caso dos cerca de 1.200 concludentes de graduação e de mestrado da Universidade de Fortaleza em 2021.1, os desafios incluíram ainda persistir nos planos em meio a uma pandemia. Então, superar-se precisou ser um verbo conjugado diariamente por quem vai receber o diploma no próximo dia 2 de julho.  Para celebrar essa conquista, a Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará a solenidade de Colação de Grau 2021.1 virtualmente, às 20h. A transmissão será pelas redes sociais da Universidade e na TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay).

São alunos como a concludente de Marketing, Mariana Lima, 21 anos. “Esse diploma carrego como um troféu de um grande desafio cumprido, com um orgulho imenso. As minhas expectativas são que eu possa agregar com o meu trabalho na vida de muitas pessoas, principalmente no crescimento de suas empresas”, conta Mariana. A estudante ressalta que, apesar de o cenário ser “muito desafiador e, às vezes, pouco estimulante”, a dedicação dos professores da Unifor foi essencial para a motivação dos alunos.

Mariana já atua na área de Marketing e estagiou na TV Unifor (Foto: acervo pessoal)
 

Para a estudante, a experiência que fica na memória é a de docentes “com conteúdos que agregam muito, buscando sempre inovar, trazendo convidados, elaborando palestras para que as aulas se tornassem mais produtivas e instigantes”. Agora, há um horizonte vasto a ser explorado. “Marketing é uma área muito ampla, com muitas oportunidades e para quem realmente deseja seguir nessa profissão, tem espaço para todos”, avalia a concludente.

A concludente da graduação em Direito, Juliana Pereira, também revela a expectativa pelo dia que marca  a conclusão da graduação. "A formatura é um momento importante e mais do que esperado por mim, passei anos me dedicando e aguardando ansiosa até chegar na colação de grau. Esse ritual significa a finalização de uma parte da minha vida, para início de outra”, conta a estudante de 25 anos.


Juliana pretende advogar e estudar para concurso público (Foto: acervo pessoal)

A adaptação às aulas online por causa da pandemia de Covid-19 também foi marcante para Juliana, que persistiu no sonho de tornar-se advogada. “Infelizmente não podemos nos reunir presencialmente para simbolizar essa transição, mas a cerimônia online ajuda a nos conectar nesse triste cenário de pandemia”, comenta. “Estudar em meio a todos esses acontecimentos foi mais que desafiador, entretanto cresci muito”, avalia.

Mestrado

A segunda pós-graduação da enfermeira Catharina Rocha Peixoto também é concluída com muita alegria. Para ela, o melhor é ver essa felicidade multiplicada, já que é fruto do apoio da família inteira, inclusive dos filhos Marília (5 anos) e João (2 anos). “Para mim, a conclusão do mestrado é a realização de um sonho que foi sonhado por mim e pela minha família e realizado também!”, conta a concludente do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza. 

A segunda pós-graduação trouxe novas experiências para a enfermeira Catharina, que ressalta o apoio fundamental da família (Foto: Lucas Plutarcho)

Catharina havia tentado duas seleções de mestrados acadêmicos antes, mas não obteve o resultado esperado. Persistiu com a ideia de voltar aos estudos e avaliou que o curso da Unifor era uma oportunidade que se adequava aos seus projetos. “Quando eu vi o edital da seleção do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, tive certeza que ele tinha sido feito pra mim! Na época eu trabalhava oito horas por dia, tinha uma filha, a Marília, então com 3 anos, e estava grávida do segundo filho, João, além de ter a convicção de que eu queria trazer o meu conhecimento científico para a prática”, relata a concludente, que tem 35 anos e já atua na área.

A enfermeira conta ainda que a segunda pós possibilitou que ela conhecesse alunos e professores incríveis e passasse pela experiência do módulo internacional, na França, com o qual pôde conhecer a realidade da profissão de enfermeira em outro país. Além de tudo isso, o curso também reforçou laços com o companheiro de vida. “Meu esposo, Felipe, foi muito compreensivo e parceiro ficando com o João na Unifor aos sábados para que eu pudesse estudar e amamentar meu bebê”. A conquista coletiva ficou registrada também nas fotos feitas nos jardins da Unifor.

Catharina, que atua como coordenadora de um setor de Medicina Preventiva em uma operadora de Saúde (Unimed Fortaleza), diz que traz o conhecimento adquirido diariamente para melhorar a própria performance e a da equipe com a qual trabalha. A dissertação teve como tema “Desenvolvimento e Validação de Tecnologia para Telemonitoramento de Suspeitos de Covid-19”. “Me considero uma profissional mais madura e preparada para o mercado de trabalho depois do mestrado”, reafirma. 

Missão e valores

As histórias de vida de Mariana, Juliana e Catharina são únicas e estão entre as cerca de 1.200 que concluem uma etapa importante na formação em 2021.1 na Universidade de Fortaleza. Por causa da pandemia de Covid-19, a cerimônia será realizada de forma virtual mais uma vez. O momento simboliza a conquista de centenas de estudantes que apostam no conhecimento como instrumento de transformação pessoal e coletivo. Desde que foi criada, a Unifor já graduou mais de 100 mil profissionais, levando a gerações a missão de “contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”.

Serviço:

Cerimônia de Colação de Grau 2021.1
Dia: 02 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h
Transmissão: TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e redes sociais da Universidade de Fortaleza (Instagram e YouTube como @uniforcomunica e Facebook).