null Cursa EAD na Unifor? Fique atento aos próximos encontros estudantis!

Qui, 2 Setembro 2021 19:07

Cursa EAD na Unifor? Fique atento aos próximos encontros estudantis!

2º encontro para estudantes da Graduação EAD acontecerá neste sábado, 04 de setembro


Ingressantes serão acolhidos pelos dirigentes da Unifor em aula magna (Foto: Divulgação)
Ingressantes serão acolhidos pelos dirigentes da Unifor em aula magna (Foto: Divulgação)

As primeiras turmas de graduação em EAD da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, estão com agenda programada para os próximos sessenta dias: mais quatro encontros serão realizados de maneira presencial ou virtual no Polo EAD da Unifor, que conta com uma equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) encarregada de atender os estudantes que optaram pela Graduação EAD. Às 9h deste sábado, 04 de setembro, acontecerá a aula magna na modalidade virtual, em que os ingressantes serão acolhidos pelos dirigentes da instituição e terão contato direto com a coordenação ou supervisão de seu curso.

“A programação para as atividades foi construída para proporcionar tranquilidade aos estudantes enquanto são integrados ao nosso modelo educacional e acolhidos pela instituição. Tudo está acontecendo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade de Fortaleza”, informa Douglas Royer, gerente do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Unifor, setor responsável pela operação dos cursos em EAD.

Neste segundo encontro, além da fala institucional dos dirigentes da instituição, os estudantes serão recepcionados pelos coordenadores/supervisores dos cursos de graduação em EAD – Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências Contábeis; Gestão Financeira e Marketing Digital – para esclarecer eventuais dúvidas.

Vale ressaltar que essa não será a única oportunidade de acesso direto com as pessoas responsáveis pelos cursos: “Os tutores ficam à disposição todos os dias em horários estabelecidos previamente e informados aos estudantes. Os canais de contato, além dos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), incluem: torpedo, e-mail e telefone institucional”, explica o professor Royer. 

“Além disso, os estudantes contam com o Encontro de Integração e Acolhida, que ocorre no início dos percursos de aprendizagem dos componentes curriculares EAD, no qual são apresentados à instituição, assim como às pessoas que irão acompanhá-los até o fim de seu percurso acadêmico”, acrescenta o gerente.

Boas-vindas no Campus

No último dia 14, aconteceu o 1º encontro presencial de estudantes EAD Unifor. Na ocasião, os estudantes foram recebidos pela equipe do Polo EAD Unifor no auditório da Biblioteca Central para orientações iniciais. Cerca de 25% dos estudantes matriculados compareceram, com os demais participando remotamente. A programação incluiu visitas guiadas à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), Biblioteca Central Unifor, Centro de Convivência e Polo EAD.

Nesta acolhida, foram apresentados os tutores, a infraestrutura de apoio disponível na Universidade, as supervisões de cursos e as supervisões do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). Os participantes também puderam conhecer a equipe de serviços do setor de Sucesso do Aluno e da Biblioteca.

Calendário de próximos encontros

2º Encontro – Manhã de 04/09 (Virtual)

Aula Magna transmitida pela internet para estudantes da Graduação EAD Unifor. Haverá apresentação de mensagens de boas-vindas da Reitoria, Vice Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, e Direções de Centros e Diretoria de Tecnologia. Após isso, as coordenações/supervisões de cursos terão seu momento de fala ao vivo com os estudantes. 

3º Encontro - Manhã de 18/09 (Presencial)

Aula no Campus Unifor, baseada em metodologia ativa, em acordo com o planejamento educacional, com participação dos docentes e tutores.

4º Encontro - Manhã de 25/09 (Virtual)

Aula virtual de revisão com os professores orientadores para fechamento dos conteúdos relativos ao 1º módulo curricular, com o objetivo de preparar os estudantes para a avaliação presencial. 

5º Encontro - Manhã de 09/10 (Presencial)

Avaliação Presencial no Campus Unifor (laboratórios de informática), com a aplicação por parte da equipe do Polo EAD.