null Curso de Fonoaudiologia realiza aula especial na Cordelteca Unifor

Curso de Fonoaudiologia realiza aula especial na Cordelteca Unifor

Objetivo da atividade é desenvolver material socioeducativo acessível à população 


Cordelteca possui acervo de 1.606 títulos e 3.173 exemplares, impulsionando a consulta dos folhetos aos alunos, colaboradores e comunidade (Foto: Ares Soares)
Cordelteca possui acervo de 1.606 títulos e 3.173 exemplares, impulsionando a consulta dos folhetos aos alunos, colaboradores e comunidade (Foto: Ares Soares)

A disciplina de Saúde Coletiva, do terceiro semestre do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza, no próximo dia 1º de setembro, às 7h30, aula especial na Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel da instituição. 

O momento foi idealizado pela professora Denise Klein, responsável pela disciplina, com o objetivo de desenvolver, com os alunos, um material socioeducativo sobre a área da Fonoaudiologia em Saúde Coletiva para ser apresentado à comunidade. 

O intuito da atividade surge do carinho que a docente tem pelo universo do cordel. Dessa forma, ela busca, por meio da aula especial, incentivar os alunos a conhecerem a literatura de cordel e a compreenderem os conhecimentos da Fonoaudiologia por meio dessa arte.

A atividade funcionará da seguinte forma: os alunos, divididos em grupos, desenvolverão um cordel sobre algum assunto específico da área de modo simples, claro, objetivo, e que seja acessível à população. 

"Nós, [profissionais] da Fonoaudiologia, que trabalhamos com a comunicação humana, precisamos levar essas informações de forma fácil e acessível. (...) A Cordelteca é algo inusitado, inovador e é uma proposta diferenciada dentro da universidade, e defendo abraçarmos essa causa", afirma Denise.

Sobre a Cordelteca 

Inaugurada em 2019 e localizada dentro do Campus da Universidade de Fortaleza, a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel é um espaço dedicado às produções histórico-culturais em formato de cordel. O espaço foi nomeado em homenagem à primeira mulher a publicar um folheto de cordel, em 1938.  

Visando impulsionar a cultura nordestina, a Cordelteca disponibiliza um material que permite aos apreciadores, professores e alunos aprofundarem o contato com esse gênero da literatura popular, assim como utilizá-lo como recurso pedagógico. 

Serviço 

Aula especial na Cordelteca Unifor
Data: 01 de setembro de 2021
Horário: 7h30
Local: Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel 
Apoio: Coordenação do curso de Fonoaudiologia