null Encantando a família toda, o projeto “Tarde com Arte” está de volta

Qua, 21 Julho 2021 10:32

Encantando a família toda, o projeto “Tarde com Arte” está de volta

Projeto do Grupo Mirante de Teatro Unifor retorna às performances presenciais seguindo todos os cuidados de biossegurança. Contação de histórias inicia já neste sábado, 24/07.

A história “Um Samba para Portinari”, sobre a vida de Candido Portinari, será uma das próximas apresentadas pelo Tarde com Arte. (Foto: Ares Soares)

Que tal levar seus filhos para uma programação cultural gratuita neste mês das férias? Uma sugestão perfeita é o projeto teatral “Tarde com Arte”, que traz contação de histórias sobre artistas visuais e suas obras. A iniciativa é realizada pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio do Grupo Mirante de Teatro Unifor, e está retornando para encantar todos presencialmente após um hiato causado pela pandemia.

a partir deste sábado, 24/07, às 16h, crianças, jovens e adultos poderão se surpreender com as maravilhosas histórias contadas pelo elenco do Grupo Mirante de Teatro. A ação se repetirá semanalmente, todos os sábados, no mesmo horário. Para a próxima performance, foram escolhidas duas narrativas: “Azul”, sobre a obra de Antonio Bandeira, com o ator Anderson Barreto; e “Um Samba para Portinari”, sobre a vida de Candido Portinari, com o ator Ildo Mota.

O projeto “Tarde com Arte” acontece tradicionalmente no Espaço Cultural Unifor e propõe interações com o público durante a interpretação de histórias que tratam, de maneira lúdica, sobre diferentes artistas e suas obras em exposição. Neste retorno, serão apresentadas contações de histórias referentes a obras da mostra “50 Duetos – Fundação Edson Queiroz 50 anos”, atualmente em cartaz no Espaço.

Vale destacar que, para viabilizar a ação, a Universidade seguirá todos os protocolos de biossegurança. O “Tarde com Arte” acontecerá em local amplo e aberto, com distanciamento social entre os presentes, limitação a 20 espectadores (por ordem de chegada) e uso obrigatório de máscaras, inclusive pelo performer.

“Estávamos com muita saudade”

“O Projeto ‘Tarde com Arte’ é uma grande paixão. Poder apresentar a vida e obra de grandes artistas para crianças é, além de um desafio, um presente. Faz toda a diferença para nós saber que a forma como elas passarão a olhar aquelas obras e artistas mudará. Aproximar crianças das obras dentro de um Espaço Cultural é, para nós, uma grande satisfação”, conta Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor.

Durante a pandemia, o projeto precisou se adaptar para meios digitais, sendo gravado e transmitido pela TV Unifor e no formato podcast. A vontade de apresentá-lo pessoalmente, claro, permaneceu: “Estávamos com muita saudade de termos novamente o contato presencial com o público, embora entendêssemos a necessidade do isolamento social. Estamos muito atentos e cuidadosos com todos os protocolos de biossegurança e a opção de retorno ser com o Projeto ‘Tarde com Arte’ reforça os nossos cuidados, pois não haverá contracenação entre atores. São solos. Um contador por história. A cada sábado, duas histórias”, destaca Hertenha.

Projeto “Tarde com Arte” do Grupo Mirante de Teatro Unifor
Quando: Aos sábados, às 16h