null Professor da Unifor pesquisa estratégias relacionadas à integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Seg, 26 Julho 2021 15:22

Aderson dos Santos Sampaio é pesquisador do curso de mestrado em Educação pela Universidad de La Empresa (UDE/Montevideo) e professor da Unifor

Outros professores podem contribuir com o pesquisador respondendo ao questionário online. As respostas serão confidenciais e anônimas. (Foto: acervo pessoal)

Identificar estratégias que favorecem a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Esse é o objetivo da pesquisa do professor do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Aderson dos Santos Sampaio, por meio de um questionário online. A investigação volta aos docentes da Unifor tem como objetivo reconhecer os desafios predominantes dessa integração no contexto do ensino remoto emergencial.

Segundo o professor, a proposta se diferencia de outras devido ao desejo de observar questões relativas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação associadas às práticas docentes a partir da perspectiva do professor do ensino superior.

“Dando voz a ele, apoiado pelo propósito de melhor compreender as suas motivações, inquietações e dificuldades, como também suas competências ao adotar estratégias didático-metodológicas reconhecidas como bem sucedidas na conjugação das TDIC às práticas docentes em tempos de ensino remoto emergencial ou, até mesmo, presencial, quando isso voltar a ser possível.”, comenta Aderson.

O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética com o seguinte Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 46355321.3.0000.5502 e aprovada sob o número 4.732.079.

Como participar

Os professores da Unifor podem participar da investigação respondendo ao questionário online disponível aqui. As respostas serão confidenciais e anônimas. Os dados da coleta poderão ser apresentados no estudo, mas as informações individuais dos entrevistados não serão informadas/publicadas.