null Projeto “Fazendo Acontecer” da Universidade de Fortaleza presta consultoria a lojistas do Shopping Iguatemi Fortaleza

Qui, 22 Julho 2021 18:54

Projeto “Fazendo Acontecer” da Universidade de Fortaleza presta consultoria a lojistas do Shopping Iguatemi Fortaleza

Parceria com o centro comercial objetiva, por meio do espaço acadêmico, contribuir positivamente para o crescimento de empresas de micro e pequeno porte.


Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, introduz a nova parceria do “Fazendo Acontecer” para convidados. (Foto: Lucas Plutarcho)
Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, introduz a nova parceria do “Fazendo Acontecer” para convidados. (Foto: Lucas Plutarcho)

Na tarde desta quinta-feira, 22 de julho, o Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, inaugurou nova edição do projeto “Fazendo Acontecer” em parceria com lojistas do Shopping Iguatemi Fortaleza. A iniciativa, que visa apoio a micro e pequenos empreendedores, é capitaneada principalmente pelo Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade. 

Essa é a primeira vez que o programa acontece em um contexto de associação direta com centro comercial, sendo um Convênio de Cooperação Técnica entre o Iguatemi e a Unifor. A colaboração surge à luz de uma nova realidade de negócios, impulsionada principalmente pela pandemia e as recentes demandas e necessidades dos clientes. O projeto se estenderá até dezembro de 2021 e, caso seja bem-sucedido, deverá repetir-se semestralmente. 

Por recorrer ao âmbito científico para identificar problemas relacionados a vendas e gestão, bem como soluções para retomada e alavancagem de seus negócios, o “Fazendo Acontecer” reconhece a importância da contribuição acadêmica para os processos de recuperação e desenvolvimento de micro e pequenos empreendedores em período de pandemia. Há ainda o foco de aproximar as experiências de formação dos cursos de gestão à realidade de mercado, oportunizando aos alunos atividades práticas e o desenvolvimento de habilidades necessárias para sua formação e desenvolvimento profissional.

De acordo com o professor Rogério Nicolau, coordenador do EGES, “[a parceria] visa levar a esses lojistas uma série de informações e análises que serão muito úteis, principalmente nesse período de pandemia em que nós estamos vivendo. O conhecimento disseminado pelo CCG, com o seu corpo docente, vai possibilitar que lojistas aumentem cada vez mais a competitividade de seus negócios, agregando à sua estratégia noções de marketing, operações, finanças... É um escopo bem amplo a ser trabalhado por professores e alunos sob a coordenação do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade”. 

Consultoria de impacto

Na dinâmica proposta, representantes de sete marcas – Cia. do Churrasco, Shang Chi Grill, Cheppitos, Morana, Mahogany, Bagaggio, Rosamango – receberão acompanhamento direto de Gerentes de Projetos (professores-consultores da Unifor) para o desenvolvimento de diagnósticos e planos de ação que prevejam melhor desempenho empresarial. Os Gerentes contarão com um time de Consultores Especialistas e estudantes do curso de Administração, além da estrutura avançada de laboratórios e equipamentos que a Universidade possui.

“Estamos unindo um grupo de profissionais, professores e alunos estagiários para oferecer um serviço diferenciado, que contempla diagnósticos financeiros e administrativos, análises do ponto de venda e visibilidade nas redes sociais, planejamento de perfil e relacionamento da marca com os clientes, etc.”, conta a professora Renata Regueira, que faz parte do time de docentes por trás do projeto. “A ação será coordenada pelos professores, mas realizada pelos alunos. Essa é a grande questão: proporcionar um treinamento prático em que o aluno vai ter contato com problemas reais e buscar soluções para eles usando a estrutura da Unifor”, ressalta ela.