null Sempre Unifor: Conheça a jornalista Lívia Barreira e o projeto “Living In Sheffield”, sobre imigrantes na Inglaterra

Qui, 24 Junho 2021 15:36

Egressa do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, Lívia gerencia um perfil no Instagram que reforça o sentimento de comunidade e acolhimento aos brasileiros que vivem no Reino Unido.

Lívia formou-se na Unifor em 2007. De lá para cá, estudou inglês na Irlanda em 2012 e fez mestrado em Portugal de 2014 a 2016. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o relatório do Escritório de Estatísticas Nacionais de 2018, cerca de 87 mil brasileiros vivem no Reino Unido. Levados pelo desejo de encontrar outras perspectivas de vida e melhores oportunidades de trabalho, os migrantes acabam formando comunidades com mais pessoas que estão no mesmo contexto, acolhendo e dando suporte nesse processo de adaptação ao novo país. Foi o que aconteceu com a jornalista Lívia Barreira quando se mudou em 2016 para Sheffield, a quinta maior cidade da Inglaterra.

Egressa do curso de Jornalismo pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, ela já atuou nos jornais O Estado e Diário do Nordeste e na equipe de comunicação da Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, Lívia teve a oportunidade de se mudar do Brasil ao ser aprovada na vaga de mestrado em Comunicação Estratégica na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e depois disso decidiu partir rumo a terras britânicas.

Segundo Lívia, a recolocação no mercado profissional em outro país não costuma ser fácil, principalmente para quem trabalha com comunicação e ainda está se adaptando a uma outra língua. Enquanto aprimorava seu inglês, ela trabalhou em outras áreas, foi voluntária de diversas ONGs na cidade e fez uma nova rede de contatos e amizades. E foi nesse período que Lívia migrou de vez para o marketing digital, criando o perfil Living in Sheffield.

“Não é simples deixar as nossas origens, [...] mas hoje, após 5 anos de um longo e desafiador processo de adaptação, eu posso dizer que me sinto totalmente integrada à comunidade local”, afirma Lívia (Foto: Arquivo Pessoal)

“O ‘Living in Sheffield’ é o perfil no qual trabalho promovendo eventos e pequenos negócios da cidade. Também dou a minha voz por lá, em especial representando imigrantes e causas que, com minha visão de jornalista, considero que são relevantes”, explica Lívia. Sua iniciativa incentiva e apoia empresas locais, principalmente de mulheres empreendedoras imigrantes e britânicas, além de ministrar palestras e fornecer treinamento especializado em marketing digital.

A jornalista conta que não tinha perspectiva de trabalhar com comunicação quando chegou em solo britânico há cinco anos, mas que sua afinidade e identificação com a área é tão forte que não teve como ignorar ao “chamado”: “Desde os meus remotos tempos de estudante na Unifor, sempre busquei ser uma profissional que possa fazer a diferença na comunidade por meio da comunicação”.

“Acredito que o curso de Jornalismo da Unifor contribuiu muitíssimo com a minha formação de jornalista profissional, sobretudo pela oportunidade de ter tido os melhores professores e acesso a uma estrutura física de laboratórios excelente. A minha formação de jornalista de quase 15 anos atrás, com os grandes professores que eu tive na Unifor, sempre viajou comigo quando penso em meus princípios éticos ao exercer a profissão”, revela Lívia.

Projeto de importância social

Além do perfil no Instagram, Lívia também está participando da organização do evento inédito “Who is the Lusophone Community in Sheffield?” (Quem é a comunidade lusófona em Sheffield?), realizado pelo Migration Matters Festival. Previsto para o dia 17 de julho, o encontro tem como objetivo promover os pequenos empreendedores e artistas de países lusófonos que moram na cidade e agregam valor cultural, social e econômico à comunidade local.

Lívia também está escrevendo o livro “Living in Sheffield: our journeys as Migrant Women”, que conta a jornada dela e de outras nove mulheres imigrantes que vivem em Sheffield. Até o fim do ano, a jornalista também pretende lançar um website para o Living in Sheffield, onde terá espaço para divulgar pequenos empreendedores, experiências na cidade, passeios guiados, eventos de networking mensais e lojinha virtual.