null Sempre Unifor: Conheça as arquitetas Laura Rios e Liana Feingold, idealizadoras do ateliê “Estar Urbano”

Seg, 5 Julho 2021 14:35

Sempre Unifor: Conheça as arquitetas Laura Rios e Liana Feingold, idealizadoras do ateliê “Estar Urbano”

Há mais de uma década, o projeto realizado pelas urbanistas, ambas egressas da Universidade de Fortaleza, segue com o propósito de promover o bem-estar na vida das pessoas.


Liana Feingold e Laura Rios hoje atuam como docentes da Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável ofertada pela Pós-Unifor. (Foto: Acervo Pessoal)
Liana Feingold e Laura Rios hoje atuam como docentes da Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável ofertada pela Pós-Unifor. (Foto: Acervo Pessoal)

“De que forma a gente pode olhar pro mundo com olhos mais afetivos e empáticos para que as mudanças [de uma sociedade mais conectada, mais sistêmica] possam ocorrer de forma mais sustentável?”. Com essa pergunta de partida, Laura Rios e Liana Feingold, ambas egressas da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, decidiram que iam mudar o mundo à sua maneira. “Encontramos através da arquitetura essa ferramenta de tornar acessível uma melhor qualidade de vida. [...] Queremos que as pessoas percebam que o bem-estar delas influencia diretamente no bem dos outros”, explica a dupla. E assim, em 2009, nasceu uma bela iniciativa com propósito de transformação social: o Estar Urbano – Ateliê de Arquitetura e Urbanismo.

O que começou apenas como projeto dentro de um escritório de arquitetura acabou, após alguns anos, tomando conta dele por inteiro. O nome, “Estar Urbano”, partiu da intensidade com que o trabalho realizado pelas duas urbanistas abraçava a cidade de Fortaleza e todos aqueles que decidiam “pular dentro” da empreitada solicitando um projeto. “Estamos aqui como mediadoras, como ferramenta; nos colocando a serviço de algo que é uma transformação que depende do outro. A arquitetura só funciona quando ela é usada. E para ela ser usada, ela precisa ser positiva, ela precisa acolher, ela precisa ser democrática, ela precisa ser para todos. Esse é o nosso maior desafio e a nossa crença”, destaca Liana Feingold.

A arquiteta, que graduou-se na Unifor em 2014, continua: “Nós acreditamos na arquitetura e no urbanismo como ferramentas potentes de transformação social. Então de que forma podemos agregar todo o nosso conhecimento na área e transformar a vida das pessoas? Temos que ser criativas, fazer captação de insumos, ensinar as pessoas sobre possíveis técnicas, como é que elas podem morar melhor, se organizar melhor como comunidade, para que possam evoluir dentro de um espaço melhor e mais saudável para todos”. 

Metodologia diferenciada

Os projetos arquitetônicos realizados pelo Estar Urbano, sejam eles residenciais, comerciais ou urbanísticos, seguem uma metodologia própria, baseada em quatro etapas: Sentir (o espaço); Projetar; Realizar e Conectar. “Nos reconhecemos como uma Empresa de Impacto Socioambiental, comprometida com oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através de nossa metodologia cuidamos do indivíduo e do coletivo, conectando pessoas, empresas e o poder público na construção de uma cidade mais saudável e gentil. Caminhamos pela cidade com o conceito de Acupuntura Urbana, criando, em diferentes escalas, espaços alegres, funcionais, democráticos e seguros”, explica a arquiteta Laura Rios, uma das mentes por trás do escritório.

Sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo escritório há pouco mais de uma década, Laura destaca: “Acreditamos que a arquitetura é uma ferramenta potente de transformação social, que deve ser acessível para todos e comprometida com a sustentabilidade das cidades e do meio ambiente. Nosso trabalho reflete isso na produção, desde casas sustentáveis a intervenções urbanas táticas, dentro de uma metodologia participativa. Está tudo correlacionado, dentro de uma visão sistêmica sobre a forma de habitar. Quando consideramos que vivemos dentro de um sistema vivo, onde tudo é relevante, o fazer arquitetura envolve desde o cuidado com desperdício de materiais, produção de lixo, a relação de afeto e cuidado com os espaços da cidade”. 

Atualmente, além do desenvolvimento de projetos, o Estar Urbano assina um catálogo autoral de mobiliários urbanos de acesso universal, disponível online. Em 2018, também  deu início ao “o EU Educo”, um braço voltado à educação e responsável por palestras, oficinas, laboratórios de acupuntura urbana e publicação de artigos. Os frutos não param por aí: o ateliê exibe na estante oito prêmios Casa Cor Ceará, incluindo conquistas na categoria “Melhor Ambiente Sustentável”.

De volta às salas

Antes mesmo dos diplomas e pranchetas, Liana e Laura já dividiam projetos: a parceria surgiu na Universidade de Fortaleza, quando eram colegas de sala. “A gente sempre foi muita dinâmica e muito intensa em todos os trabalhos da Universidade, [os executávamos] com um alinhamento muito forte. Isso fez com que seguíssemos juntas na vida profissional também. Cada encontro foi mais adiante e sempre frente à muita confiança e respeito pelo trabalho de cada uma, pelo crescimento, pela capacidade técnica e criativa de cada uma. Tudo isso realmente floresceu na Universidade”, relembra Liana. 

Ela conta que ambas tiveram a oportunidade, durante os estudos, de promover partilhas com outros estudantes e profissionais da área, principalmente por meio de viagens e eventos acadêmicos. “Pudemos participar de muitos encontros estudantis, o que fez com que a gente pudesse conhecer muito sobre outras cidades do Brasil e fizesse esse intercâmbio de informação e conhecimento com discentes de outras instituições. Foi um período muito rico, no qual estávamos muito abertas ao conhecimento, e isso nos inspira até hoje”, menciona Liana.

Hoje, ambas estão de volta às salas de aula, mas em uma posição diferente: como docentes da Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável ofertada pela Pós-Unifor. Laura Rios conta que “a Unifor sempre foi um ambiente fértil para inovações, dando fomento inclusive para experimentos ainda na minha formação acadêmica. Tenho muito orgulho de ter me formado na Unifor, e hoje tenho mais orgulho ainda de ser professora convidada da Pós-Graduação em Arquitetura e Projetos Sustentáveis, que oferta inclusive uma grade diferenciada sobre o tema”. 

Eu vejo claramente na Unifor um progressivo crescimento na oferta de conhecimentos na área, numa velocidade acima dos outros campos universitários na cidade, porque ela sempre teve abertura pra isso”, Laura declara. Parceira de sempre, Liana complementa: “seguimos em sala de aula, sim, levando conhecimento, mas aprendendo muito também com os alunos e com as discussões em classe. Tudo isso é muito rico e faz com que a gente siga ampliando esse olhar diante do que sempre pode evoluir para melhor, porque a arquitetura tem que estar a serviço dessa evolução, a serviço do bem-estar das pessoas”.

Abaixo, confira algumas criações e iniciativas realizadas pelo ateliê Estar Urbano.