EDUCAÇÃO E SAÚDE NA DESCOBERTA DO APRENDER

Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

O Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender promove a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos em clínicas de saúde enquanto os pacientes realizam o tratamento de hemodiálise. O projeto, existente há 17 anos, é uma parceria da Fundação Edson Queiroz com os Institutos do Rim e de Doenças Renais e com o Centro Integrado de Diálise.

Os objetivos são suprir a deficiência da formação escolar e amenizar, por meio de exercícios lúdicos, o sofrimento desses pacientes durante o tratamento. São ministradas aulas por alunos bolsistas e voluntários do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, sob orientação de professores. Cerca de 400 pessoas já foram alfabetizadas por meio do projeto.

O conteúdo programático explorado nas aulas aborda noções de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências. A permanente aceitação do Projeto pelos pacientes constitui-se no melhor testemunho da influência positiva da aprendizagem para a autoestima do cidadão.

Em 2013, o projeto da Fundação Edson Queiroz ganhou menção honrosa na 20º edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, promovido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Os voluntários cumprem uma jornada de quatro horas semanais e recebem certificado de participação válido em todo o Brasil, de acordo com a Lei do Voluntário.