null Assembleia Legislativa do Amazonas homenageia 50 anos da Unifor

Assembleia Legislativa do Amazonas homenageia 50 anos da Unifor

Sessão solene homenageará ainda parceria que já formou mais de 40 doutores no estado

Para o Reitor do Ciesa, professor Luiz Antônio Campos Corrêa, a parceria com a Unifor possibilita uma melhor qualificação para os docentes da região Norte (Foto: Arquivo Pessoal)

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas vai realizar sessão especial de homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, dia 1º de dezembro, a partir das 14h, no Plenário Ruy Araújo, na capital manauara. A solenidade também homenageará a parceria da Unifor com o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), responsável pela criação do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), que já formou mais de 40 doutores no Amazonas, incluindo magistrados e procuradores.

Atualmente, a parceria do Ciesa com a Unifor oferta no Amazonas dois Doutorados Interinstitucionais, nas áreas do Direito Constitucional e da Administração, e um Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direito. O Dinter tem reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e possui nota 6 em uma escala de avaliação de qualidade educacional que vai de 1 a 7.

Segundo o autor do requerimento da sessão especial, deputado Wilker Barreto, a homenagem é dupla em razão dos 50 anos de fomento científico, cultural e econômico da Unifor, não só no Ceará mas nas regiões Norte e Nordeste, e da parceria com o Ciesa. “A parceria entre as duas instituições de ensino superior contribui diretamente para o aumento dos índices de profissionais especializados atuando ativamente em pesquisas científicas na região Norte, motivo de grande orgulho e de fortalecimento material da ciência, tecnologia e inovação de tamanha relevância”, ressalta.

Para o deputado Wilker Barreto, a titulação de mestres e doutores deve ser incentivada em razão da sua relação direta com a docência, aspecto que, segundo ele, “evidencia o papel de professores nas instituições de ensino, habilitando-os, também, a atuarem nos cursos de pós-graduação, contribuindo, assim, para a especialização de mais profissionais”. Para o parlamentar, outro aspecto positivo da parceria reside no fato de formar pesquisadores científicos comprometidos com o desenvolvimento econômico, social e científico não só do Amazonas mas de toda a região Norte.

Já o Reitor do Ciesa, professor Luiz Antônio Campos Corrêa, ressalta que a parceria com a Universidade de Fortaleza é extremamente positiva: “Estamos com a Unifor inovando e possibilitando a construção de projetos que têm atendido as demandas do Norte, possibilitando melhor qualificação para os docentes de nossa região. A educação é uma das mais importantes ferramentas para a promoção do desenvolvimento regional e para qualificar nossos quadros profissionais onde quer que atuem. Um trabalho árduo, mas muito gratificante”.

O Reitor da Universidade de Fortaleza, professor Randal Martins Pompeu, agradece a homenagem aos 50 anos da Unifor e destaca a inserção da instituição também na região Norte do país. “A Unifor tem se preocupado em levar a excelência de seu ensino de pós-graduação além do Ceará. Dessa forma, tem ampliado a oferta de cursos de lato e stricto sensu aos demais estados das regiões Norte e Nordeste. E a parceria com instituições de renome regional e nacional como o Ciesa tem contribuído para isso”, frisa.

Homenagem aos 50 anos da Unifor
Data: 1º de dezembro