null Câmara Federal realiza sessão solene de homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza

Seg, 20 Novembro 2023 20:33

Evento contou com a participação de parlamentares, egressos e representantes da sociedade civil.

A indicação de homenagem foi da deputada eleita pelo Ceará e egressa da Unifor, Fernanda Pessoa (Foto: Molina Neto)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, completou meio século em março deste ano, mas as homenagens não param. Nesta segunda-feira, 20 de novembro, a Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou sessão solene em homenagem à Unifor. A indicação foi da deputada eleita pelo Ceará e egressa da Unifor, Fernanda Pessoa. Na mesa diretora, estiveram também presentes a Vice-Presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, e o Reitor da Unifor, professor Randal Martins Pompeu.

“Edson Queiroz, homem visionário e empreendedor, plantou a semente da educação e do conhecimento ao estabelecer a Unifor em 1973. Sua visão era clara: proporcionar uma educação de qualidade que transcendesse as fronteiras geográficas e culturais, capacitando os indivíduos para os desafios do futuro”, destacou a deputada Fernanda Pessoa em seu discurso.

Trajetória de sucesso

Manoela Queiroz Bacelar fez questão de citar os criadores da Unifor em sua fala: “Hoje é um dia muito especial. E ter esse reconhecimento não se faz da noite para o dia. Meu avô que foi o idealizador da Fundação Edson Queiroz, e é idealizador da Unifor junto com minha avó Yolanda, tinha uma frase que dizia assim: ‘se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecer pela decência e pelo trabalho’. Então, eu acho que essa frase é muito emblemática e resume bem a trajetória de sucesso da Unifor”.

Já o Reitor Randal Martins Pompeu resolveu destacar o futuro da instituição: “Entre os próximos projetos está a internacionalização da Unifor. A universidade hoje já faz um trabalho bem forte nessa área. Nós queremos ter mais parcerias e participar de mais redes de universidades mundo afora. A ideia é a pessoa ter o duplo diploma, válido em mais de um país”, concluiu o reitor RandalPompeu.

Para a professora Maria Clara Bugarim, Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, a homenagem é um reconhecimento do povo brasileiro a 50 anos em prol da educação de excelência. “Nós recebemos com muita alegria e somos muito honrados com esta homenagem, e é como misto de alegria e orgulho que percebemos como vários parlamentares são egressos da Unifor”, enfatizou. A Unifor já formou mais de 110 mil graduados e mais de 17.500 pós-graduados.

Egressos

Entre os parlamentares que hoje são egressos da Unifor está o deputado federal Luiz Gastão Bittencourt, que não pode estar presente, mas seu discurso foi lido no plenário pela deputada Fernanda Pessoa. “Ao parabenizar a todo a Fundação Edson Queiroz por esta data tão importante, não o faço apenas como representante parlamentar do povo cearense, mas também na condição sentimental de ex-aluno, alguém que teve oportunidade de conhecer, a partir da experiência”, destacou.

Outro discurso lido pela deputada Fernanda Pessoa foi do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, que destacou o fato de a Unifor ser “a melhor instituição de ensino particular do Norte e Nordeste”.

Assim que chegou ao plenário, o deputado Mauro Filho, foi convidado à compor a mesa diretora. Esse é a segunda homenagem prestada pelo depurado este ano à Unifor. A primeira foi pela Assembleia Legislativa do Ceará. “Isso demonstra a força da instituição. Na Unifor, eu tenho o privilégio de ter um filho formado em Direito, Mauro Benevides Neto, que está aqui”, apontando para o primogênito no plenário.

O presidente da Casa do Ceará, instituição filantrópica criada para atender principalmente os cearenses que moram em Brasília, esteve na sessão justamente representando egressos que estão na Capital Federal. “Uma homenagem como esta não é apenas da Unifor, mas de todos os cearenses. E, estar em Brasília e ser convidado para um momento tão gratificante, me deixou muito honrado”, salientou José Sampaio, presidente da Casa do Ceará.