null Cerimônia de abertura dos 50 anos da Unifor apresenta nova identidade visual e programação comemorativa

Sex, 17 Março 2023 15:38

A ocasião reuniu gestores da Fundação Edson Queiroz, do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, além de vices-reitores, diretores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da Unifor

A Unifor completa 50 anos em 21 de março, mas as comemorações acontecem ao longo de 2023 (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou, na noite desta quinta-feira (16), a solenidade de abertura das comemorações pelos 50 anos da Unifor, no Auditório da Biblioteca Central da instituição. O evento contou com o lançamento das ações comemorativas, que se estenderão de março a dezembro de 2023, a Mostra Fotográfica “Legado – Unifor 50 anos”, e a apresentação da nova identidade visual da Universidade.

Estiveram presentes gestores da Fundação Edson Queiroz, do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. Entre eles, a presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha; o reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu; o representante do governador do Estado do Ceará, Arthur Bruno; o prefeito de Fortaleza em exercício, Élcio Batista; e o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Glauco Lobo Filho; além de vices-reitores, diretores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da Unifor.

A cerimônia também trouxe apresentações do Coral, da Camerata e da Big Band da Unifor e a entrega de placas aos convidados homenageados da noite – personalidades que fizeram parte da história da Universidade de Fortaleza ao longo destes 50 anos, e contribuíram significativamente para que a instituição expandisse suas fronteiras e firmasse seu legado Brasil afora.

(Foto: Ares Soares)

Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz – “A Unifor, primeiro e maior projeto da Fundação, vem colhendo, ao longo dos anos, os frutos que foram plantados há 50 anos. Nesse meio século de atuação, a instituição já contribuiu com a formação técnica e humana de mais de 110 mil profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Nosso legado é imensurável, porque modificamos positivamente a vida das pessoas cotidianamente, e os efeitos são eternos”.

Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor – “Para falar da história da Universidade de Fortaleza é preciso, antes de tudo, reconhecer a coragem, a persistência e o espírito visionário do Chanceler Edson Queiroz, sempre ao lado de sua esposa, Yolanda Vidal Queiroz. A Universidade tem feito uma gestão renovada, aberta ao diálogo e com uma visão de futuro, atenta ao cenário da educação superior do país e no mundo. É uma Universidade que entende e vive as questões do seu tempo, e que enxerga e sabe aonde quer chegar”.

José Glauco Lobo Filho, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará – “Um momento histórico como esse é muito gratificante de presenciar. É algo extraordinário ver essa instituição, que foi tão bem conduzida durante estes 50 anos de existência, crescer tanto e se transformar em um grande patrimônio da nossa sociedade”.

Élcio Batista, prefeito de Fortaleza em exercício – “Estamos aqui também para reconhecer 50 anos de ousadia, coragem, trabalho e dedicação de todos aqueles que fizeram e fazem a Universidade de Fortaleza. Celebrar e reconhecer essa trajetória que fez com que a gente formasse gerações que hoje contribuem enormemente no desenvolvimento da cidade de Fortaleza, do estado do Ceará, do Brasil e do mundo”.

Homenageados

Da esquerda para a direita: José Glauco Lobo Filho, José Antônio Carlos Otaviano David Morano, Lenise Queiroz Rocha, Carlos Alberto Batista Mendes de Sousa, Nair Silva de Castro, Randal Pompeu e José Maria Mendes (Foto: Ares Soares)

Nair Silva de Castro – contadora, integrou o corpo de funcionários da Universidade de Fortaleza desde sua fundação, como Chefe da Divisão de Assuntos Financeiros a convite do então Chanceler Edson Queiroz. Dona Nair, como é conhecida por toda a comunidade universitária, compôs o quadro da Unifor de 1973 a 2014.

José Antônio Carlos Otaviano David Morano – médico cirurgião, integrou a Unifor em 1973 para ministrar a disciplina de Ciências Morfológicas nos cursos da saúde (Ed. Física, Enfermagem e Fisioterapia). Logo em seguida, ocupou o cargo de Diretor do Centro de Ciências da Saúde, depois foi convidado para ocupar o cargo de vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Hoje, o Dr. Morano atua como docente no curso de Medicina da Unifor.

José Maria Mendes – contador, foi aluno da primeira turma do curso de Contabilidade. Posteriormente, ocupou o cargo de coordenador do curso e também de Diretor do Centro de Ciências Administrativas.

Fátima Fernandes Veras – médica infectologista, integrou na Unifor como coordenadora do Núcleo de Atenção Médica Integrada. Logo em seguida ocupou o cargo de Diretora do Centro de Ciências da Saúde, vice-reitora de Graduação e Reitora da Universidade de Fortaleza durante o período de 2009 a janeiro de 2023.

Carlos Alberto Batista Mendes de Sousa – cirurgião dentista, chegou à Universidade a convite do então Chanceler Edson Queiroz para assumir a Divisão de Assuntos Estudantis. Posteriormente, ocupou o cargo de Diretor do Centro de Ciências da Saúde, e depois como Reitor da Universidade de Fortaleza por 17 anos.

Confira imagens do evento abaixo