null Lembranças e emoção marcam o aniversário de Edson Queiroz na Unifor

Qui, 13 Abril 2023 18:17

Lembranças e emoção marcam o aniversário de Edson Queiroz na Unifor

Presentes compartilharam relatos de como o fundador da Unifor e seu legado fizeram parte da trajetória de milhares de cearenses e, até hoje, influenciam histórias de vida

Homenagem a Edson Queiroz aconteceu no Espaço Cultural Unifor — Núcleo Diálogos (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em comemoração aos 50 anos da instituição, promoveu no último dia 12 de abril, uma roda de conversa sobre a obra “Edson Queiroz: Uma Biografia”, seguida pela contação de história “O Amor é Filme”, realizada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor. A homenagem aconteceu no dia em que o fundador da Unifor completaria 98 anos, e reuniu colaboradores, estudantes e familiares do industrial.

Segundo Thailana Tavares, bibliotecária da videoteca da Unifor, o evento visou aproximar o público da biografia escrita por Lira Neto. “Muita gente já traz o estereótipo de que a biográfica é uma literatura complexa, quando, na verdade, é uma delícia”, defende. O formato do encontro foi pensado para fazer com que os presentes identificassem “o quanto de Edson Queiroz possuem enquanto cearenses”, frisa Thailana.

Histórias que se encontram

Aíla Sampaio, Lenise Queiroz Rocha, Manoela Queiroz Bacelar e Randal Pompeu (Foto: Ares Soares)

Em um dos depoimentos, Aíla Sampaio, docente da Universidade, compartilhou uma memória pessoal sobre a fundação do Diário do Nordeste, um dos empreendimentos fundados pelo visionário industrial. Quando adolescente, a jovem que desejava ser jornalista, teve, por muito tempo, convicção de que Edson Queiroz, um dia, a empregaria no recém-criado veículo de comunicação.

+ Conheça os fundadores e gestores da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor

Conforme Aíla, o trabalho no jornal não aconteceu, mas o destino lhe reservara um lugar em outro empreendimento idealizado por Edson. “Já atuo há mais de 20 anos como professora na Universidade de Fortaleza”, comemora.

Ainda durante a roda de conversa, a presidente da Fundação Edson Queiroz e quinta filha do industrial, Lenise Queiroz Rocha, compartilhou lembranças de quando ia com o pai acompanhar a impressão dos exemplares do Diário do Nordeste no meio da madrugada. Ela também trouxe um relato de 1963, quando o próprio Edson, dirigindo uma caminhonete, fez a entrega de um fogão industrial na casa de um cliente que lhe relatou o acontecido. “O que me surpreende é que mesmo depois de 40 anos de sua passagem, tantas pessoas têm tantas memórias”, destacou Lenise.

O empreendedor e o homem

Frases emblemáticas como: “Estou 24 horas pronto” e “O que engorda o porco é o olho do dono” foram relembradas como parte da personalidade empreendedora de Edson Queiroz. Além disso, o desejo de contribuir para o desenvolvimento de sua cidade natal, Cascavel, com a fundação da Cascaju, primeira indústria de grande porte da cidade, em 1969, também foi destaque entre os relatos.

O encerramento da celebração ficou a cargo do ator Eurico Mayer, integrante do Grupo Mirante de Teatro da Unifor. Ele interpretou a contação de história “O Amor é Filme”, apresentando de forma lúdica a história do casal Edson e Yolanda Queiroz.

Ao fim das apresentações, o público presente teve ainda a oportunidade de ver de perto itens históricos que ficam sob a guarda da Biblioteca Central, como a primeira edição do Diário do Nordeste e o projeto de construção da Universidade de Fortaleza.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana desses indivíduos.

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional; a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).