null Palestra marca o início das comemorações de 50 anos do curso de Engenharia Elétrica da Unifor

A programação prevê ainda aula da saudade com o ex-professor da Unifor João Mamede Filho, referência nacional na área de instalações industriais

Criado em 1973, o curso de Engenharia Elétrica da Unifor prepara os egressos para as constantes mudanças tecnológicas da área (Foto: Roberio Castro e Acervo da Universidade de Fortaleza)

Em 2023, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, comemora o seu 50º aniversário. E nessa comemoração não poderia faltar a graduação de Engenharia Elétrica, que nasceu com a Unifor. Para marcar essa importante data, a coordenação do curso está programando eventos para todo o ano de 2023, iniciando-se nos dias 24 e 25 de março.

O primeiro evento será a palestra “Perícia elétrica: oportunidades para empreender em engenharia elétrica”, com a participação dos engenheiros eletricistas Daniel Machado Duarte (Paraná) e João Luiz Altemberg (Santa Catarina) e aberta a estudantes, egressos e demais interessados. O evento acontecerá virtualmente, a partir das 19h, com transmissão para o YouTube e para o auditório H85 da Unifor, com interatividade entre os presentes.

Já no dia 25, haverá aula da saudade para os estudantes da primeira turma do curso, a ser ministrada pelo engenheiro João Mamede Filho, ex-docente do curso e referência nacional na área de instalações industriais. O evento contará ainda com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas no Ceará (ABEE/CE), Rodrigo Paulino, além de visita aos laboratórios da graduação da Unifor.

Perfil dos participantes

• Daniel Machado Duarte

Como formação em eletrotécnica, engenharia elétrica e MBA em Gestão Comercial pela FGV, trabalhou com fiscalização de fraudes no consumo de energia elétrica na AES Sul (atual RGE Sul), em Uruguaiana/RS. Posteriormente, trabalhou 10 anos na concessionária de energia Copel no Paraná com construção de hidrelétricas. Em 2014, fundou a Perícia Elétrica e hoje tem clientes de perícia elétrica em mais de 10 estados do Brasil.

• João Luiz Altemberg

Mestre em Engenharia Elétrica, professor universitário e empreendedor no setor elétrico, atua nos segmentos de perícia, consultoria elétrica e assistência técnica. Tem mais de 10 anos de experiência nessas áreas. Atualmente, tem forte atuação como perito judicial e extrajudicial no estado de Santa Catarina. Ministra treinamentos de perícia judicial, tendo alunos em todos os estados do Brasil.

• João Mamede Filho

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Rio de Janeiro (RJ), foi diretor de Planejamento e Engenharia da Companhia Energética do Ceará (Coelce) por duas vezes e também diretor de Operações da mesma instituição. Foi presidente do Comitê Coordenador de Operações do Norte-Nordeste (CCON) e da Nordeste Energia. Atualmente, é diretor técnico da CPE — Empresa de Estudos e Projetos Elétricos. É autor dos livros Manual de Equipamentos Elétricos (5ª Edição), Instalações Elétricas Industriais (9ª Edição), Proteção de Sistemas Elétricos de Potência (2ª Edição), Proteção de Equipamentos Eletrônicos Sensíveis (2ª Edição) e Subestações de Alta Tensão (1ª edição), lançado há dois meses.

• Francisco Rodrigo Paulino de Magalhães

Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor titular da Universidade de Fortaleza, onde desde agosto de 2018 exerce a função de assessor da coordenação do curso de Engenharia Elétrica. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em eficiência energética, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, inspeção predial e montagem eletromecânica. Trabalhou como gestor de obras no porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante/CE) e sócio da empresa Concema, atuando como engenheiro da área de projetos em P&D. No período de 2015 a 2018, atuou com gestor pedagógico em cursos como Engenharia Elétrica, Eletrônica, Controle e Automação e tecnólogos em Energias Renováveis e Petróleo e Gás na Unifor. Atualmente, além das atividades docentes e de gestão na área educacional, é membro e vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas, seção Ceará.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chega aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana desses indivíduos.

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional; a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

50 anos do curso de Engenharia Elétrica da Unifor
Dia 24 de março (sexta-feira)
Palestra “Perícia elétrica: oportunidades para empreender em engenharia elétrica”
Transmissão ao vivo pelo YouTube, acesse aqui