null Unifor 50 anos: novembro explora memórias e realiza prestação de serviços à comunidade

Seg, 30 Outubro 2023 18:31

Além de nova exposição fotográfica e caravanas sociais, evento em comemoração ao aniversário de Rachel de Queiroz compõe programação deste mês

Segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE), a Unifor é a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste (Foto: Ares Soares)

O ano se aproxima do fim, mas as comemorações dos 50 anos da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, ainda estão a todo vapor! Em novembro, a programação traz atividades que abordam memória e compromisso com a transformação social, refletindo o meio século de excelência da instituição. Confira os eventos a seguir.

• Seminário 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e abertura da exposição “Memórias de Permanência”

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA), com o apoio do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor, realiza, no dia 1° de novembro, o Seminário 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. Na ocasião, acontecerá também a abertura da exposição “Memórias de Permanência”.

As iniciativas têm como finalidade promover o diálogo e a troca de saberes entre pessoas idosas, estudantes, professores, profissionais, movimentos sociais e comunidade e ocorrerão no Auditório e Hall da Biblioteca Central. O seminário, além de abrir a exposição, trará em suas discussões o arcabouço histórico da concepção do Estatuto da Pessoa Idosa e diálogos promovidos por discentes do curso de Direito da Unifor.

• Exposição “Memórias de Permanência”

A mostra fotográfica “Memórias de Permanência”, organizada pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, pelo curso de Direito e pelo MPCE, com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI), vai apresentar, em 50 fotografias impressas, o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.

As moradias são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. A exposição ficará em cartaz no hall da Biblioteca da Unifor de 1º de novembro a 15 de dezembro

• Evento em comemoração ao aniversário de Rachel de Queiroz

No dia 3 de novembro, a Biblioteca Central da Unifor realizará evento especial em comemoração ao aniversário da escritora cearense Rachel de Queiroz. Na ocasião, o Grupo Mirante de Teatro performará a peça "Não me Deixes", em homenagem à vida da autora. O momento acontecerá às 9h30, no Espaço Coleção Rachel de Queiroz, e é aberto para o público infantojuvenil e membros da comunidade acadêmica da instituição.

• Caravanas Sociais

De 30 de novembro a 3 de dezembro, a Unifor promoverá prestação de serviços para a comunidade, com a participação de docentes e estudantes de cursos como Medicina, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária, Estética e Cosmética, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda e Ciências Econômicas

• Lançamento do livro “Ensinando e Aprendendo: 50 Anos da Universidade de Fortaleza”

Em homenagem aos 50 anos da Unifor, a Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) eternizou a história e a memória da instituição no livro “Ensinando e Aprendendo: 50 Anos da Universidade de Fortaleza”.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, já formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana.

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. Atualmente, a Unifor é a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).