Base de dados de Anatomia Humana - Primal Pictures

Primal Pictures é uma uma base de dados de anatomia que disponibiliza ao usuário figuras tridimensionais da anatomia humana, construídas a partir do escaneamento de modelos reais do Projeto Homem Visível, bem como imagens derivadas de tomografia computadorizada e ressonância magnética. A coleção é uma ferramenta para o ensino de estudantes da área de saúde. Permite o estudo da anatomia e fisiologia humana com imagens tridimensionais detalhadas e, em sua maioria, é possível movimentá-las e observar as diferentes estruturas em diferentes ângulos.

A plataforma contém fotos, vídeos, textos, imagens de ressonância magnética e tomografias, questionários, simuladores de provas, entre outros recursos, divididos da seguinte forma:

• Atlas 3D: cabeça e pescoço; coluna, ombro e braço; antebraço e mão; tórax e abdômen; pélvis; quadril; joelho; perna; tornozelo e pé;

• Anatomia funcional: anatomia funcional; lesões esportivas do ombro; lesões esportivas do joelho; lesões esportivas do pé; exercícios; pilates; treinamento de resistência;

• Imagem: tomografia e ressonância magnética - tórax, abdômen e pélvis;

• Especialidades clínicas: otorrinolaringologia; odontologia; higiene dental; fonoaudiologia; cabeça e pescoço – pediatria; distúrbios do assoalho pélvico; cabeça e pescoço - neuroanatomia básica; urologia;

• Terapia: acupuntura; anatomia; terapia na mão;

• Outro: axila; joelho clínico; sistêmico; artroplastia de joelho; artroplastia de quadril; medicina podiátrica;

• Testes e atividades.

Como acessar?

O acesso é feito pelo Portal Periódicos  CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O  processo é automático pela rede de Internet da Unifor dentro do Campus. Para acessá-lo de um computador localizado fora da Universidade, é necessário realizar o acesso remoto via CAFE (Comunidade Acadêmica Federada).

Insira um "0" antes da sua matrícula de aluno e retire o dígito final.  A senha é a mesma do Unifor Online. O acesso é disponibilizado para alunos cursando. Exemplo: 01415028.

Os docentes devem digitar a matrícula completa e a senha do Unifor Online.

Caso excepcional: docentes que tiverem um 0 logo após ao 731, devem retirá-lo. Exemplo: 7310.542343        -> 731.542343.

Mírian Cris - Bibliotecária do Setor de Gestão da Informação Digital