Biblioteca Central diversifica serviços para atendimentos durante a pandemia

A  Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza modelou seus serviços para atender as demandas dos alunos, professores e funcionários, nesse contexto pandêmico. Em face das medidas preventivas, a biblioteca permanece fechada para a circulação de pessoas, mas está disponibilizando seus serviços através de agendamentos. Confira os serviços disponíveis:

Empréstimo

Os empréstimos estão ocorrendo via agendamento. Para isso, o aluno deverá verificar a disponibilidade das obras na Busca Integrada (Unifor Online > Biblioteca > Biblioteca Digital > Busca Integrada), enviar os dados (título / autor / CDU, Cutter, volume / edição), incluindo também o nome completo e matrícula para o e-mail bibemprestimo@unifor.br e aguardar a confirmação de atendimento da solicitação. A retirada do material deverá ocorrer até às 19h do dia posterior ao dia da confirmação do agendamento.

Renovação

O prazo de empréstimo pode ser renovado se a publicação não estiver reservada. Caso a data de devolução e/ou renovação coincida com feriados, então poderá ser feita um dia antes da data estabelecida, ou no primeiro dia útil após esta data. A renovação pode ser realizada via Unifor Online ou Unifor Mobile. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 3477.3162 ou pelo e-mail bibemprestimo@unifor.br.

Devolução

A devolução das obras será realizada de forma presencial em duas estações no hall da Biblioteca por meio de agendamento. Basta enviar um e-mail para bibemprestimo@unifor.br, informando nome completo, matrícula, dia e horário do comparecimento.

Levantamentos bibliográficos

Ofertamos para professores e alunos da pós-graduação o serviço de levantamento bibliográfico. Consiste na busca de determinado assunto ou autor em bases de dados científicas, seguindo as especificações definidas pelo próprio solicitante (palavra-chave, idioma, tipo de material etc). O serviço fornece referências, resumos e links que direcionam para acesso a textos completos de documentos (artigos de periódicos, teses, entre outros). Solicite através do e-mail spt@unifor.br.

Reprodução Digital

O serviço é ofertado para alunos que não podem vir presencialmente à biblioteca e necessitam de partes de obras físicas. O aluno poderá solicitar cópia de até 10% da obra, mantendo as orientações da lei de Direitos Autorais (9610/98) em que são permitidas reproduções para fins educacionais, sem intuito de lucro, de pequenos trechos de obras. As solicitações podem ser feitas pelo e-mail periodicos@unifor.br.

Capacitações online

A Biblioteca está realizando as capacitações pelo aplicativo Google Meet. A reserva poderá ser feita sob agendamento através do e-mail spt@unifor.br.

Capacitações oferecidas:

Biblioteca Digital - Apresenta as ferramentas e as estratégias de pesquisa em bases de dados de livros e periódicos que fazem parte do acervo da Unifor.
O que é plágio? - Esclarece as principais dúvidas sobre a ética na pesquisa científica, abordando as boas práticas de conduta acadêmica.
Desvendando a Pesquisa Científica - Aborda a importância das fontes de informação científica, apresentando as melhores bases de dados para pesquisa de artigos, além de dicas sobre como não cometer plágio.
Normas de referência e citação ABNT, APA e Vancouver - Apresenta as regras de elaboração de referências e citações de acordo com a norma específica.
Mendeley (Gerenciador de referências) - Ensina como instalar e utilizar este software para elaborar referências e citações de forma automática.
ABNT 14724:2011 - Apresenta os princípios gerais de formatação para elaboração de trabalhos acadêmicos.
Desvendando os Periódicos Científicos - Trata sobre o uso de periódicos científicos como fonte de informação confiável.

Orientação individual

Disponibilizamos orientações individuais sobre as normas ABNT, APA e Vancouver, e o uso do gerador de referências Mendeley.

Demais serviços:

Orientação sobre bibliografia de periódicos: periodicos@unifor.br.
Orientação e elaboração de ficha catalográfica: thailana@unifor.br
Informações sobre acesso às bases de dados: mirian@unifor.br.

Para mais informações, fale com a biblioteca pelo BiblioZap, nosso novo canal de atendimento: (85) 3477-3257.

Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza