ChatGPT: o uso de inteligência artificial em pesquisas acadêmicas

A utilização da inteligência artificial em chats de conversação e predição ocorre há cerca de 10 anos nas redes sociais e em assistente virtuais como a Alexa, Siri e Google Assistente. Recentemente, em novembro de 2022, a OpenAI lançou o ChatGPT, um protótipo em versão gratuita que está aprendendo com a interação com humanos via interface de texto simples e instantânea que promete revolucionar o mundo dos chats conversacionais e em como buscamos informações.

Os usuários estão utilizando o ChatGPT para pesquisar sobre conhecimentos gerais, problemas matemáticos, sugestões de códigos de programação, criação de poesias e até mesmo para a elaboração de produções textuais. Os resultados apresentados são conexos e podem passar totalmente como uma produção humana. O que para o ensino e produção acadêmica podem causar inúmeros problemas que impactam a integridade acadêmica e até mesmo o plágio.

A integridade acadêmica é uma conduta que possui valores como o rigor, honestidade, confiança, responsabilidade e o respeito em oposição à prática de métodos desonestos por pesquisadores¹. Já o plágio, ocorre quando alguém atribui a si a criação e autoria de determinado conteúdo que, na verdade, foi elaborado por terceiros².

Interagimos com o ChatGPT e o questionamos sobre o seu uso e correlação com a integridade acadêmica, e a resposta é surpreendente! Confira:

"Integridade Acadêmica diz respeito aos princípios de honestidade, veracidade, respeito e responsabilidade que devem guiar o trabalho acadêmico. Envolve evitar o plágio, que é a prática de usar ideias ou palavras de outras pessoas sem a devida creditação, e defender os padrões de honestidade acadêmica em todo o trabalho.

"ChatGPT é uma variante do GPT (Transformador Pré-treinado generativo [de conversa]), modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Ele foi desenvolvido para gerar textos semelhantes ao humano em várias línguas e pode ser ajustado para tarefas específicas, como tradução ou responder questões.

"É importante manter a integridade acadêmica ao usar o ChatGPT ou qualquer outro modelo de linguagem no trabalho acadêmico. Isso significa citar adequadamente as fontes de qualquer ideia ou texto que você usar do ChatGPT, bem como citar adequadamente quaisquer outras fontes que você usar em seu trabalho. Também é importante garantir que seu trabalho seja original e não simplesmente copiado do ChatGPT ou de qualquer outra fonte. O plágio é uma ofensa grave na academia e pode resultar em ação disciplinar, incluindo a revogação de graus ou a negação de futuras oportunidades acadêmicas" (tradução nossa, grifo nosso).

Buscando contribuir na luta contra a desinformação e plágio, a própria OpenAI disponibiliza outra ferramenta de detecção de textos produzidos na linguagem natural GPT-2, utilizada pelo ChatGPT, chamada “GPT-2 Output Detector Demo“. (https://huggingface.co/openai-detector).

Também é possível utilizar a plataforma Turnitin para a verificação de similaridade em textos gerados pelo ChatGPT, uma vez que a ferramenta é capaz de identificar rapidamente textos não originais e elaborados por ferramentas on-line de inteligência artificial que desenvolvem paráfrases e alteram a ordem de textos copiados³. O Turnitin é disponibilizado aos docentes da Universidade de Fortaleza e a capacitação para o uso pode ser solicitada à Biblioteca Central da Unifor, através do Setor de Apoio à Pesquisa (85) 3477-3260.

Recursos como o ChatGPT podem ser utilizados na pesquisa acadêmica para auxiliar na revisão bibliográfica, obter insights de temas de pesquisa ou até mesmo ser objeto de pesquisa. Também é possível obter informações de normalização em APA, ABNT e Vancouver, mas é preciso ficar atento às atualizações, pois a base de informações do ChatGPT só foi atualizada até o ano de 2021. E como mencionado, essa ferramenta está no período de testes, apresentando inconsistências e não deve ser utilizada como fonte de informação primária para pesquisas acadêmicas. Verifique sempre as informações em fontes confiáveis como em bases de dados científicas e busque auxílio especializado.

A inteligência artificial e a tecnologia estão evoluindo a passos largos e trazendo inúmeros benefícios para todas as áreas do conhecimento e sociedade, porém é preciso conhecer seus benefícios e limitações para cada aplicação.

Referências

1. NOVO, Ana. Plágio e integridade académica na sociedade da informação.  Lisboa: Universidade Aberta, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10133/6/CienCult%2310.pdf. Acesso em: 29 dez. 2022.
  2. SOUZA, Allan Rocha de et al. Guia sobre plágio. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2022/02/guia_plagio.pdf. Acesso em: 29 dez. 2022.
  3. TURNITIN. A prevenção de plágio que merece a confiança de educadores de todo o mundo. 2022. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/similarity. Acesso em: 29 dez. 2022.

Dayanne Araújo - Bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e a Cultura