Ciência Aberta (Open Science) na Universidade: caminhos e perspectivas

O acesso ao conhecimento é um direito fundamental, apesar de ainda bastante desigual. Com a premissa de democratizar o acesso à informação científica, surge a Ciência Aberta, que se define como um movimento que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. Sendo um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável¹, tornando o conhecimento científico aberto e compartilhado para a comunidade científica e para toda a sociedade.

A sua prática demanda que o processo de pesquisa seja aberto, utilizando métodos e ferramentas que contribuam com o compartilhamento, reutilização e cooperação, baseando-se em pilares ligados aos dados, códigos, publicações científicas e revisões.

É composta por vários princípios como plataformas colaborativas e preferencialmente gratuitas e de software livres, reprodutibilidade da pesquisa e análise dos dados, dados abertos, software de pesquisa de fonte livre e hardware aberto.

A sua relação com a universidade é direta e constante, pois estas são espaços que produzem conhecimento científico e abrigam as principais revistas de acesso aberto do país e do mundo, já que a Ciência Aberta possui forte ligação com os periódicos.

Para saber mais sobre o assunto, você pode conferir o episódio do LibriCast do mês de fevereiro, que teve como convidada a Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará (UFC), que é membro do Programa de Embaixadores do Center for Open Science, Juliana Lima. Acesse em Google Podcast ou no Spotify.

Referência

1. GONZÁLEZ, Elena Palmero. Apresentação do v. 24, n.1 de Alea. Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 24, p. 9 - 15, maio 2022. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2022000100009. Acesso em 14 fev. 2023.

Valeska Sousa - Bibliotecária do Setor de Empréstimo