Cinco livros essenciais para estudantes de Jornalismo disponíveis na Biblioteca Unifor

A Universidade de Fortaleza oferece para os seus estudantes e colaboradores um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares do Estado e da região Norte e Nordeste. Confira cinco livros importantes para estudantes do curso de Jornalismo.

A arte de entrevistar, de Barbara Walters

Um bom jornalista precisa saber fazer as perguntas certas e no momento certo. Barbara Walters é uma entrevistadora de grande renome nos Estados Unidos, tendo suas entrevistas sempre muito esperadas e surpreendentes.

Ela consegue extrair informações de seus entrevistados e não cede ao estrelismo quando está entrevistando alguém, o que é muito importante que o jornalista aprenda desde cedo. Em seu tempo, Barbara conseguiu até mesmo entrevistar todos os presidentes. Não é à toa que seu livro está aí para ser lido por quem deseja saber mais sobre ela.

Chatô : o rei do Brasil, de Fernando Morais

Assis Chateaubriand, mais conhecido como Chatô, era dono de um império gigantesco de jornais, revistas, estações de rádio e televisão. Ele também foi político e fez carreira nos negócios.

O livro de sua vida, escrito por Fernando Morais, narra a sua trajetória que está associada à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960. No livro Chatô, o rei do Brasil você terá a oportunidade de conhecer quem foi o homem que, apesar de ser chamado de muitos adjetivos negativos, como “ladrão” e “pilantra”, também tem muito o que ensinar para um estudante de jornalismo.

Espreme que sai sangue : um estudo do sensacionalismo na imprensa, de Danilo Angrimani

Indispensável para qualquer estudante de jornalismo, em Espreme que Sai Sangue Danilo Angrimani investiga o sensacionalismo na imprensa. Ele conta a história dessa categoria e faz o leitor entender como o sensacionalismo trabalha na mente de seus consumidores, fazendo com que eles comprem seus jornais.

Hiroshima, de John Hersey

Um livro reportagem conta a história de um acontecimento em uma narrativa jornalística. Em Hiroshima, um ano depois da bomba atômica que destruiu a cidade em 1945, seis sobreviventes contam seus relatos.

Após quarenta anos, John Hersey reencontrou os entrevistados anteriormente para que eles pudessem completar a história. Ideal para estudantes de jornalismo, profissionais da área ou para qualquer pessoa curiosa sobre assuntos históricos.

Estrutura da notícia, de Nilson Lage

A notícia pode ser o aspecto principal dentro do jornalismo. Existem critérios de noticiabilidade, assim nem todo acontecimento pode ser considerado notícia. Em Estrutura da notícia, Lage discute a notícia jornalística no contexto da sociedade industrial. Um livro acadêmico que merece a atenção dos estudantes dessa área.

Texto por Clariana Malheiros, aluna do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza