Como organizar seus estudos em tempos de pandemia

Não vivemos como antes. Com a pandemia nos reinventamos, adaptamos nossas relações. O “novo normal” acabou nos tirando da zona de conforto, e com os estudos isso não seria diferente. As aulas agora são virtualizadas e nos desafia a ir além da aprendizagem acadêmica, e ficamos vulneráveis à ansiedade e à falta de concentração. Estudantes estão encarando esse novo cenário que exige, acima de tudo, disciplina. Manter o foco nos estudos em casa é um grande desafio para muitos durante o período de isolamento. Para isso, elencamos algumas dicas para ajudar na sua rotina:

Cuidado com as distrações

Estudar em casa é cômodo e por essa razão precisamos ter cuidado para conseguir manter o foco. Se possível, escolha local e horário tranquilos. Outro inimigo do estudo é o celular: a dica é manter o aparelho em outro cômodo da casa ou desativar as notificações.

Crie uma rotina de estudos

Crie uma rotina com horários específicos para estudar, fazer exercícios e revisar matérias. Planejamento é muito importante, mas de nada adianta se você não o executa. Estude em horários que se sinta mais disposto. Faça metas alcançáveis. Tudo no seu ritmo.

Crie estratégias de aprendizado

Prepare mapas mentais, faça resumos, veja um vídeo, leia um capítulo. Quando usamos várias estratégias, diversificamos as formas de aprendizagem. Outra sugestão é criar um grupo de estudo virtual, pois é uma boa oportunidade para debater com os colegas e aprender junto.

Controle a ansiedade

Saber dosar o período de estudo, com lazer, conversas, descanso e refeições é fundamental no processo de aprendizado.

Pensamento positivo

É preciso ter em mente que por mais que seja um momento complicado, logo vai passar. Aproveite esse tempo para fazer algo que gosta, aprender coisas novas, ler aquele livro que está esquecido na gaveta.

Você sabia que a biblioteca digital também tem livros de literatura? Acesse a busca Integrada e descubra títulos incríveis.

Morgana Ramos – Bibliotecária do Setor de Periódicos