Confira a atualização da norma de resumo: ABNT NBR 6028:2021

As normas da ABNT nos orientam na elaboração de trabalhos acadêmicos, por isso é muito importante ficar atento às atualizações. As normas da ABNT são atualizadas após análise de uma comissão e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, esse processo não é feito todos os anos.

Recentemente foi publicada uma atualização da NBR 6028 (antes 6028:2003 e atual 6028:2021), norma  que estabelece os requisitos para redação e apresentação sobre resumo, resenha e recensão. Para facilitar o entendimento, vamos elencar aqui os pontos principais que foram alterados. 

O novo título é Informação e documentação – Resumo, resenha e recensão – Apresentação. Com atualização das definições dos tipos de resumos, resenha ou recensão.

  • RESUMO INDICATIVO - Indica os pontos principais do documentos sem detalhamentos, como dados qualitativo e quantitativos

  • RESUMO INFORMATIVO - Informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.

  • RECENSÃO - Análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista. 

  • RESENHA - Análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento.

Outras informações importantes sobre resenha e recensão é que estas devem fornecer ao leitor uma ideia do documento ou objeto, analisando e descrevendo seus aspectos relevantes, assim como devem estar compostas por uma sequência de frases concisas, sem enumeração de tópicos.

É importante ressaltar, que nestes casos, elas não estão sujeitas a limite de palavras e devem ser elaboradas por outrem que não o autor do documento ou objeto. Outra mudança foram nas palavras-chave, agora devem ser separadas por ponto-e-vírgula (;) e não mais por ponto-final (.).

Para acessar o novo modelo da norma ABNT NBR 6028:2021 - Resumo, Resenha e Recensão, conforme a nova atualização, acesse Unifor online> Biblioteca> Biblioteca Digital> base de dados Target GedWeb.

 


Gabriela Gomes e Lívia Costa - Bibliotecárias do Setor de Pesquisa e Treinamento
Morgana Ramos - Bibliotecária do Setor de Periódicos