Edgar Morin : dicas de leitura para compreender a filosofia de um dos maiores educadores da contemporaneidade

Entre os dias 18 e 23 de outubro de 2021 acontece o Mundo Unifor, o mais importante evento científico da Universidade de Fortaleza. O evento cuja premissa é promover discussões acerca de assuntos relevantes para a atualidade nas mais diversas áreas do conhecimento, tem como tema da sua 10 ª edição “Razão e sensibilidade: as travessias possíveis”, que nos convida a refletir sobre as alternativas para a construção de uma sociedade mais inclusiva a partir do intercâmbio de conhecimentos.

Grandes personalidades importantes nas áreas das ciências, arte, cultura e inovação a nível nacional e internacional já estiveram em outras edições do Mundo Unifor, como Giles Lipovetsky, Contardo Calligaris, Djamila Ribeiro, Vladimir Safatle, Arnaldo Antunes, Fritjof Capra entre outros.

Na edição deste ano, um dos ilustres convidados é o filósofo, sociólogo e educador francês Edgar Morin. Seus trabalhos são baseados na teoria da complexidade ou “pensamento complexo”, que critica a forma fragmentada da difusão dos saberes, quando estes são indissociáveis. Morin emprega o termo “transdisciplinaridade” para conceituar o modelo ideal de articulação do conhecimento, como forma de aproximar os indivíduos do contexto onde eles estão inseridos e dá-los autonomia para repensar questões relativas às condições humanas atuais. A filosofia de Morin é de grande importância para a área da educação, quando propõe uma educação que integre o ensino das áreas do conhecimento à condição do indivíduo enquanto ator social.

Para entender mais sobre os estudos de Morin, separamos três obras de sua autoria disponíveis no acervo da Biblioteca da Unifor:



O Método: é a principal obra de Edgar Morin. Dividida em 6 volumes, a obra foi escrita entre os anos de 1970 e 2000 e conceitua toda a sua visão sobre construção do conhecimento transdisciplinar.

 



 Introdução ao pensamento complexo: nesta obra de 6 capítulos, Morin discorrer sobre a conceituação do pensamento complexo na perspectiva de que “complexidade” não tem relação com “ausência de simplicidade”, mas com as possibilidades de interação e correlação entre elementos que resultem em uma percepção mais completa do todo.

 



Os sete saberes necessários a educação do futuro: O livro nasceu de um convite que a Unesco fez a Morin para dissertar sobre os principais problemas da educação e quais alternativas possíveis para saná-los na contemporaneidade. O texto inspirou vários documentos voltados para políticas em educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

Edgar Morin no Mundo Unifor 2021
Palestra: “O caminho para o futuro da humanidade”.
18/10/2021 — 19h às 21h
Inscrições aqui
Para acessar estas e outras obras de Edgar Morin, acesse nosso catálogo pelo Unifor Online < Biblioteca < Biblioteca Digital < Busca Integrada.

Referências 

AS CONTRIBUIÇÕES de Edgar Morin para a educação. LIV, Rio de Janeiro, 2 de maio de 2019. Disponível em: https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/as-contribuicoes-de-edgar-morin-para-a-educacao/. Acesso em: 15 out. 2021.

CURITIBA (PR). Organização do Trabalho Pedagógico: Pensadores da Educação: Edgar Morin. Curitiba: Secretaria da Educação, [200?]. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=333. Acesso em: 15 out. 2021.

EDGAR Morin: "A escola mata a curiosidade". Nova Escola, [s.l.],  01 out. 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/894/edgar-morin-a-escola-mata-a-curiosidade. Acesso em: 15 out. 2021.

FERRARI, M. Edgar Morin, o arquiteto da complexidade. Nova Escola, [s.l.], 01 out. 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1391/edgar-morin-o-arquiteto-da-complexidade. Acesso em: 15 out. 2021.

OLIVEIRA, T. Livro: introdução ao pensamento complexo. [s.l; s.n.]. 01 jan. 2017.  Disponível em: https://taisoliveira.me/introducao-pensamento-complexo/. Acesso em: 15 out. 2021.


Thailana Tavares — Bibliotecária do Setor Técnico